Navegando por Autor "Rosado, Iana Vasconcelos Moreira"
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Dissertação O estágio não-obrigatório na formação profissional dos(as) assistentes sociais: trabalho precarizado ou processo didático-pedagógico?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-10-23) Rosado, Iana Vasconcelos Moreira; Lima, Rita de Lourdes de; ; http://lattes.cnpq.br/4393150155693864; ; http://lattes.cnpq.br/1053379078562406; Santos, Silvana Mara de Morais dos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728268A0; Ramos, Sâmya Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/9992250638318014Coexistem, no universo acadêmico, estágios curriculares obrigatórios e não-obrigatórios, que podem ser remunerados ou não. Diante da constatação de lacunas na concepção, na gestão e na operacionalização do estágio não-obrigatório remunerado, elegemo-lo como objeto de investigação, visando analisá-lo no contexto das mudanças sócio-históricas contemporâneas e de suas inflexões na qualidade da formação profissional no âmbito do Serviço Social. Tal estudo tem como locu de pesquisa a Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FASSO/UERN), caracterizando-se pela adoção de uma perspectiva de análise qualitativa, na expectativa de desvendar o objeto de estudo para além do que se mostra aparente. Para tanto, realizamos revisão de literatura, análise documental, observação assistemática e entrevista semi-estruturada com estudantes e profissionais das entidades concedentes de estágio. Ainda dentre os procedimentos metodológicos, incluímos aplicação de enquete e conversas informais. Constatamos a existência de lacunas no desenvolvimento dos estágios não-obrigatórios remunerados, ocasionadas pela ausência de supervisão e pela inserção de estagiários/as em setores/atividades desvinculadas da futura profissão destes. A pesquisa permitiu-nos desvelar situações em que a abertura de vagas de estágio ocorre em detrimento da contratação de empregados/as e configuram distanciamento desse componente curricular em relação à área de formação profissional, desvirtuando o caráter educacional dessa atividade. Cientes da coexistência contraditória entre desdobramentos favoráveis e problemáticos do estágio não-obrigatório remunerado para o processo de formação profissional dos/as assistentes sociais, concluímos que essa modalidade de estágio, quando vinculada à intervenção do Serviço Social e sob supervisão de assistente social, a despeito de suas implicações diretas com os interesses do mercado, potencializa o desenvolvimento de competências e habilidades intrínsecas ao processo de formação profissional. Entretanto, se distanciada da área de formação e/ou sem o devido acompanhamento didático-pedagógico, estabelece pouca ou nenhuma interface com a formação dos/as assistentes sociais. Contudo, mesmo distanciadas do exercício e da formação acadêmica na área do Serviço Social e/ou permeadas por fragilidades no processo de ensino-aprendizagem, essas experiências exercem profunda influência na formação dos/as assistentes sociais, podendo fragilizar o compromisso com o projeto ético-político, disseminar a subalternidade da profissão e tornar confuso e conflituoso o processo de construção da identidade profissional. Nesse sentido, as investidas do capital para reduzir os gastos com a força de trabalho, as dificuldades vivenciadas pelas universidades públicas brasileiras para garantir a qualidade do ensino diante da insuficiência de recursos humanos e materiais e a subvalorização dos componentes não-obrigatórios do processo de formação profissional dos/as assistentes sociais são fatores que obstacularizam o reconhecimento e a materialização do potencial didático-pedagógico dos estágiosTese Ética em questão: as estratégias para consolidação do Projeto Ético-Político do Serviço Social na Secretaria Municipal de Saúde de Maceió(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-31) Moraes, Jinadiene da Silva Soares; Lima, Rita de Lourdes de; http://lattes.cnpq.br/4393150155693864; http://lattes.cnpq.br/4299205590635728; Santos, Silvana Mara de Morais dos; http://lattes.cnpq.br/2706150547032239; Souza, Ilka de Lima; Vale, Erlenia Sobral do; Rosado, Iana Vasconcelos Moreira; Correia, Maria Valéria CostaA pesquisa teve como objeto de estudo os desafios ético-políticos e as estratégias utilizadas no cotidiano profissional pelas assistentes sociais da Saúde para a consolidação do projeto ético-político do Serviço Social (PEP) em Maceió/AL e teve, como objetivo principal, conhecer e analisar os desafios ético-políticos e as estratégias utilizadas pelas assistentes sociais para a consolidação do PEP. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: apreender os impactos do projeto privatista da saúde no exercício profissional das assistentes sociais e analisar como as assistentes sociais lidam e avaliam tais impactos; identificar e analisar as estratégias e ações de fortalecimento do projeto ético-político por meio da atuação das profissionais de Serviço Social; identificar e analisar a base teóricopolítica que referencia a atuação das assistentes sociais. A perspectiva adotada para o desenvolvimento da pesquisa fundamentou-se no método crítico-dialético, que reconhece como categorias centrais para o desvendamento da realidade: a contradição, a mediação, a historicidade e a totalidade. Durante todo o processo de aproximação ao objeto foram discutidas também categorias como trabalho, ética e política. Partindo dessa perspectiva e para alcançar os objetivos propostos a essa investigação definiu-se uma metodologia qualitativa da pesquisa que se deu por meio das seguintes abordagens: revisão bibliográfica, análise documental e entrevista semi-estruturada. Estabeleceu-se como critérios para inclusão na amostra: ser assistente social concursada; atuar na atenção primária na Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (Alagoas); estar em pleno exercício profissional no período da entrevista e; não estar em estágio probatório. Devido ao distanciamento imposto pela pandemia de coronavírus que perdura desde março de 2020, apenas uma entrevista foi realizada presencialmente, as demais aconteceram via plataforma digital Google Meet. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e as profissionais assinaram a autorização para que fossem gravadas as entrevistas. Participaram da entrevista, 12 assistentes sociais perfazendo um percentual de 22,64% das profissionais que atuam na atenção primária de Maceió. As profissionais foram selecionadas por meio de sorteio aleatório e optou-se, inicialmente, por sortear uma profissional por distrito, naqueles que possuem menor número de assistentes sociais (distritos II, IV, VI e VIII) e duas profissionais nos quatro distritos que concentram maior número de assistentes sociais (I, III, V e VII). Contudo, precisou-se redimensionar essa divisão devido à indisponibilidade de assistentes sociais do III distrito sanitário que foi atingido pelo crime ambiental provocado pela BRASKEM, aumentando de 02 para 04 assistentes sociais do VII distrito sanitário. Segundo as assistentes sociais esse foi o território que mais recebeu pessoas dos bairros que estão afundando. A partir da análise das falas das profissionais foi possível identificar que os principais desafios ético-políticos que impactam no cotidiano profissional são a conjuntura nacional e a local que são desfavoráveis à materialização do referido projeto, haja vista, a ênfase dos governos federal e municipal no fortalecimento do projeto privatista na política de saúde, o que afeta o desenvolvimento das ações profissionais relativas ao acesso de usuários/as a seus direitos, a serviços sociais públicos e de qualidade. Verificou-se ainda como um desafio e dificuldade para as profissionais a questão do planejamento e da sistematização de suas ações, bem como, maior a articulação com outras categorias profissionais e com demais trabalhadores/as cujos princípios se assemelham aos defendidos pelo projeto profissional crítico, assumido pelo Serviço Social. