Navegando por Autor "Rodrigues, Iellen Dantas Campos Verdes"
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Tese Simulação realística no processo de ensino-aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem(2017-03-24) Rodrigues, Iellen Dantas Campos Verdes; Silva, Richardson Augusto Rosendo da; ; http://lattes.cnpq.br/2184669241700299; ; http://lattes.cnpq.br/7343468046716261; Silva Júnior, Fernando José Guedes da; ; http://lattes.cnpq.br/0174608319919866; Sena, Filadelfia Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/3548299705586001; Lima, Maria Alzete de; ; http://lattes.cnpq.br/8917202234995917; Souza, Nilba Lima de; ; http://lattes.cnpq.br/3552543432083948O estudo objetivou avaliar a eficácia da simulação realística no processo de ensino-aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem. É um estudo experimental, do tipo ensaio clínico controlado e randomizado (ECCR). Foi realizado no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Campus Natal. A população do estudo foi composta por enfermeiros na condição de especialistas para validação dos casos clínicos e diagnósticos de enfermagem (DE) e graduandos de enfermagem da UFRN, que cursam o 9º período do curso. A seleção dos juízes foi realizada por meio de processo de amostragem proposital, em bola de neve e sequencial, dentre os membros do grupo de estudos do Centro CIPE® e de outros grupos de estudos de Universidades Federais que trabalham com a CIPE, sendo incluídos todos os especialistas que aceitaram participar do estudo, totalizando uma amostra de 6 especialistas. A amostra de estudantes foi composta por 24 discentes, alocados em dois grupos (controle e intervenção) pareados de forma aleatória conforme as variáveis de controle: idade, sexo, experiência clínica, ocupação, perfil do aluno e IRA. Os dados foram coletados no período de março de 2017. Após validação dos casos clínicos e DE houve a realização do curso “Julgamento Clínico e Pensamento Crítico-Reflexivo: competências para o aprendizado do raciocínio diagnóstico”, que foi desenvolvido em 5 etapas: aula teórica expositiva-dialogada, cenário de simulação 1, 2 e 3 e avaliação do curso. A eficácia da estratégia de simulação foi avaliada mediante os o índice de acerto dos DE prioritários elaborados nos dois grupos após o pré e pós-testes, comparando-os com os diagnósticos validados pelos especialistas. Os dados foram organizados em tabelas e analisados com base em frequências absolutas, em medidas de tendência central e dispersão, e testes de concordância por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e Kappa. Para avaliar a independência das variáveis do estudo foi utilizado o teste exato de Fisher. A pesquisa obteve anuência do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFRN com CAAE: 64881617.5.0000.5537 Foram validados cinco diagnósticos prioritários para o caso clínico 4 utilizado no pré e pós-teste: Processo do sistema imunológico prejudicado; Risco de Déficit Nutricional; Atitude em relação à condição de saúde Prejudicada; Atitude em relação ao manejo da medicação conflituosa; Continuidade do cuidado prejudicada. Além dos diagnósticos prioritários 33 outros diagnósticos foram validados como diagnósticos de enfermagem não prioritários para o caso clínico apresentado. Quanto à avaliação da estratégia de simulação para o ensino dos DE observou-se que não houve diferença estatística significativa na elaboração dos DE no pré e pós-teste do grupo controle, o mesmo não obteve êxito na elaboração dos DE prioritários. No entanto, o grupo intervenção apresentou um resultado significativo na elaboração dos diagnósticos prioritários após o pós-teste e sobressaiu-se na elaboração de outros DE tido como válidos para a situação clínica apresentada. Na avaliação quanto ao grau de aproveitamento e benefícios da estratégia, o tempo de duração dos cenários de simulação foi apontado como insuficiente, embora tenha seguido o preconizado pelo referencial adotado no estudo, os demais itens avaliados foram considerados adequados com elevado índice de concordância. Desse modo, tem-se a simulação como uma estratégia eficaz para o ensino-aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem.