Navegando por Autor "Rocha, Jéssica Adla Dantas"
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TCC Habilidades culinárias em estudantes universitários(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-08) Rocha, Jéssica Adla Dantas; Lima, Bruna Maciel Leal; Pelonha, Rafaela Nayara da Costa; Lima, Bruna Maciel Leal; Pelonha, Rafaela Nayara da Costa; Passos, Thaís SouzaO desenvolvimento das habilidades culinárias apresenta relação com a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, uma vez que são um conjunto de conhecimentos e comportamentos que possibilitam planejar, gerenciar e preparar o seu próprio alimento. A transição da escola para a universidade é um período de mudanças no estilo de vida, principalmente nos alimentares. Os estudantes universitários relatam barreiras para adquirir hábitos alimentares saudáveis, principalmente pela falta de tempo devido aos estudos, baixa oferta de alimentos saudáveis no ambiente universitário e pouco conhecimento nas habilidades culinárias. Além disso, a pandemia causada pelo novo coronavírus colaborou para uma crise sanitária, afetando ainda mais essa adoção de hábitos alimentares saudáveis e a aquisição de alimentos. Com isso, o objetivo do presente estudo foi caracterizar as habilidades culinárias de estudantes de graduação da UFRN durante a pandemia de COVID-19. Primeiramente, o estudo foi submetido e aprovado ao Comitê de ética do Hospital Universitário Onofre Lopes (CAAE 36572420.1.0000.5292, parecer 4.523.788). Posteriormente, a coleta de dados entre os meses de outubro de 2020 a março de 2021 e foi conduzido com os estudantes de graduação da UFRN. Um formulário contendo o Questionário Brasileiro de Avaliação das Habilidades Culinárias e Alimentação Saudável foi enviado para os endereços eletrônicos institucionais (e-mails) para os estudantes de graduação da UFRN, para ser respondido on-line, utilizando a plataforma Google Forms. A adesão dos estudantes na participação do estudo foi de forma voluntária e sem aleatoriedade, foram coletados dados sobre a caracterização sociodemográfica, estado nutricional e nível das habilidades culinárias dos universitários. No total foram obtidas 823 respostas. Os melhores níveis de habilidades culinárias estão associados com algumas variáveis sociodemográficas, dentre elas: a autodeclaração de saber cozinhar, o maior tempo disponível para cozinhar, o sexo feminino, o aumento do preparo das refeições durante à pandemia e o fato de o estudante e mais uma pessoa serem responsáveis por essas refeições, além do local da principal refeição ser a própria casa. No mais, o estado nutricional classificado em eutrofia também foi associado a maiores níveis das habilidades culinárias estudadas. É evidente, portanto, que os maiores níveis de habilidades culinárias estão relacionados a melhores escolhas alimentares e, consequentemente, a um melhor estado de saúde. Dessa maneira, o ambiente universitário pode ser um dos principais cenários para desenvolver e incentivar as medidas de promoção à saúde como ação de intervenção e melhoria na saúde por meio do estímulo ao desenvolvimento das habilidades culinárias.Artigo Low cooking skills are associated with overweight and obesity in undergraduates(Nutrients, 2023-05) Maciel, Bruna Leal Lima; Pelonha, Rafaela Nayara da Costa; Jomori, Manuela Mika; Rocha, Jéssica Adla Dantas; Passos, Thaís Souza; Maciel, Tamara GonçalvesCulinary skills are defined as the confidence, attitude, and the application of one’s individual knowledge in performing culinary tasks, and their development may be associated with better diet quality and better health status. This study aimed to analyze the association between cooking skills, overweight, and obesity in undergraduates. This is a descriptive, observational, and cross-sectional study, with data collected between October 2020 and March 2021, with undergraduate students (n = 823) at the Federal University of Rio Grande do Norte. Participants answered the online Brazilian Cooking Skills and Healthy Eating Questionnaire Evaluation, BCSQ, which included socioeconomic information. Logistic regressions were used to assess the associations of cooking skills with overweight and obesity. From the total of the students, 70.8% were female, with a median age of 23 (21–30) years; 43.6% were with overweight or obesity; 48.8% were eutrophic; and 7.7% underweight. Overweight and obesity were significantly associated with low levels of culinary self-efficacy and self-efficacy in the use of fruits, vegetables, and seasonings in the bivariate analysis. The logistic regressions showed that living with other people and eating out were associated with higher chances of overweight and obesity. Sharing the responsibility for preparing meals and a high self-efficacy in the use of fruits, vegetables, and seasonings were associated with lower chances for overweight/obesity. Overall, our study showed that overweight and obesity were associated with lower cooking skills in the studied undergraduates. Therefore, the study demonstrates that culinary skills can be explored in educational programs that aim to reduce overweight/obesity in students