Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rodrigues, Antonia Zeneide"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    Eu imaginado: as selfies como representação de si no Instagram
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-30) Rodrigues, Antonia Zeneide; Silva, Josimey Costa da; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; http://lattes.cnpq.br/2384801124598564; França, Fagner Torres de; http://lattes.cnpq.br/9989009345118785; Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel; http://lattes.cnpq.br/7945742180527825; Klein, Eloisa Joseane da Cunha; http://lattes.cnpq.br/4478473359082044; Lima, Hermano Machado Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3544078387684243
    A incorporação das tecnologias digitais da informação e comunicação em nosso meio social nos faz ressignificar vários aspectos do nosso cotidiano, e corroborou o surgimento de novas maneiras de vivenciar tempo e espaço. O registro de autorretratos por meio de câmeras fotográficas frontais dos smartphones e sua divulgação em mídias sociais digitais disponibilizadas nos aplicativos para telefones móveis ocasionou a popularização das “selfies”, fotografias digitais de si mesmo, mas também a adoção de atitudes públicas e comportamentos sociais que correspondem ao registro e à divulgação constantes de autoimagens. Nesse sentido, fizemos o acompanhamos desde 2018 do percurso de autoimagens no Instagram por meio da hashtag “selfie”, tendo como intuito perceber a possibilidade representação de si através das selfies postadas no Instagram na forma de “eus imaginados”. Mais especificamente compreender o sentido atribuído à selfie no cotidiano das pessoas, e perceber a ressignificação do “eu imagem” demonstrado na plataforma, além de refletir sobre a importância atribuída à busca por visibilidade e aprovação das pessoas. Em outras palavras, perceber dentre os pesquisados a utilização de subterfúgios representativos do eu no Intagram. Como suporte para a investigação, reflexões teóricas e articulações com a empiria, utilizamos Morin (2012;2014) como forma de fundamentar alguns conceitos referentes a imagem; Norval Baitello (2010; 2014; 2019) na pespectiva de uma soceidade iconofágica, e principalmente na discussão sobre as selfies; Le Breton (2012;2013) para a compreensão do contexto social de ressignifcação do próprio corpo, dentre outros. Nesse contexto, percebemos através da pesquisa empírico-metodológica que as selfies ancoradas no Intagram possibilitam uma imagem representativa de si, levando em consideração suas inúmeras possibilidades de recortes, filtros, edições, possibilitadas pela ferramenta. Há, assim, através dos registros, a busca por alcançar ideais de si desejados e/ou imaginados que se concretizam no registro e publicização das autoimagens.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Inclusão digital e educação: uma avaliação do ProInfo em Sobral/CE
    (2017-02-20) Rodrigues, Antonia Zeneide; Costa, João Bosco Araújo da; ; http://lattes.cnpq.br/4418972852075556; ; http://lattes.cnpq.br/2384801124598564; Mota, Francisco Alencar; ; http://lattes.cnpq.br/8289474971204810; Souza, Lincoln Moraes de; ; http://lattes.cnpq.br/5842101500628299
    As novas Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs produziram modificações em todas as esferas da vida social, em especial na educação, no campo da política e nas formas de sociabilidades. No entanto, nem todos tiveram acesso às tecnologias, ampliando as formas de desigualdades já existentes. Também surgiu uma nova forma de privação, e, nesse contexto, se inserem as Políticas Públicas de Inclusão digital. Nesse sentido, a pesquisa “Inclusão Digital e Educação: Uma avaliação do ProInfo em Sobral/CE” teve como objetivo avaliar a efetividade do Programa Nacional de Informática na Educação – ProInfo no município de Sobral, no estado do Ceará. Mais especificamente, os objetivos se constituíram em: investigar sobre o uso das TICs pelos professores no processo de ensino-aprendizagem; Observar como se dava a utilização dos laboratórios de informática pelos estudantes; Avaliar a efetividade do ProInfo pela ótica dos estudantes, professores e gestores; Investigar se o ProInfo contribuiu para a inclusão digital dos estudantes; Avaliar a efetividade do ProInfo. O processo metodológico da pesquisa constitui-se em aplicação de questionários, entrevistas individuais semiestruturadas e grupos focais. Os principais resultados obtidos na avaliação da efetividade do ProInfo, de acordo com os indicadores, demonstraram insuficiências na infraestrutura dos laboratórios de informática, além de lacunas quanto a utilização das TICs no processo de ensino-aprendizagem. Evidenciou-se, ainda, a relação dos alunos com a tecnologia, restringindo o uso de smartphones e redes sociais. Diante desse quadro, se torna inviável a inclusão digital da comunidade escolar, visto que os outros objetivos não aconteceram de forma efetiva.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM