Navegando por Autor "Rodrigues, Luiza de Albuquerque"
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Apresentado em Evento Acessibilidade digital para surdos no ensino superior: experiências de design colaborativo do Portal UFRN LIBRAS(2017) Grilo, André; Rodrigues, Luiza de Albuquerque; Silva, Bruno Santana da; Pereira, Simone Lorena da Silva; Souza, Sandra Mara de OliveiraEste artigo relata experiências no processo de design de página acessível ao público surdo no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo como objeto a página oficial da Instituição. Discorre-se sobre aspectos de acessibilidade na interação entre surdos e conteúdos provenientes da web, observando as implicações de design e conteúdo em páginas eletrônicas voltadas para este grupo. Descrevem-se os principais aprendizados oriundos de sessões colaborativas, envolvendo diferentes especialistas, pesquisadores e participante surdo. Ao final, são apresentados protótipos desenvolvidos e discutidas as relações entre o desenvolvimento de páginas acessíveis para surdos e sua potencial contribuição para consolidação da língua brasileira de sinais no contexto universitário.Artigo Design inclusivo e acessibilidade digital para surdos em páginas web: um estudo qualitativo em universidade pública brasileira(2019-07) Grilo, André; Rodrigues, Luiza de Albuquerque; Silva, Bruno Santana daA pesquisa relata ações originadas de estratégias para inclusão e permanência dos surdos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), grupo crescente nos últimos anos com as políticas de inclusão no ensino superior. Foi proposta uma metodologia de natureza qualitativa em design inclusivo, distribuída em grupos interdisciplinares de trabalho, para integrar diferentes saberes técnicos e acadêmicos oriundos de unidades acadêmicas específicas em um percurso transversal de implementação da acessibilidade digital. O artefato utilizado como objeto de estudo foi a página web oficial da instituição, sobre a qual foi realizada uma intervenção sob o ponto de vista do design de interfaces e da informação e da acessibilidade comunicacional, tomando-se como recorte a navegação no conteúdo da página com a finalidade de traduzi-lo para Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A intervenção foi norteada por achados empíricos dos grupos de trabalho, bem como amparada na literatura especializada em LIBRAS. Posteriormente, foi realizada a validação das proposições interventivas no objeto, conduzida em grupos focais dos quais participaram sujeitos na condição, todos representativos do conjunto de servidores e discentes surdos da universidade. Como resultados, são apontados os aprendizados obtidos com os usuários surdos participantes, bem como um modelo propositivo de fluxo de trabalho para implementação de interfaces em LIBRAS orientado a instituições de ensino superior.TCC Painel sensorial para crianças da educação infantil: diálogo entre design e educação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-17) Rodrigues, Luiza de Albuquerque; Oliveira, Lorena Gomes Torres; Oliveira, Lorena Gomes Torres; Sousa, André Grilo de; Rezende, Marianne da Cruz Moura Dantas deEste trabalho propõe o diálogo entre a Educação e o Design, a partir da aproximação das bases teóricas dessas áreas de conhecimento e da produção de um artefato de design para fins pedagógicos a ser utilizado por crianças, do berçário e da turma 1, do Núcleo de Educação da Infância – NEI/CAp-UFRN. A pesquisa baseia-se na perspectiva sócio-cultural de desenvolvimento humano e aprendizagem proposta por Vygotsky (1996), em que o design é capaz de contribuir com novas perspectivas de ensino por meio dos processos e das práticas que lhes são próprias, como planejar, construir, desenhar e utilizar. Ao longo do percurso, são aplicadas ferramentas de design baseadas no livro “Universal Methods of Design” (2012), que propiciam a imersão no contexto do objeto de estudo e a realização de processos participativos com as crianças e a equipe da pedagógica da escola. A pesquisa, portanto, resulta na criação e produção de um modelo de painel sensorial, utilizado para estimular as capacidades psicomotoras das crianças, promovendo, inclusive, a interação e o compartilhamento. Assim, dado os estudos realizados, verifica-se a possibilidade de replicação do artefato em outras escolas ou contextos.