Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rodrigues, Evanize Custódio"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Avaliação da aprendizagem no curso a distância de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Estadual de Pernambuco
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-04-16) Rodrigues, Evanize Custódio; Pessoa, Luiz Gonzaga Pontes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766898P6; ; http://lattes.cnpq.br/8860448631295882; Abranches, Sérgio Paulinho; ; Pereira, Francisco de Assis;
    A educação a distância na sociedade contemporânea vem se expandido, sobretudo na oferta de cursos de formação inicial docente. Ao lado das possibilidades, há necessidade de refletir criticamente sobre a decisão governamental de financiar e até incentivar o ensino a distância como uma maneira mais econômica de atingir o máximo da população em tempo e espaço diversos, almejando com isso o preenchimento de lacunas na educação escolar brasileira. A pesquisa foi realizada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas oferecido pela Universidade de Pernambuco (UPE), a partir do contexto do Pólo de Apoio Presencial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na cidade de Campina Grande. Neste estudo nos propomos a analisar a prática avaliativa e os instrumentos de avaliação disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), utilizados pelos professores formadores na avaliação da aprendizagem dos conteúdos oferecidos pelo curso em referência. A importância dessa discussão é refletir sobre os resultados do ensino a distância na formação inicial docente. Perceber as possibilidades e limitações dos recursos tecnológicos disponíveis ao processo educativo, e em especial a prática avaliativa, é primordial para compreendermos quais os conteúdos de aprendizagem podem ser explorados pelos docentes e qual a relação dialógica que se firma entre professor, tutor e aluno em prol do desenvolvimento da aprendizagem com vistas a uma ação educativa eficaz e significativa. A pesquisa qualitativa teve a abordagem teórico-metodológica voltada para o interacionismo simbólico. Reunimos informações através de documentos institucionais, ficha documental, questionário e entrevista semiestruturada. Para o tratamento e análise dos dados utilizamos o método da análise de conteúdo (Bardin, 1977). Como embasamento teórico apoiamo-nos entre outros autores, em Zabala (1998, 1999), Aretio (2002), Hoffmann (2003, 2005), Silva, M. (2003, 2006), Belloni (2006), Luckesi (2008), Silva, J. (2008), Vasconcelos (2008) e Domingos (2009). Ficou evidente a necessidade de refletir sobre o redimensionamento da prática educativa dos professores e tutores responsáveis pela formação acadêmica a distância, no que concerne à avaliação dos conteúdos de aprendizagem numa perspectiva autônoma e inovadora, identificando sua influência no desenvolvimento de valores imprescindíveis à consolidação de uma formação docente de qualidade. A avaliação numa abordagem mediadora é necessária para a realidade da sala de aula online pelo seu caráter de promover a melhoria da ação de quem ensina e de quem aprende numa perspectiva interativa, colaborativa e cooperativa visando uma práxis transformadora. Inseridos nessa formação, os licenciandos de Ciências Biológicas tornar-se-ão capazes de promover o desenvolvimento de capacidades, competências e habilidades necessárias à formação integral dos seus futuros alunos, garantindo o educar para a vida, perspectiva esta que inclui o conhecer, o saber fazer e o saber ser, um ser vivo com relações sustentáveis com todos os outros e com a natureza
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM