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Navegando por Autor "Rocha, Miriam Karla"

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    TCC
    Análise de custeio, precificação e ponto de equilíbrio: um estudo no ramo de carcinicultura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Chaves, Fabiana Feitosa Fernandes; Rocha, Miriam Karla; http://lattes.cnpq.br/1389310423761626; Aramayo, Jesus Leodaly Salazar; Cabral, Marco Antônio Leandro
    Esta monografia tem por objetivo realizar o custeio da produção do camarão de um viveiro em uma empresa produtora no Rio Grande do Norte. Esse estudo foi feito utilizando-se de dados que foram organizados e relacionados para o custeio, tanto por absorção, como variável. Além disso, foi desenvolvida a precificação do produto, bem como o cálculo do ponto de equilíbrio e o cenário de estudo em outra época, aumentando os dados para simular um período de inverno, além do período real analisado de início de verão. Foi necessário, para a execução do trabalho, começar entendendo a realidade da organização, para, então, organizar os gastos totais e do viveiro, realizar o custeio por absorção e o variável, precificar, definir o ponto de equilíbrio e desenvolver o cenário diferente do real. Com isso, verificou-se que a estrutura de custos da empresa corresponde a 82% do total de gastos, sendo 85% indiretos e, dos mesmos, 71% fixos. Ao analisar o custo do produto vendido pelo primeiro custeio, obteve-se aproximadamente 53% de comprometimento da receita total. Os custos variáveis, quando analisado o segundo custeio apresentado, são correspondentes a 37% em média da receita total, sendo valores bem elevados. Com o estudo, o resultado líquido do período do ciclo de cultivo foi de 34,32% da receita. Por meio da precificação, foi possível entender que o preço mínimo a ser cobrado pelo produtor para que ele tenha o mínimo lucro desejado é de R$23,66, R$25,23 e R$24,03 para cada uma das gramaturas de camarão analisadas, sejam elas 13 gramas, 16 gramas e 20 gramas. O ponto de equilíbrio mostrou que é necessário que o produtor venda ao menos 1.150 kg de camarão em um ciclo, em média, para que ele possa arcar com seus custos. O cenário de inverno explica a dificuldade e sazonalidade desse tipo de negócio quando deixou apenas 7,38% do faturamento como resultado líquido. É importante, então, que a empresa cuide da sua gestão financeira com afinco, se prepare para momentos adversos e saiba usar seus dados para traçar estratégias eficazes.
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    TCC
    Análise de valuation: aplicação do método do fluxo de caixa descontado com a simulação de Monte Carlo para mensurar o valor intrínseco da Klabin e reduzir incertezas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Mendes, Luiz Felipe Cachina; Rocha, Miriam Karla; http://lattes.cnpq.br/1389310423761626; http://lattes.cnpq.br/2693687869582601; Cabral, Marco Antonio Leandro; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814; Agra Neto, João; http://lattes.cnpq.br/9767360404555126
    O valuation de empresas é uma prática primordial no contexto corporativo e no mercado financeiro para definir o valor intrínseco de ativos, permitindo que investidores possam ter uma tomada de decisão mais sólida. O presente estudo realiza uma análise qualitativa e quantitativa da Klabin S.A., empresa referência na produção e exportação de papéis e embalagens, listada na bolsa de valores brasileira, visando determinar o valor intrínseco de suas ações por meio da aplicação do método do Fluxo de Caixa Descontado (FCD) aliado à Simulação de Monte Carlo (SMC) para mitigar incertezas inerentes ao caráter projetivo do FCD. De maneira simplificada, os procedimentos metodológicos englobam passos cruciais para a determinação de um valuation, sendo organizados na seguinte ordem: 1) Estudo qualitativo da empresa; 2) Levantamento dos dados financeiros e macroeconômicos; 3) Definição do método do Fluxo de Caixa Livre (FCFF); 4) Projeção do fechamento do 4T24; 5) Cálculo da Taxa de Desconto (WACC); 6) Projeção dos fluxos de caixa da empresa; 7) Determinação do valuation da Klabin; 8) Aplicação da Simulação de Monte Carlo; 9) Análise dos resultados finais. Os principais resultados consistem no valor intrínseco da ação calculado em R$ 4,67 a partir do método base do FCD em conjunto com o valor médio da ação de R$ 4,74 encontrado ao aplicar a SMC, permitindo a análise comparativa em os resultados dos métodos e os valores praticados no mercado a fim de visualizar a potencial valorização. O estudo destaca que, embora os resultados dependam de premissas projetivas, a metodologia aplicada permite uma análise consistente. As contribuições constituem a formulação de uma série de procedimentos metodológicos e a apresentação de conceitos replicáveis para estudos de valuation em outros contextos, além de realizar uma avaliação crítico do panorama da Klabin.
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    TCC
    Análise de viabilidade econômica para apoio à transformação de uma casa em um empreendimento comercial
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 0025-07-10) Oliveira, Igor Gabriel Araujo Luz de; Rocha, Miriam Karla; Aramayo, Jesús Leodaly Salazar; Barbosa, Joelton Fonseca
    O crescimento do empreendedorismo no Brasil, impulsionado pela relevância das micro e pequenas empresas na economia e pelo aumento de investimentos em cidades como Natal/RN, destaca a necessidade de análises de viabilidade econômica para novos negócios, especialmente diante das altas taxas de mortalidade de empreendimentos. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade econômica, através de simulações de cenários, da transformação de uma residência na Zona Sul de Natal/RN em um empreendimento comercial de lojas para locação, utilizando um framework prático estruturado em seis etapas: (1) definição do projeto de empreendimento, (2) realização de pesquisa de mercado, (3) mensuração e definição dos recursos físicos, (4) análise da viabilidade técnica, (5) análise da viabilidade econômica com aplicação dos principais indicadores financeiros (VPL, TIR, Payback Descontado) e (6) avaliação dos resultados obtidos. A metodologia envolveu desde o levantamento de dados mercadológicos e físicos do imóvel, além da estruturação de uma planilha financeira com projeções de receitas e custos no fluxo de caixa. Também foi realizada uma análise de sensibilidade com a simulação de três cenários de receita potencial (50%, 70% e 100%), a fim de entender a solidez do projeto frente a variações de receita. Os principais resultados consistem na obtenção de diferentes valores de VPL, chegando a -R$595.684,62, no cenário pessimista até -R$112.813,58, no cenário otimista, no horizonte de 20 anos não ocorreu retorno do investimento em tempo (payback descontado). Já a TIR também apresentou resultados distintos entre os cenários: 12,63% no cenário otimista, 6,53% no cenário realista e 2,47% no cenário pessimista, sendo nos três cenários o inferior à TMA adotada (15%), o que reforça a inviabilidade do estudo. Essa variação permitiu uma análise comparativa entre os cenários simulados, com base nos indicadores financeiros aplicados VPL, Payback Descontado e TIR, possibilitando ao investidor avaliar com maior clareza os riscos e benefícios associados à transformação da residência em empreendimento comercial, e assim tomar uma decisão mais embasada quanto à viabilidade do projeto. O estudo conclui que a aplicação desse método fornece uma base sólida para tomada de decisão do não investimento, e com isso, permite ao investidor avaliar riscos e perfil de retorno, considerando perfil conservador, moderado ou arrojado e pode ser base inicial para outros projetos de transformação imobiliária e para minimização dos riscos.
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    TCC
    Análise de viabilidade econômica para implantação da cultura do coco-verde irrigado em uma propriedade rural
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Ferreira, Gabriel Lemos; Barbosa, Joelton Fonseca; Rocha, Miriam Karla; Mariz, Fernanda Barreto de Almeida Rocha
    Dentre as grandes áreas da engenharia de produção, o presente trabalho está situado na área de conhecimento da engenharia econômica, objetivando realizar uma análise econômica de viabilidade para implantação de um projeto de fruticultura irrigada do coco-anão-verde em uma propriedade rural no município de São José do Mipibu, Rio Grande do Norte, com área disponível para o plantio de 3 hectares. Diante disso, foi realizada a escolha da cultura do coco-anão-verde, do sistema de irrigação via gotejamento e a mensuração dos investimentos iniciais, dos custos operacionais e das receitas esperadas, buscando ao máximo refletir a realidade atual do produtor rural. Com base nos valores e informações encontradas, foi desenvolvido o fluxo de caixa do empreendimento e obtido uma taxa mínima de atratividade (TMA) para o projeto, que proporcionou a aplicação das ferramentas de análise econômica como valor presente líquido (VPL), taxa interna de retorno (TIR), tempo de payback e índice de lucratividade (IL). Ademais, foram também desenvolvidas a análise de sensibilidade, análise de cenários e a simulação de Monte Carlo. Nesse contexto, foi encontrada uma TMA para o projeto de 17,58% e, mediante a elaboração do fluxo de caixa do projeto, chegou-se a um desembolso total do produtor de R$ 114.031,46 e um desembolso descontado de R$ 108.596,04, para execução do projeto até o 3° ano onde, a partir desse ponto, começam as entradas de caixa. Além disso, o estudo resultou em satisfatórios resultados acerca da viabilidade do projeto, alcançando bons números no cenário base projetado, com o VPL estimado em R$ 104.726,30, uma TIR de 28,14%, um tempo de payback simples de 4,88 anos, payback descontado de 7,62 anos e IL de 1,96. Ademais, apresenta como variável mais sensível o preço de venda do fruto, capaz de resistir até 15% de variação negativa. Na análise de cenários, foi capaz de resistir a 5% de decréscimos nos preços de venda e 5% de aumento nas saídas de caixa. Por fim, nas duas simulações de Monte Carlo aplicadas, trouxe uma possibilidade de sucesso acima de 70%. Tudo isso, evidencia o potencial que a fruticultura do coco verde possui em gerar valor ao produtor rural, de maneira consistente e rentável ao longo dos anos.
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    TCC
    Aplicação de ferramentas de gestão de operações em uma industria do setor alimentício
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Cavalcanti, Diego Álvares; Rocha, Miriam Karla; 0009-0003-2218-690X; http://lattes.cnpq.br/3140973388967938; Mariz, Fernanda Barreto de Almeida Rocha; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
    Este trabalho objetiva analisar o sistema produtivo de uma indústria alimentícia e propor melhorias com base em ferramentas de gestão de operações, visando sobretudo a eliminação de desperdícios e o aumento da capacidade produtiva, alinhando-a às metas estratégicas de crescimento. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, envolvendo o mapeamento dos processos produtivos, a mensuração dos tempos de execução das atividades e a aplicação dos conceitos da Teoria das Restrições (TOC) e da Manufatura Enxuta. Como resultado, foram identificados os processos restritivos, como modeladora, pingadeira, forno e embalagem dos fardos, ao comparar seus tempos padrão com o Takt Time da demanda. Foram também apontados desperdícios operacionais, como esperas e subutilização de recursos humanos. Com base no diagnóstico, propuseram-se intervenções direcionadas, como a aquisição de novos equipamentos e a flexibilização de postos de trabalho. Conclui-se que as melhorias sugeridas são capazes de balancear a linha de produção, eliminar os gargalos atuais e capacitar a empresa para atender à demanda vigente, viabilizando seus planos de expansão. Palavras-chave: Produção enxuta, Teoria das Restrições; Capacidade Produtiva; Gerenciamento de Gargalos; Mapeamento de Processos; Indústria de Alimentos.
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    TCC
    Aplicação de métodos de roteirização de rotas para minimização de custos em uma empresa de distribuição de equipamentos de tecnologia no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Albuquerque, Felipe Alves de; Soares, Werner Kleyson da Silva; http://lattes.cnpq.br/4030755944657467; http://lattes.cnpq.br/9538524584560459; Rocha, Miriam Karla; http://lattes.cnpq.br/1389310423761626; Rezende, Julio Francisco Dantas de; http://lattes.cnpq.br/7433758989886841
    Em um cenário cada vez mais competitivo e dinâmico, a eficiência operacional é um fator chave para o sucesso das empresas, especialmente no setor de tecnologia. A logística, e mais especificamente o transporte, representa uma parcela significativa dos custos operacionais, impactando diretamente na competitividade das organizações. No contexto da distribuição de equipamentos de telecomunicação no estado do Rio Grande do Norte, as empresas enfrentam desafios relacionados à ineficiência das rotas de entrega, o que eleva os custos e compromete a capacidade de atendimento. Dentro do contexto da otimização em Pesquisa Operacional, este trabalho aborda o Problema de Roteamento de Veículos (PRV), e tem como objetivo implementar, comparar e analisar diferentes métodos para resolver o PRV, buscando otimizar o planejamento de rotas e reduzir custos operacionais, especialmente em contextos logísticos complexos, visando melhorar a eficiência operacional na distribuição de equipamentos de telecomunicação no estado do Rio Grande do Norte. Para atingir tal objetivo, foram implementados dois métodos distintos: a heurística do Vizinho Mais Próximo e a metaheurística de Busca Tabu; e comparados com o método utilizado pela empresa. A análise dos métodos foi realizada com base nos critérios: custo total das rotas (expresso em metros), tempo computacional e qualidade das soluções obtidas. A metodologia utilizada neste estudo incluiu etapas estruturadas: Coleta de dados, análise e tratamento dos dados, implementação dos algoritmos, validação dos resultados. Atrelado a isso, uma revisão da literatura para embasamento teórico. Para verificar o desempenho dos métodos em instâncias de diferentes dimensões foram testados diferentes cenários com variáveis de tamanho (5, 10, 20, 25, 40 e 167 pontos). Os resultados indicaram que o método de natureza empírica atualmente utilizado na empresa apresenta boas soluções para instâncias menores, mas com limitações em problemas de maior escala. A heurística do Vizinho Mais Próximo destacou-se pelo rápido tempo de execução, mas gerou soluções de menor qualidade. A Busca Tabu, por sua vez, se mostrou mais equilibrada, proporcionando soluções de qualidade próxima à ótima, com tempos computacionais moderados, mesmo em cenários mais complexos.
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    TCC
    Custeio e análise de indicadores financeiros : aplicação em uma agroindústria de postura comercial
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-10) Freitas, Matheus Castro de; Rocha, Miriam Karla; http://lattes.cnpq.br/1389310423761626; Queiroz, Fernanda cristina barbosa pereira; Agra Neto, João
    O custeio está ligado ao conceito de estabelecimento de custos de produtos ou serviços, embasando o processo de tomada de decisão. O presente trabalho trata da mensuração do custo unitário dos produtos existentes na cartela, assim como a estruturação e análise de indicadores de desempenho econômico. O estudo busca resolver a seguinte problemática: como a aplicação de métodos de custeio adequados à realidade da empresa podem auxiliar na tomada de decisão na busca de melhores resultados financeiros? Objetiva-se estruturar e analisar o desempenho econômico da organização a partir de três indicadores chave: margem de contribuição, ponto de equilíbrio e lucro líquido. Executou-se uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, com abordagem quantidade diante do método de estudo de caso. A partir da mensuração do custo e de margem de lucro líquida, foi realizada uma Simulação de Monte Carlo, por meio da extensão Crystal Ball, a fim de criar cenários probabilísticos com o objetivo de possibilitar uma visão complementar às avaliações. A análise de sensibilidade do custo do produto e do lucro líquido buscou complementar a projeção em diferentes patamares de preços e métricas, como os preços de matéria prima e comercialização dos produtos, assim como métricas relativas à eficiência produtiva do plantel. Parte-se da análise da estrutura de custos da empresa, apuração dos gastos e receitas da operação e classificação os gastos em custos e despesas para, a partir deles, aplicar os métodos de custeio por absorção e variável com o objetivo de estabelecer o custo de cada tipo de produto, assim como obter os resultados dos indicadores. Em relação aos resultados obtidos, identifica-se as probabilidades, com maior recorrência, de cenários com custo de produto inferior ao custo de produto apurado pelos métodos de custeio, assim como a incidência de valores de lucro líquido igual ou superior ao apurado é de, aproximadamente, 63% (sessenta e três por cento). As contribuições consistem em mensurar, de forma assertiva, o custo dos produtos, assim como propiciar uma visão holística da organização ao quantificar os resultados obtidos pelo desenvolvimento de indicadores de desempenho, auxiliando nas tomadas de decisão, à nível estratégico, da organização.
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    TCC
    Desenvolvimento de infoproduto para dimensionamento de recursos humanos - aplicado em empresa de beneficiamento de camarão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Brustolin, Sofia Hansen; Rocha, Miriam Karla; Mariz, Fernanda Barreto De Almeida Rocha; Almeida, Mariana Rodrigues de
    Este trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de um infoproduto para o dimensionamento da força de trabalho em empresas de beneficiamento de camarão. Para isso, foi realizada uma cronoanálise detalhada de uma das principais atividades da linha de produção, permitindo a coleta de tempos reais de execução e o cálculo do tempo padrão médio por quilograma processado. Com base nesses dados, foi construída uma aplicação web interativa, que permite ao usuário estimar automaticamente a quantidade de colaboradores necessária para atingir uma meta de produção ou, inversamente, calcular o tempo de produção com base no número de operadores disponíveis. A ferramenta foi desenvolvida com foco em acessibilidade, simplicidade e aplicabilidade imediata, utilizando tecnologias como HTML, CSS e JavaScript. Os resultados obtidos demonstraram que a ferramenta é funcional, precisa e de fácil utilização, proporcionando ao gestor simulações rápidas e confiáveis para diferentes cenários operacionais. Sua aplicação na empresa estudada permitiu verificar a aderência entre os cálculos fornecidos e as condições reais de produção, validando sua utilidade como apoio à tomada de decisões. Ao integrar fundamentos clássicos da engenharia de produção com uma solução digital prática e de baixo custo, o trabalho apresenta uma proposta eficiente e escalável, especialmente útil para pequenas e médias indústrias que enfrentam desafios no planejamento de sua capacidade produtiva. A validação em ambiente real reforça o potencial da ferramenta como instrumento estratégico para melhorar a alocação de recursos humanos e elevar a eficiência operacional no setor aquícola.
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    TCC
    Estudo de viabilidade econômica para a criação de um restaurante delivery
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-15) Carvalho, Igor Teixeira Campos de; Aramayo, Jesús Leodaly Salazar; http://lattes.cnpq.br/5256663726919593; Rocha, Miriam Karla; http://lattes.cnpq.br/1389310423761626; Barbosa, Joelton Fonseca; http://lattes.cnpq.br/7910377572634313
    Para realizar um estudo de viabilidade econômica abrangente é crucial analisar diversos indicadores que fornecem uma visão clara sobre a rentabilidade e sustentabilidade do empreendimento. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um modelo de análise de investimentos para avaliar a viabilidade econômica da criação de um restaurante delivery especializado na entrega de marmitas, utilizando uma análise detalhada de indicadores econômicos como Valor Presente Líquido (VPL), Payback, Fluxo de Caixa Descontado (FCD) e Taxa Interna de Retorno (TIR). Quanto ao método, foi desenvolvido um estudo de caso para uma empresa de delivery especializada em marmitas, sendo assim, foi realizada uma pesquisa descritiva e quantitativa. Como principais resultados, observou-se que no cenário otimista, o payback é alcançado em aproximadamente 1,5 anos, refletindo um retorno rápido devido às condições favoráveis de vendas e controle de custos. No cenário realista, o payback é alcançado em cerca de 2,5 anos, enquanto no cenário pessimista, o retorno do investimento é mais lento, ocorrendo em aproximadamente 4 anos. Quanto a taxa interna de retorno, no cenário otimista, a TIR é de 25%, no realista, a TIR é de 18% e no cenário pessimista, a TIR é de 12%. Já o VPL no cenário otimista ao final de cinco anos é de R$900.000,00, o realista, é de R$600.000,00 e o pessimista, é de R$100.000,00. Sendo assim, o Fluxo de Caixa Descontado é positivo, mas significativamente menor do que nos outros cenários, sugerindo margens de lucro apertadas e maior vulnerabilidade a flutuações de mercado. Este cenário destaca a necessidade de estratégias rigorosas de controle de custos e flexibilidade operacional para mitigar riscos. Os resultados dos indicadores econômicos para os três cenários mostram claramente a variabilidade do desempenho do negócio em diferentes condições de mercado.
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    Tese
    Framework de apoio à decisão para avaliação das alternativas de descomissionamento de plataformas fixas de óleo e gás offshore
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-08) Vidal, Priscila da Cunha Jácome; Gonzalez, Mário Orestes Aguirre; http://lattes.cnpq.br/5936291138113637; http://lattes.cnpq.br/3138003315313905; Silva, Djalma Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/2791074318745945; Santi, Everton; http://lattes.cnpq.br/1704949855287036; Almeida, Mariana Rodrigues de; Rocha, Miriam Karla; Pereira, Newton Narciso
    Milhares de plataformas offshore, a nível global, estão previstas para serem descomissionadas nos próximos anos. O processo de descomissionamento é complexo, oneroso, envolve tomadas de decisões com objetivos conflitantes e gera impactos ambiental, socioeconômico, financeiro, de segurança e técnico. Esta tese tem como objetivo propor um framework de apoio à decisão para avaliação das alternativas de descomissionamento de plataformas de óleo e gás offshore fixas, considerando os critérios para atender às partes interessadas. A princípio, foi realizada uma revisão sistemática da literatura para identificar os fatores que influenciam na decisão do descomissionamento e construir um framework conceitual para o processo de descomissionamento. Posteriormente, um framework de decisão foi desenvolvido e aplicado em uma plataforma de óleo e gás offshore fixa, utilizando o método multicritério ELECTRE III. Cenários foram definidos e analisados, com diferentes perspectivas, para avaliar o ranqueamento das alternativas no descomissionamento de uma plataforma offshore fixa. Segundo a ótica dos especialistas, em todos os cenários a alternativa melhor ranqueada foi deixar no local. Já as outras alternativas variaram de acordo com cada cenário, sendo que o segundo lugar variou entre as alternativas remoção parcial (disposição ao lado da jaqueta) e remoção completa, na terceira posição ficou a remoção parcial (disposição em terra) e o último lugar variou entre remoção completa e remoção parcial (disposição em terra). A análise de sensibilidade do ranqueamento das alternativas com a variação dos pesos, limiares de preferência e indiferença não alterou o ranking das alternativas. Os maiores problemas encontrados para aplicação das alternativas de descomissionamento no Brasil está associada a melhoria do arcabouço legal e gaps encontrados em algumas áreas do descomissionamento. O framework de decisão pode ser utilizado pelas partes interessadas para tomarem decisões sobre o descomissionamento, sendo necessária uma análise caso a caso.
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    TCC
    Indicadores de desempenho na logística humanitária para enfrentamento de desastres: uma revisão sistemática da literatura e proposta de framework
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-03) Oliveira, Nathalia Alves de; Carvalho, Ricardo José Matos de; https://orcid.org/0000-0003-4076-9562; http://lattes.cnpq.br/8748974599377029; https://lattes.cnpq.br/7984363708654244; Rocha, Miriam Karla; Saldanha, Maria Christine Werba
    O aumento da frequência e intensidade de desastres, amplificado pelas mudanças climáticas globais, evidencia a urgência por indicadores precisos para avaliação de desempenho na logística humanitária. Uma vez que o monitoramento sistemático do desempenho sustenta o planejamento, a gestão, a tomada de decisão e a resposta a desastres. Esta pesquisa realizou uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com base em 108 publicações da literatura científica internacional, visando analisar as medidas de avaliação utilizadas em operações de logística humanitária e propor um sistema integrado de indicadores de desempenho, acompanhado de um modelo de framework aplicável ao enfrentamento de desastres. Os resultados apontam para a predominância de indicadores qualitativos, fragilidades na definição de métricas, lacunas na coleta de dados e indefinições quanto à atribuição de responsabilidades, além de uma concentração de estudos nas fases de resposta e recuperação. A partir da análise crítica, foi desenvolvido um modelo composto por 131 indicadores organizados em dimensões, tais quais: Ambiental; Capital Humano e Capacidades Locais; Infraestrutura, Transporte e Comunicação; Financeiro‑Jurídica; Atendimento à População e Pós‑Evento; Estoques, Suprimentos e Operações Logísticas; e Governança, Coordenação e Planejamento. O estudo visa subsidiar a atuação de gestores, pesquisadores, formuladores de políticas públicas e trabalhadores humanitários, promovendo estratégias mais eficientes, transparentes e de resiliência no contexto da logística humanitária frente a desastres no Brasil.
