Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rodrigues, Juliana da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A importância da afetividade no desenvolvimento da criança: relatos de uma experiência na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-05) Rodrigues, Juliana da Silva; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Mendes, Sarah de Lima
    Este relato reflexivo foi produzido a partir das experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado numa turma de Educação Infantil, na Escola Lápis de Cor, localizada no bairro Lagoa Nova, em Natal-RN. Parte-se da compreensão de que o estágio contribui para a formação docente ao propiciar a reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem e essas relações (PIMENTA; LIMA, 2004). Nesse sentido, utiliza-se como estratégia metodológica o recurso das narrativas e/ou relatos autobiográficos (JOSSO, 2004; SOUZA, 2006), com o intuito de refletir sobre o processo de formação que percorrido durante o estágio supervisionado. Assim, discorre-se brevemente sobre a trajetória de (auto) formação, sobre a atuação no estágio diante da proposta de se conceber um planejamento aberto para trocas de saberes e experiências entre professor e alunos, levando-se em consideração, sobretudo, a importância da afetividade nesse processo. Com isso, enfatizam-se as contribuições de Henri Wallon para o campo educacional no que concerne às relações intrínsecas entre afetividade e cognição, além de se considerar o desenvolvimento psíquico da criança como algo movido por uma interação entre fatores biológicos e sociais. Essa concepção norteou as experiências do estágio, que, de certa forma, conseguiram superar muitos desafios apresentados inicialmente pela turma da educação infantil.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM