Navegando por Autor "Rosa, Cláudia Sueli Rodrigues Santa"
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Tese Fazer a ponte para a escola de todos(as)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-04-28) Rosa, Cláudia Sueli Rodrigues Santa; Pereira, Francisco de Assis; ; ; http://lattes.cnpq.br/4313108894607691; Elias, Marisa Del Cioppo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787423Z6; Santiago, Maria Eliete; ; http://lattes.cnpq.br/6348134383110052; Silva, Rosália de Fátima e; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143O presente estudo tem por objetivo compreender quais sejam os elementos matriciais que permeiam a prática cotidiana dos (as) autores (as), atores e atrizes sociais, para a efetivação do projeto político-pedagógico (PPP) da Escola da Ponte. Constitui-se, portanto, em objeto deste estudo, uma reflexão sobre a experiência desenvolvida numa escola pública, mantida pelo Estado português, inscrita no cenário das instituições que assumem o compromisso com a construção de uma escola de todos (as), pelo investimento na democratização e participação da comunidade em seus processos de gestão. O percurso metodológico foi norteado pelos pressupostos da pesquisa qualitativa (WOODS, 1999; BURGESS, 1997; MILLS, 1982; OLIVEIRA, 1998; BOGDAN e BIKLEN, 1994; MACEDO, 2000; CASAL, 1996; GEERTZ, 2000), com dados produzidos a partir da técnica da associação livre de palavras (MACHADO e CARVALHO, 2003), das falas dos (as) entrevistados (as) (KAUFMANN, 1996; SILVA, 2006; 2002), notas de observações e documentos (ELIAS, 1997). Ancorada por um quadro teórico multireferencial, a investigação apontou elementos considerados matéria-prima e pilares da ponte para a escola de todos (as), bem como a auto-organização da comunidade escolar que surge como dimensão que liga todos os elementos, imprimindo novas ordenações na dinâmica escolar a partir do movimento entre o individual e o social (DUPUY, 1990). Nesta linha, o argumento central é de que, a curto e médio prazo, a qualidade da escola pública não é tributária de políticas educacionais macros, tampouco de massificados e efêmeros programas, projetos ou política de governo, mas sim da decisão dos (as) profissionais que nela trabalham de tornarem-se autores (as) e protagonistas, no processo de construção e implementação do PPP. Projeto concebido à luz das necessidades e intencionalidades da comunidade e cuja defesa passa, sobretudo, pela participação e controle social das famílias dos (as) estudantes e pelo poder de pressão que a comunidade possa exercer junto aos órgãos centrais da gestão pública, no sentido de fazer com que o Estado cumpra com as suas responsabilidadesDissertação Pedagogia Freinet: a construção de uma práxis em turmas de 5ª a 8ª séries(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2004-03-08) Rosa, Cláudia Sueli Rodrigues Santa; Pereira, Francisco de Assis; ; ; http://lattes.cnpq.br/4313108894607691; Elias, Marisa Del Cioppo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787423Z6; Carvalho, Tânia Câmara Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/2426785426527093; Silva, Rosália de Fátima e; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8Esta dissertação constitui-se na sistematização de um estudo qualitativo, pesquisa-ação, que realizamos na Escola Freinet, em Natal/RN - Brasil, sobre a viabilidade da práxis da pedagogia do educador francês, Célestin Freinet (1896-1966), em turmas de 5ª a 8ª séries do ensino básico. O problema central que nos mobilizou à pesquisa, foi o fato de verificarmos os avanços na produção científica e nas práticas dos docentes que atuam na educação infantil e nas primeiras séries do ensino fundamental, na perspectiva de conceber o aluno enquanto sujeito ativo da sua aprendizagem e co-responsável na organização do trabalho escolar. Porém, quando se trata das quatro últimas séries do fundamental, as propostas progressistas são tomadas como algo praticamente impossível de materializar-se. Procuramos atenuar a lacuna teórica sobre o tema, oferecendo um texto relevante para professores, de modo geral, pesquisadores da academia e para a escola pesquisada, sobretudo, pelo fato de não priorizarmos uma técnica ou princípio freinetiano, em particular. Essa pedagogia é discutida, o mais próximo possível, da sua globalidade e de como se revelou naquela práxis. Destacamos os aspectos relevantes para o funcionamento da sala de aula, bem como as estratégias utilizadas para a construção, comunicação e documentação dos conhecimentos. A intervenção permitiu que construíssemos o objeto pela reflexão em ação, a partir de dados produzidos durante as observações, as entrevistas, as conversas, os momentos de estudos e a consulta a materiais escritos. A análise se deu, à luz da metodologia compreensiva (Kaufmann, 1996), entrelaçando-se o material empírico com a teoria. Esta forma de análise permitiu alcançarmos a lógica do conjunto, como cremos que deve caracterizar a pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais. As considerações finais indicam o potencial da pedagogia Freinet, para orientar os processos de ensino e aprendizagem em todas as etapas da escolaridade. Revelam, ainda, a necessidade, premente, da equipe da escola pesquisada qualificar a sua práxis, a partir do referencial teórico-prático da pedagogia Freinet