Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rocha, Maria de Fátima Régis"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O Ciclo do Dionísio Logrado e as pelejas de Fafá: cordéis e intertextualidades no Curso de Licenciatura em Teatro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-30) Rocha, Maria de Fátima Régis; Carrico, André; Carrico, André; Figueiredo, Laura Maria de; Araújo, José Sávio Oliveira de
    Esta Monografia pretende narrar a experiência da escrita de cordéis, enquanto composições resultantes de intertextualidades e de processos investigativos, no Curso de Licenciatura em Teatro. Considerando a falta de vivência no universo das Artes Cênicas, poderia o cordel ser utilizado como ferramenta no processo de aprendizagem, assim como ocorreu no sertão nordestino, quando o cordel se revelou como ferramenta de letramento para o sertanejo? Nessa perspectiva, a narrativa dessa experiência, batizada de “O Ciclo do Dionísio Logrado e as Pelejas de Fafá: cordéis e intertextualidades no Curso de Licenciatura em Teatro”, que compreende os cordéis escritos para as disciplinas de Dramaturgia I, II e III; História do Teatro II e II; Figurino e Maquiagem; Cenografia I; Teatro de Rua; e Teatro e Cultura Brasileira, busca demonstrar que o cordel - o produto final -, sobretudo as investigações realizadas visando à sua produção, vieram a se constituir como elementos de aprendizagem. Assim, é no campo da arte, enquanto objeto de investigação, que este trabalho metodologicamente se ampara, por considerar que não é apenas o resultado final - o cordel - que importa, mas o caminho percorrido para produzi-lo. O aporte teórico desta narrativa ancora-se nos pensamentos de Paulo Freire, Bakhtin e Paul Valéry. Portanto, o cordel, enquanto resultante de uma composição polifônica, bem como os processos investigativos que o subsidiaram, revelaram-se, nessa experiência, como importante instrumento facilitador de aprendizagem no Curso de Licenciatura em Teatro.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM