Navegando por Autor "Rodrigues, Gabrielle de Almeida"
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Dissertação Capacitação de jovens mulheres no setor aeroespacial: um estudo de caso sobre metodologias ativas de ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-27) Rodrigues, Gabrielle de Almeida; Almeida, Mariana Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7356242205950550; Veloso, Aline Bessa; Vivacqua, Carla AlmeidaAs metodologias ativas de ensino desempenham um papel transformador ao promoverem o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem, incentivando a construção do conhecimento de forma prática, colaborativa e significativa. Sob essa perspectiva, este trabalho tem como objetivo avaliar um projeto educacional que, ao longo do ano de 2023, capacitou 75 estudantes do gênero feminino de 20 escolas da rede pública do Rio Grande do Norte, além de criar uma rede colaborativa de ensino. As ações do projeto foram baseadas em metodologias ativas, com foco no setor aeroespacial, visando disseminar conceitos de astronáutica e introduzir esta temática para as alunas. A iniciativa demonstrou o potencial de integrar teoria e prática, despertando o interesse pelas áreas relacionadas a STEAM e promovendo o engajamento em áreas estratégicas para o desenvolvimento social e econômico, além de ampliar a formação e as possibilidades de atuação dessas estudantes no mercado de trabalho. Como resultado, as meninas relataram que, graças ao projeto, passaram a considerar carreiras em STEAM, especialmente em áreas relacionadas à engenharia aeroespacial e programação. A motivação foi sustentada por fatores como o aprendizado ativo, a aplicação prática do conhecimento e a representatividade feminina promovida na área. Sendo assim, conclui-se que a utilização de metodologias ativas foi amplamente significativa. As alunas consideraram que essas metodologias contribuíram para o engajamento e a motivação, promovendo um ambiente de aprendizado participativo e menos tradicional. A percepção geral foi de que essas metodologias ajudaram a relacionar o conteúdo técnico à sua aplicabilidade no setor aeroespacial, criando uma experiência mais significativa e alinhada com as demandas exigidas pelo mundo atual. A pesquisa confirmou muitas barreiras e facilitadores descritos na literatura e ainda trouxe a realidade sobre a falta de estrutura encontrada no ensino básico das escolas públicas participantes do projeto. Contudo, o nível de suporte oferecido, tanto em termos pedagógicos quanto emocionais, emerge como uma boa prática que pode servir de modelo para superar essas barreiras em contextos similares.