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Navegando por Autor "Rodrigues, Edivania Duarte"

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    Tese
    Os discursos sobre a educomunicação na rádio escolar: um estudo etnográfico e m uma escola pública
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-27) Rodrigues, Edivania Duarte; Gomes, Adriano Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279; ; http://lattes.cnpq.br/3782013001207093; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; http://lattes.cnpq.br/2910785578507657; Rocha Neto, Manoel Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/8133980836563371; Sampaio, Maria Lúcia Pessoa; ; http://lattes.cnpq.br/1621513184843973
    A pesquisa faz uma análise da construção discursiva sobre a Educomunicação, a partir de um curso de formação de educomunicadores, com professores e alunos de uma escola da Rede Pública Estadual, situada geograficamente na cidade do Natal(RN), estudando a constituição dos sentidos que a prática educomunicativa na Rádio Escolar adquire para formadores e cursistas (docentes e discentes). O contexto sócio-histórico que envolve essa investigação corresponde à nova realidade social, mediada pelas tecnologias da informação e da comunicação que, por sua vez, impulsionam a instituição escolar a capacitar os alunos na utilização de diferentes linguagens que permeiam a sociedade. Mas, para tanto, é necessário ter professores também habilitados para trabalharem as tecnologias da comunicação de forma a atenderem os anseios dos jovens e adultos que fazem parte da comunidade educativa. Assim, a investigação problematiza o contexto de produção discursiva sobre a Educomunicação na Rádio Escolar a partir do processo de formação de educomunicadores na instituição escolar focalizada, tendo como objetivos identificar as condições de produção discursiva em torno da prática educomunicativa na Rádio Escolar, analisar a construção discursiva que formadores e cursistas fazem sobre a Educomunicação e suas marcas dialógicas, além de verificar como os cursistas relacionam a prática educomunicativa aos seus contextos educativos, atribuindo sentido aos lugares de professores e alunos. Assim sendo, a pesquisa recorre à Etnografia aplicada ao contexto escolar como opção metodológica, à Análise do Discurso, de vertente pecheutiana, bem como aos princípios da Educomunicação, às reflexões de Paulo Freire e às concepções de Dialogismo em Bakhtin, como aportes teóricos. Enveredamos por três áreas do conhecimento: Linguística, Comunicação e Educação, como forma de produzirmos uma leitura comprometida com os aspectos que envolvem o uso do rádio no ambiente escolar para a promoção de uma prática que seja educomunicativa. Com esta pesquisa, pudemos construir uma teia de sentidos sobre a escola que estamos formando ou que queremos formar no século XXI, pois recorremos aos discursos de formadores e cursistas imersos em novos saberes e práticas na perspectiva de impulsioná-los a se assumirem enquanto sujeitos de comunicação no ambiente educativo em busca de uma transformação qualitativa do ser e do fazer no espaço escolar.
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    Tese
    Que rádio é essa? Radiofusão Universitária em Natal-RN
    (2019-03-15) Pedroza, Ciro José Peixoto; Gomes, Adriano Lopes; ; ; Rodrigues, Edivania Duarte; ; Medeiros, Helcio Pacheco de; ; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; Setubal, Olga Maria Tavares; ; Pereira Filho, Sebastião Faustino;
    Esta pesquisa, vinculada aos Estudos da Linguagem, percorre o caminho da interdisciplinaridade estimulada pela concepção contemporânea da Linguística Aplicada, dialogando com várias fontes e diversos campos do conhecimento para ajustar seu foco sobre um segmento da radiodifusão que, apesar de sua importância para a formação de mão de obra qualificada e para a difusão do conhecimento e da promoção da cultura nacional, tem sido marginalizado no Brasil: as rádios universitárias. A pesquisa promove uma cartografia da radiodifusão em Natal/RN, revisita suas origens e explicita as características identitárias dos sistemas estatal, privado e público, estabelecidos à luz da Constituição de 1988, para distinguir a presença das rádios do autodenimonado campo público em Natal (Senado-FM e Marinha-FM e Universitária-FM). Busca aprofundar sua análise na radiodifusão universitária, a partir do estudo de caso da emissora de propriedade da Fundação Norte-rio-grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC), vinculada institucionalmente à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como método, utiliza o estudo de caso, a pesquisa qualitativa e a entrevista em profundidade para discutir os aspectos concetuais sobre o caráter público das emissoras mantidas e geridas pelo Estado. Analisa algumas das práticas da Universitária-FM relacionadas à produção de conteúdo, à gestão administrativa e ao relacionamento da emissora com a comunidade universitária e com a sociedade.
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