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    TCC
    Modelagem de decisão multicritério na implementação de soluções baseadas na natureza em cidades sustentáveis: uma revisão sistemática da literatura.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-16) Lima, Iuri de Moura; Rocha, Miriam Karla; http://lattes.cnpq.br/1389310423761626; http://lattes.cnpq.br/1195652232674821; Souza, Ricardo Pires de; http://lattes.cnpq.br/6380923718767667; Silva, Lucas Borges Leal da; http://lattes.cnpq.br/6356443437556357
    O risco de desastres naturais vem crescendo ano após ano de acordo com informações da Organização das Nações Unidas, e levando em consideração que a maior parte da população mundial vive em áreas urbanas, é importante pensar formas de mitigar os possíveis impactos sob diversas perspectivas e objetivos da melhor maneira possível, tendo em vista que essas áreas, em geral, não possuem a mesma capacidade de resistência a intempéries que regiões que mantêm suas características originais de vegetação, por exemplo. Esse trabalho visa revisar a literatura, portanto, o que dizem os trabalhos relacionados à aplicação de métodos de decisão multicritério como ferramenta de apoio à gestão de riscos, utilizada para mitigar possíveis consequências dos desastres naturais com a perspectiva do uso de soluções baseadas na natureza. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica na plataforma da Web of Science, afunilando os resultados para que fossem condizentes com o tema procurado. O método utilizado consiste em identificar as questões de pesquisa, identificar os estudos relevantes, selecionar os estudos, mapear e coletar os dados e sumariar e relatar os resultados. A partir disso, foi possível analisar que há uma crescente nas produções sobre esse tema, bem como avaliar certas características, verificando a rede de ocorrência das palavras-chave, os principais problemas estudados, métodos e racionalidade, principais critérios eleitos, desastres naturais e técnicas de soluções baseadas na natureza mais frequentes. Os resultados apontam que métodos multicritérios já conhecidos estão sendo utilizados pela maioria dos trabalhos selecionados, em especial, o AHP e suas combinações, o que corrobora com o volume muito alto de artigos que utilizam modelos com racionalidade compensatória. Ademais, os principais critérios trabalhados consistem em: benefícios sociais, econômicos e ambientais; resistência a inundações; confiabilidade; resiliência; características do solo e disponibilidade de água. Quando se fala em SBN, infraestruturas do tipo verde são predominantes, seguida pela azul e cinza (frequentemente utilizadas em conjunto). Por fim, o presente estudo poderá ser capaz de incentivar a iniciativa pública a desenvolver planos estratégicos baseados em métodos multicritérios para redução de desastres naturais, contribuindo para a implementação de políticas de redução de riscos e desastres que fazem parte dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
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    TCC
    Um Modelo de Programação Linear Inteira para o Problema de Timetabling School no Contexto da Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Souza, Victor Hermes Alves; Santi, Éverton; Santana Junior, Orivaldo Vieira de; http://lattes.cnpq.br/5050555219716698; http://lattes.cnpq.br/1704949855287036; Rocha, Miriam Karla; https://orcid.org/0000-0003-4948-4782; http://lattes.cnpq.br/1389310423761626
    Este trabalho dedica-se ao desafio de elaborar a grade de horários do curso de Bacha relado em Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O foco principal é a otimização do uso do espaço físico e a adequação às demandas semestrais por vagas em cada componente curricular. Para atingir esse objetivo, desenvolveu-se um modelo de Programação Linear Inteira. O modelo busca minimizar o número de turmas ativas simultaneamente, considerando a capacidade dos espaços e a carga horária necessá ria de cada componente curricular. Além disso, incorpora restrições específicas relativas a dias e horários e procura alinhar as exigências institucionais. A implementação do mo delo foi realizada utilizando a linguagem Optimization Programming Language (OPL) e o solver CPLEX. A eficácia do modelo proposto é demonstrada pela sua habilidade em gerenciar os recursos disponíveis e adaptar-se a conjuntos complexos de restrições, revelando-se uma solução promissora para o planejamento de horários na ECT. A viabili dade e eficácia do modelo são corroboradas por meio de testes que refletem uma melhoria significativa na gestão de alocações horárias.
