Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Romão, Freud"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Matemática Védica no ensino das quatro operações
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-20) Romão, Freud; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; ; http://lattes.cnpq.br/4320130129657294; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Silva, Josildo Jose Barbosa da; ; http://lattes.cnpq.br/4549734379245862
    Este trabalho descreve um estudo acerca das possibilidades didáticas da Matemática Védica para o ensino das quatro operações. Para isso foram consultadas várias fontes bibliográficas considerando três aspectos principais. O primeiro de caráter históricocultural, com a finalidade de reunir informações acerca da Matemática oriunda da civilização védica, onde destaco (Plofker, 2009), (Joseph, 1996), (Bishop, 1999), (Katz, 1998), (Almeida, 2009). Este aspecto buscou evidenciar as relações do desenvolvimento desta cultura com a matemática implicada no livro Védic Mathematics escrito por Tirthaji e publicado em 1965. Neste aspecto o trabalho traz apontamentos em História da Matemática acerca do desenvolvimento da Matemática na Índia antiga. O segundo aspecto foi referente ao ensino de Matemática por meio de atividades de investigação em sala de aula, neste sentido, busquei uma bibliografia para auxiliar na construção de uma proposta de atividade para ensinar as quatro operações, partindo dos Sūtras da Matemática Védica, mas dentro de um enfoque investigativo, auxiliando no desenvolvimento do cálculo mental fortemente estimulado pelos Sūtras da Matemática Védica. Os autores adotados foram (Mendes, 2006, 2009a, 2009b), Ponte (2003). O terceiro aspecto considerou a busca por livros sobre o ensino de Matemática Védica, escritos por outros autores, baseados no livro de Tirthaji. Este aspecto revelou livros texto de Matemática Védica adotados em escolas e cursos livres do Reino Unido, Estados Unidos e Índia, todos tendo como base o livro Vedic Mathematics de Tirthaji. A partir dos estudos bibliográficos foram elaboradas orientações didáticas e sugestões de atividades para o professor, visando auxiliar no ensino das quatro operações. O produto educacional, composto pelos capítulos 4 e 5, encontra-se no corpo da dissertação e consiste nas orientações didáticas e sugestões de atividades que visam contribuir com os professores que ensinam do Ensino Fundamental anos inicias
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM