Navegando por Autor "Rocha, Silvaneide Maria Alves da"
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Dissertação Compreensões de corpo e prática pedagógica na educação física: uma análise do material didático produzido pelo paideia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Rocha, Silvaneide Maria Alves da; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; Melo, José Pereira de; Silva, Ana Márcia; http://lattes.cnpq.br/8796051544530436; Mendes, Maria Isabel Brandao de SouzaPretendemos nesta pesquisa identificar a compreensão de corpo no material didático produzido pelo PAIDEIA. Objetiva-se ainda, refletir sobre a relação entre as compreensões de corpo e as orientações teórico-metodológicas indicadas nos materiais analisados e construir meta-argumentos sobre a relação entre o conhecimento do corpo na área. Como metodologia de pesquisa utilizamos a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (1977). Esta consiste em três momentos: a pré-análise ou organização, a Codificação e a Análise Referencial. No capítulo um discutimos as compreensões de corpo a partir das Categorias temáticas Corpo e História, Corpo e Cultura e Corpo e Experiência; No segundo momento, identificamos as implicações dessas compreensões no fazer pedagógico, partindo das categorias Orientação Crítica e Diversidades de práticas. No capítulo terceiro, trazemos a discussão relativa aos aportes epistemológicos, centralizando a discussão na Cultura de Movimento, seja como Área Acadêmica, seja Componente Curricular. A partir da análise identificamos uma concepção fenomenológica de corpo, o qual é compreendido como corpo sujeito, biocultural, dotado de inteligência, que se comunica com o mundo através de sua linguagem, que é o gesto. As proposições metodológicas caminham em coerência com esta compreensão, orientando aulas abertas a Experiência do aluno, e que este se perceba como condição corpórea de intervenção na história social. Isso nos desperta uma reflexão do nosso fazer pedagógico no sentido de respeitar as vivências motoras de cada aluno, reconhecendo nelas uma construção biocultural e inscrição histórica, levando a reconhecer e respeitar a individualidade de casa aluno.