Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rocha, Silvaneide Maria Alves da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Compreensões de corpo e prática pedagógica na educação física: uma análise do material didático produzido pelo paideia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Rocha, Silvaneide Maria Alves da; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; Melo, José Pereira de; Silva, Ana Márcia; http://lattes.cnpq.br/8796051544530436; Mendes, Maria Isabel Brandao de Souza
    Pretendemos nesta pesquisa identificar a compreensão de corpo no material didático produzido pelo PAIDEIA. Objetiva-se ainda, refletir sobre a relação entre as compreensões de corpo e as orientações teórico-metodológicas indicadas nos materiais analisados e construir meta-argumentos sobre a relação entre o conhecimento do corpo na área. Como metodologia de pesquisa utilizamos a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (1977). Esta consiste em três momentos: a pré-análise ou organização, a Codificação e a Análise Referencial. No capítulo um discutimos as compreensões de corpo a partir das Categorias temáticas Corpo e História, Corpo e Cultura e Corpo e Experiência; No segundo momento, identificamos as implicações dessas compreensões no fazer pedagógico, partindo das categorias Orientação Crítica e Diversidades de práticas. No capítulo terceiro, trazemos a discussão relativa aos aportes epistemológicos, centralizando a discussão na Cultura de Movimento, seja como Área Acadêmica, seja Componente Curricular. A partir da análise identificamos uma concepção fenomenológica de corpo, o qual é compreendido como corpo sujeito, biocultural, dotado de inteligência, que se comunica com o mundo através de sua linguagem, que é o gesto. As proposições metodológicas caminham em coerência com esta compreensão, orientando aulas abertas a Experiência do aluno, e que este se perceba como condição corpórea de intervenção na história social. Isso nos desperta uma reflexão do nosso fazer pedagógico no sentido de respeitar as vivências motoras de cada aluno, reconhecendo nelas uma construção biocultural e inscrição histórica, levando a reconhecer e respeitar a individualidade de casa aluno.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM