Navegando por Autor "Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese Pelos caminhos das idéias e da existência: a propósito das cartografias de J. T. de Moura Filho(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-06-23) Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; ; http://lattes.cnpq.br/4291670232604529; Santo, Adilson Oliveira do Espírito; ; http://lattes.cnpq.br/5870609258842071; Quaresma, João Cláudio Brandemberg; ; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; Pereira, Francisco de Assis; ; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169O presente estudo teve como objetivo investigar a trajetória intelectual, pessoal e profissional de José Tavares de Moura Filho. Engenheiro civil que se dedicou à Ciência Cartográfica, mesmo não sendo cartógrafo, e à literatura. Aos 65 anos de idade, já com a aposentadoria, passou a se dedicar a escrever seus livros e a conhecer o mundo, como dizia. Foram nove livros escritos, sendo cinco de poesias, prosas e contos, e quatro de cunho cartográfico. Publicou seus livros de forma independente. Escrevia e sua esposa Elza datilografava. Anos mais tarde, o próprio autor passou a digitar no computador. Ele mesmo produzia a capa, como um bom desenhista que foi. Depois de pronto, ia procurar a gráfica, mais tarde uma editora, para que reproduzissem seus escritos. Gostava de afirmar que preferia custear seus livros do que comprar um carro novo, e assim fez. Faleceu aos 82 anos de idade, deixando um rico material para os jovens estudantes, aqueles que leem, como sempre fazia ao dedicar seus livros. Para alcançar os objetivos deste estudo, usouse como referencial teórico alguns autores que tratam da historiografia, história oral, itinerários de intelectuais e da história das idéias, como Garnica, Nóvoa, Barros, Bosi, Le Goff dentre outros. Nessa perspectiva, construiu-se uma arqueologia das ideias e da existência de Moura Filho, de modo a apontar contribuições para o ensino da matemática a partir de sua obraDissertação Recorte dos produtos educacionais em história no ensino da matemática e em didática da matemática a partir das dissertações e teses defendidas no Brasil entre 1990-2010(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-08-28) Mello, Albimar Gonçalves de; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; ; http://lattes.cnpq.br/6738479314503053; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Pontes, Mercia de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/2837543031766434; Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves; ; http://lattes.cnpq.br/4291670232604529Este trabalho tem a finalidade principal de fazer um levantamento dos produtos educacionais presentes nas dissertações de mestrado e teses de doutorado centradas no uso da História no ensino da Matemática e na Didática da Matemática com fundamentação francesa, produzidas nos programas de Pós-Graduação stricto sensu do Brasil entre 1990 e 2010, das áreas de Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências Naturais e Matemática e áreas afins, de acordo com a proposta de pesquisa de Mendes (2010). Nosso interesse foi selecionar os produtos que apresentem propostas concretas de atividades didáticas que possam ser utilizadas na sala de aula da Educação Básica e na Formação de Professores de Matemática. A pesquisa foi operacionalizada por meio de um estudo bibliográfico documental no Banco de dissertações e teses da CAPES, nas bibliotecas e arquivos de alguns programas de Pós-graduação existentes no país, que focam seus estudos no tema objeto desta pesquisa, além da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDBTD). A partir desse levantamento selecionamos os trabalhos que apresentavam produtos educacionais materializados em blocos de atividades baseadas no uso didático da História da Matemática para a sala de aula, bem como nas sequências de atividades baseadas na Didática da Matemática. De posse do material, produzimos um CD-ROM contendo as atividades selecionadas, com vistas a contribuir para apoiar o trabalho dos professores com relação ao uso dessas atividades, na forma de um material complementar ao livro didático em suas aulas de Matemática