Navegando por Autor "Rocha, Maria de Fátima Régis"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O Ciclo do Dionísio Logrado e as pelejas de Fafá: cordéis e intertextualidades no Curso de Licenciatura em Teatro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-30) Rocha, Maria de Fátima Régis; Carrico, André; Carrico, André; Figueiredo, Laura Maria de; Araújo, José Sávio Oliveira deEsta Monografia pretende narrar a experiência da escrita de cordéis, enquanto composições resultantes de intertextualidades e de processos investigativos, no Curso de Licenciatura em Teatro. Considerando a falta de vivência no universo das Artes Cênicas, poderia o cordel ser utilizado como ferramenta no processo de aprendizagem, assim como ocorreu no sertão nordestino, quando o cordel se revelou como ferramenta de letramento para o sertanejo? Nessa perspectiva, a narrativa dessa experiência, batizada de “O Ciclo do Dionísio Logrado e as Pelejas de Fafá: cordéis e intertextualidades no Curso de Licenciatura em Teatro”, que compreende os cordéis escritos para as disciplinas de Dramaturgia I, II e III; História do Teatro II e II; Figurino e Maquiagem; Cenografia I; Teatro de Rua; e Teatro e Cultura Brasileira, busca demonstrar que o cordel - o produto final -, sobretudo as investigações realizadas visando à sua produção, vieram a se constituir como elementos de aprendizagem. Assim, é no campo da arte, enquanto objeto de investigação, que este trabalho metodologicamente se ampara, por considerar que não é apenas o resultado final - o cordel - que importa, mas o caminho percorrido para produzi-lo. O aporte teórico desta narrativa ancora-se nos pensamentos de Paulo Freire, Bakhtin e Paul Valéry. Portanto, o cordel, enquanto resultante de uma composição polifônica, bem como os processos investigativos que o subsidiaram, revelaram-se, nessa experiência, como importante instrumento facilitador de aprendizagem no Curso de Licenciatura em Teatro.