Navegando por Autor "Rosado, Cid Augusto da Escóssia"
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Dissertação Ideologia e poder no agendamento do discurso polifônico da imprensa em relação à seca no nordeste(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-10-13) Rosado, Cid Augusto da Escóssia; Gomes, Adriano Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279; ; Silva, Marluce Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/4463809499714404; Mendes, Marcília Luzia Gomes da Costa; ; http://lattes.cnpq.br/1853494257403195Esta dissertação é um esforço para se compreender como a ideologia e o poder interferem na ressignificação dos discursos imersos no contexto da mídia impressa quanto à seca no Nordeste, ocorrência climática que castiga 23 milhões de brasileiros causando-lhes problemas de ordem diversa. Tem ainda preocupações com as práticas sociais da linguagem e com as rotinas de produção da notícia, sem perder de vista o papel da História na formação da identidade de indivíduos e povos. A pesquisa desenvolve-se em ambiente interdisciplinar, aplicando-se ao corpus formado por cinco reportagens da Folha de São Paulo , coletadas de janeiro a julho de 2005, o método da Análise do Discurso francesa e a teoria da polifonia de Bakhtin, do campo da Linguística Aplicada, associados a fundamentos da área da Comunicação, como os da agenda-setting. Os resultados ensejam compreensão sobre a influência das cadeias de ideologia e poder nas formações discursivas e nas posições de sujeito em ambiente de quase-interação mediada, trazem um olhar midiático sobre a polifonia de viés bakhtiniano, além de demonstrar como todas essas questões repercutem na visão da imprensa sobre o Nordeste semi-áridoTese Poder, mídia e discurso na "canonização" do cangaceiro Jararaca(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-25) Rosado, Cid Augusto da Escóssia; Silva, Marluce Pereira da; http://lattes.cnpq.br/4463809499714404; http://lattes.cnpq.br/6058746014571455; Tavares, Edgley Freire; http://lattes.cnpq.br/4404506204960534; Sales, Laurenia Souto; http://lattes.cnpq.br/7144884304424302; Falcão, Marcilio Lima; http://lattes.cnpq.br/5594231476327875; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2661324075394215; Alves, Maria da Penha CasadoA tese aborda enunciados relativos ao cangaceiro José Leite de Santana, o Jararaca, que, depois de ser preso e executado por policiais, no episódio do ataque frustrado do bando de Lampião a Mossoró-RN, em 1927, passou a ser visto como milagreiro, sobrepondo-se aos guerreiros mossoroenses na memória do lugar. São acontecimentos que se perpetuam no tempo e no espaço, interligados pela tradição da resistência aos bandidos e pelos fios condutores da comunicação e da circulação do poder na sociedade. As rupturas que propiciaram tal fenômeno motivam este trabalho cujo objetivo é analisar discursividades que produzem sentidos acerca de como os heróis da cidade foram relegados ao anonimato e José Leite de Santana transformado em santo popular. Consiste, para tanto, em uma pesquisa de natureza qualitativa inserida na Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006), com análise documental centrada em um corpus formado por matérias jornalísticas veiculadas em 1927, 1977 e 2017. A base teórica parte dos estudos da linguagem, com Foucault (1987, 1988, 2004, 2005, 2006, 2007a, 2007b e 2013), de quem são extraídos conceitos e procedimentos relacionados ao método da Análise do Discurso, ao poder, à resistência e à ostentação dos suplícios; envolve teorizações sociais e da história, recorrendo a Hobsbawm (2010), Fernandes (2009), Silva (2007b), Pericás (2010) e Falcão (2013) para entender o banditismo no Nordeste; e busca, no campo da comunicação, especialmente em Sousa (2004), Traquina (2001, 2005), Thompson (2004), Charaudeau (2006), Wolf (2003) e Kellner (2001), pistas para interpretar o papel da mídia na transformação do criminoso em fazedor de milagres. A conclusão a que se chega é a de que o Jararaca que habita o imaginário de Mossoró-RN não é aquele homem capturado e morto, e sim uma figura idealizada e “canonizada” no conjunto de discursividades sobre ele.