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    Dissertação
    Otimização de escalas de serviço de tripulações estudo de caso em uma empresa de transporte urbano na região metropolitana de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-06-25) Rocha, Miriam Karla; Aloise, Dario José; ; http://lattes.cnpq.br/7266011798625538; ; http://lattes.cnpq.br/1389310423761626; Leite, Laura Silvia Bahiense da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/2291334095539768; Lima Júnior, Francisco Chagas de;
    Este trabalho tem por objetivo construir escalas de serviços de tripulações de ônibus urbano de forma a minimizar o custo com horas extras. Para tanto desenvolveu-se um modelo matemático por meio de um estudo de caso em uma empresa de transporte urbano na região metropolitana de Natal. Este problema, de uma maneira geral, é conhecido na literatura como Problema de Programação de Tripulação (PPT) e classificado como NP-difícil. A programação matemática contempla restrições tais como: realização de todas as viagens, jornada diária máxima permitida e intervalo de repouso e/ou alimentação. Foi utilizado o aplicativo Xpress-MP para implementar e validar o modelo proposto. Para as instâncias testadas o modelo apresentou uma redução da hora extra entre 38% e 84%.
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    TCC
    Sistema de rastreamento veicular, gestão do conhecimento e análise de dados no gerenciamento de uma empresa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-10) Silva, Leydyson José da; Carvalho, Fabrícia Gonçalves de; http://lattes.cnpq.br/7665447899793932; http://lattes.cnpq.br/7550741680865266; Rocha, Miriam Karla; https://orcid.org/0000-0002-3893-6010; http://lattes.cnpq.br/1389310423761626; Cabral, Marco Antonio Leandro; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814
    O cenário de gestão de dados em empresas de rastreamento veicular apresenta desafios significativos, especialmente quando práticas estruturadas de gestão do conhecimento não são amplamente difundidas. Paralelamente, o uso de ferramentas de análise e visualização de dados tem se mostrado um diferencial competitivo, permitindo otimizar processos e melhorar o desempenho organizacional. Diante desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo implementar ferramentas de análise de dados para apoiar a gestão do conhecimento em uma empresa desse segmento, promovendo maior eficiência no uso das informações e contribuindo para o crescimento do negócio. A aplicação dessas ferramentas visou facilitar a organização, a interpretação e a visualização dos dados coletados, possibilitando a tomada de decisões mais assertivas e alinhadas às necessidades estratégicas da empresa. Inicialmente, ferramentas como SQL e JavaScript foram empregadas para organizar, tratar e visualizar os dados, culminando na integração dessas informações no Google Data Studio. Esse processo facilitou a análise de informações-chave e a criação de indicadores que suportam a tomada de decisão.Os resultados demonstraram que a implementação das ferramentas proporcionou maior clareza na visualização dos dados operacionais e estratégicos, permitindo à organização identificar gargalos e oportunidades de melhoria. Além disso, foi possível observar um avanço na conscientização sobre a importância da gestão do conhecimento como um alicerce para a competitividade no mercado. Concluiu-se que a aplicação das ferramentas desenvolvidas impactou positivamente o desempenho organizacional, promovendo maior eficiência nos processos internos e contribuindo para a construção de uma base sólida para a gestão do conhecimento. O método incluiu a definição do problema, identificando a necessidade de melhorar a gestão do conhecimento por meio do tratamento e visualização de dados, seguida por uma revisão teórica para embasar o estudo. Dados foram coletados e analisados com SQL, tratados com JavaScript e integrados ao Google Data Studio para criação de relatórios. Por fim, os resultados foram avaliados e compilados em um relatório detalhado, destacando os benefícios das ferramentas aplicadas
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    TCC
    Sistema de rastreamento veicular, gestão do conhecimento e análise de dados no gerenciamento de uma empresa.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-10) Silva, Leydyson José da; Carvalho, Fabrícia Gonçalves de; http://lattes.cnpq.br/7665447899793932; http://lattes.cnpq.br/7550741680865266; Rocha, Miriam Karla; http://lattes.cnpq.br/1389310423761626; Cabral, Marco Antonio Leandro; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814
    O cenário de gestão de dados em empresas de rastreamento veicular apresenta desafios significativos, especialmente quando práticas estruturadas de gestão do conhecimento não são amplamente difundidas. Paralelamente, o uso de ferramentas de análise e visualização de dados tem se mostrado um diferencial competitivo, permitindo otimizar processos e melhorar o desempenho organizacional. Diante desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo implementar ferramentas de análise de dados para apoiar a gestão do conhecimento em uma empresa desse segmento, promovendo maior eficiência no uso das informações e contribuindo para o crescimento do negócio. A aplicação dessas ferramentas visou facilitar a organização, a interpretação e a visualização dos dados coletados, possibilitando a tomada de decisões mais assertivas e alinhadas às necessidades estratégicas da empresa. Inicialmente, ferramentas como SQL e JavaScript foram empregadas para organizar, tratar e visualizar os dados, culminando na integração dessas informações no Google Data Studio. Esse processo facilitou a análise de informações-chave e a criação de indicadores que suportam a tomada de decisão.Os resultados demonstraram que a implementação das ferramentas proporcionou maior clareza na visualização dos dados operacionais e estratégicos, permitindo à organização identificar gargalos e oportunidades de melhoria. Além disso, foi possível observar um avanço na conscientização sobre a importância da gestão do conhecimento como um alicerce para a competitividade no mercado. Concluiu-se que a aplicação das ferramentas desenvolvidas impactou positivamente o desempenho organizacional, promovendo maior eficiência nos processos internos e contribuindo para a construção de uma base sólida para a gestão do conhecimento. O método incluiu a definição do problema, identificando a necessidade de melhorar a gestão do conhecimento por meio do tratamento e visualização de dados, seguida por uma revisão teórica para embasar o estudo. Dados foram coletados e analisados com SQL, tratados com JavaScript e integrados ao Google Data Studio para criação de relatórios. Por fim, os resultados foram avaliados e compilados em um relatório detalhado, destacando os benefícios das ferramentas aplicadas.
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    Tese
    Sucesso de projetos de construção, saliência e colaboração: a percepção dos Stakeholders
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-24) Dantas, Aline Soares; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; ; http://lattes.cnpq.br/7101470867966592; Araújo, Afrânio Galdino de; ; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; ; http://lattes.cnpq.br/4056958461629209; Rocha, Miriam Karla; ; http://lattes.cnpq.br/1389310423761626; Ferreira, Rodrigo José Pires; ; http://lattes.cnpq.br/8895667604896314
    O sucesso de projetos tem sido amplamente discutido na literatura de gestão de projetos e os critérios utilizados para avaliá-lo vêm se modificando ao longo dos anos. A satisfação dos stakeholders vem sendo discutida como um critério importante no sucesso de projetos. Além disso, a natureza complexa dos projetos de construção requer uma análise apropriada das várias partes interessadas e da colaboração entre elas para atingir os objetivos do projeto e atender as suas necessidades e interesses. Diante do exposto, esta tese tem como objetivo geral investigar a percepção dos stakeholders quanto ao sucesso de projetos, a saliência e a colaboração em projetos de construção e é sustentada por três artigos. O artigo 1 faz uma revisão da literatura sobre os temas sucesso de projetos, stakeholders e colaboração em três bases de pesquisa distintas. O artigo 2 analisa como o sucesso de projetos de construção é percebido e quais são os critérios mais importantes para avaliá-lo. O artigo 3 analisa os atributos de saliência (poder, legitimidade e urgência) dos stakeholders e como ocorre a colaboração em projetos de construção. Para alcançar os objetivos, foi realizada uma revisão de literatura para o artigo 1 e os artigos 2 e 3 são baseados em estudos de caso em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Nos estudos de caso, os dados foram coletados através de documentos e da realização de 21 entrevistas semiestruturadas com representantes de diferentes grupos de stakeholders envolvidos nos projetos de construção da instituição. A análise de conteúdo com a utilização do software Atlas.ti foi a técnica utilizada para a análise dos dados coletados O artigo 1 identificou que o estudo dos três temas ainda é incipiente e que ao longo do tempo tem havido uma inclusão da percepção de um grupo maior de stakeholders. Os resultados do artigo 2 mostraram que não existe consenso na percepção dos stakeholders sobre o sucesso, mas que esta envolve três dimensões (gerenciamento, produto e organizacional). Além disso, no geral, os critérios de sucesso mais importantes estão relacionados à qualidade. No artigo 3 foram identificados que três stakeholders são os mais relevantes e que aspectos da colaboração precisam ser melhorados. Desta forma, esta tese forneceu contribuições teóricas, metodológicas e práticas. Do ponto de vista teórico pretende contribuir com a ampliação dos conhecimentos na área de gerenciamento de projetos através da conexão dos temas sucesso de projetos, teoria dos stakeholders e o conceito de colaboração. Além disso, pretende a partir da utilização da teoria dos stakeholders e do conceito de colaboração compreender como o sucesso de projetos de construção pode ser melhorado. Do ponto de vista metodológico, este trabalho abordou os temas utilizando uma perspectiva subjetiva com a inclusão de um grupo amplo de stakeholders envolvidos nos projetos de construção da instituição. Do ponto de vista prático, espera-se que a pesquisa possa ajudar os gestores a desenvolver uma compreensão mais clara dos interesses individuais dos diferentes stakeholders envolvidos e identificar pontos de melhoria no ciclo de vida de projetos de construção da instituição.
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