Navegando por Autor "Rodrigues, Dalvanira Brito"
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Dissertação Comportamento Informacional da comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)/Campus Caraúbas no uso de bibliotecas virtuais da instituição(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-08) Rodrigues, Dalvanira Brito; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; http://lattes.cnpq.br/9848276083363348; Paiva, Eliane Bezerra; Reis, Mônica Karina Santos; http://lattes.cnpq.br/2905658839080702; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618As inovações tecnológicas estão cada vez mais presentes nas bibliotecas, logo é necessário compreender como estas organizações vivenciam esse momento e como os serviços são direcionados de acordo com as necessidades de seus usuários. Dentre os recursos tecnológicos presentes nas bibliotecas, destacam-se as plataformas de bibliotecas virtuais, ambientes complexos e dinâmicos com recursos que visam facilitar o acesso e uso aos acervos de livros virtuais. As bibliotecas virtuais têm se tornado ferramentas importantes nas bibliotecas universitárias, logo torna-se preponderante analisar como se dá a aplicação e o uso dos referidos recursos em contextos específicos. Nesse cenário, surge a problemática da pesquisa: Qual o comportamento informacional da comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)/Campus Caraúbas, no Rio Grande do Norte, no uso do acervo virtual existente nas bibliotecas virtuais da instituição? Para tanto, o objetivo geral da pesquisa consiste em: Propor diretrizes norteadoras para as ações da biblioteca da Universidade Federal Rural do Semi-Árido/Campus Caraúbas, com vistas a potencializar o uso dos acervos das bibliotecas virtuais. Para alcançar o objetivo proposto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: a) realizar levantamento conceitual sobre bibliotecas universitárias e comportamento informacional no uso das bibliotecas virtuais; b) caracterizar a Instituição, os acervos e a comunidade a partir dos documentos institucionais, como também dos relatórios das plataformas virtuais adotadas no Sistema de Bibliotecas da UFERSA; c) verificar as indicações bibliográficas dispostas nos projetos pedagógicos de cursos da instituição em consonância com o acervo físico e virtual da referida biblioteca; d) realizar estudo de caso para verificar o comportamento informacional da comunidade acadêmica da UFERSA/Campus Caraúbas diante das plataformas de bibliotecas virtuais da Instituição. A metodologia empregada foi de abordagem quantitativa e de caráter exploratório descritivo, com método de pesquisa bibliográfico sobre os assuntos concernentes ao tema abordado, pesquisa exploratória documental para a caracterização do lócus bem como estudo de caso com aplicação de questionário. Dessa forma, os caminhos investigativos aplicados nesta pesquisa contribuem com a área do Estudo de Usuários com ênfase no Comportamento Informacional frente à utilização de recursos informacionais virtuais, a exemplo das bibliotecas virtuais. Os resultados evidenciam a falta de publicações dedicadas aos temas da biblioteca universitária, biblioteca virtual e comportamento informacional, destacando-se a ausência de abordagens interligadas entre essas categorias temáticas. Quanto ao estudo de caso aplicado o resultados direcionam que a comunidade da UFERSA Caraúbas reconhece a importância das bibliotecas virtuais, especialmente para fins acadêmicos, mas não há uma adesão prática de uso, resultando em uma percepção de atendimento parcial das necessidades, sendo a limitação de títulos e falta de conhecimento sobre as bibliotecas virtuais fatores que impactam o potencial uso das bibliotecas virtuais. Assim, este estudo propõe melhorias para a Instituição investigada com a elaboração de um Plano para as bibliotecas virtuais. Busca instituir uma abordagem colaborativa no cenário universitário, englobando a Gestão Universitária, o Sistema de Bibliotecas e os departamentos/docentes com foco em iniciativas conjuntas para favorecer o usuário final. Conclui-se que a evolução dos suportes, as mudanças nos perfis dos usuários e suas necessidades informacionais devem ser compreendidas para direcionar as inovações nas bibliotecas universitárias de acordo com as necessidades de seus usuários, alinhadas à estratégia da universidade e às tendências sociais.Artigo Gestão da informação e o comportamento informacional: aproximações entre as áreas na produção científica em Ciência da Informação(Conhecimento em Ação, 2023) Galloti, Monica Marques Carvalho; Rodrigues, Dalvanira Brito; Moreira, Luciana de Albuquerque; Muniz, Euzébia Maria de PontesTargino; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032Os recursos informacionais estão presentes em todos os contextos sociais e organizacionais. O valor da informação, seu tratamento e uso se configuram como objetos de estudo no campo da Ciência da Informação. A Gestão da Informação e o Comportamento Informacional são temas amplamente discutidos, sendo o primeiro direcionado ao estudo dos fluxos formais de informação e o segundo, ao estudo do usuário e suas necessidades de informação. Na perspectiva de entenderas aproximações e estudos correlatos dessas duas áreas, o presente artigo tem como objetivo verificar, na literatura científica da área, a relação existente entre a área da Gestão da Informação e a do Comportamento Informacional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa na Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci),utilizando as expressões de busca referentes às categorias temáticas da pesquisa. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa a partir da pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo, resultante do mapeamento dos dados coletados. Os resultados apontam para o foco transversal da informação enquanto recurso estratégico comum que aproxima ambas as áreas. No entanto, de forma geral aponta-se uma escassez em publicações que tratem da Gestão da Informação e do Comportamento Informacional como um lócus conjunto. Conclui-se que existe, dentro do escopo estudado, pouca literatura que abranja as duas áreas de maneira concomitante. As publicações existentes apresentam potencial para aprofundamento das relações entre a Gestão da Informação e o Comportamento Informacional nos ambientes organizacionais. Logo, os aspectos de usuário em termos de demanda, necessidade e uso consciente de informação, associados à Gestão da Informação, configuram-se como campos que necessitam ser melhor compreendidos e investigados.Produto Educacional Plano macro para bibliotecas virtuais na Ufersa: diretrizes na agregação de valor aos livros digitais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-05) Rodrigues, Dalvanira Brito; Moreira, Luciana de Albuquerque; https://orcid.org/0000-0001-5133-0841Produto derivado de investigações científicas e empíricas originadas no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGIC) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN. Este plano, com especificidade de aplicação estratégica para as bibliotecas virtuais na UFERSA, busca instituir uma abordagem colaborativa no cenário universitário, englobando a Gestão Universitária, o Sistema de Bibliotecas e os departamentos/docentes com foco em iniciativas conjuntas para favorecer o usuário final