Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rocha, William Coelho"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Desenvolvimento e implantação de um sistema de gestão de pedidos de informação endereçados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte a partir do serviço de informações ao cidadão (E-SIC)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-10-29) Rocha, William Coelho; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2; ; Sano, Hironobu; ; http://lattes.cnpq.br/6037766951080411; Lyra, Aarão; ; http://lattes.cnpq.br/2558569782799336
    Entre as inúmeras mudanças políticas as quais o mundo tem passado nos últimos anos, ocupa um lugar de destaque a busca pela maior transparência dos órgãos públicos. Esta tem se mostrado uma ferramenta importante no accountability do Estado por promover uma maior participação da sociedade através da disponibilização da informação que antes era de conhecimento restrito aos órgãos públicos. Acompanhando essa tendência, o Brasil promulga, em maio de 2012, a Lei de Acesso a Informação (LAI) que busca dar publicidade das ações do Estado em todos os níveis e órgãos da administração pública. No mesmo dia da promulgação dessa lei, é disponibilizado à sociedade o portal de Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), cujo objetivo é prover um meio do cidadão fazer seus pedidos de informação a qualquer instituição do setor público. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) até o momento não possuía uma ferramenta capaz de auxiliá-la no gerenciamento dessa demanda. Esta pesquisa tem por objetivo descrever, construir e implantar uma solução informatizada que resolveu esse problema do gerenciamento dos pedidos de informação endereçados à UFRN a partir do Serviço de Informações ao Cidadão. A metodologia escolhida para o desenvolvimento da pesquisa é a Design Science Research (DSR), pois leva em consideração a criação de artefatos e regras para a criação de modelos e métodos. Como resultado, o Sistema de Acesso à Informação para Transparência (SAIT), desenvolvido nesta pesquisa, tornou-se um módulo do sistema administrativo preexistente na instituição, o qual poderá ser de grande valia tanto internamente quanto para outras instituições públicas que adotam os nossos sistemas informatizados
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM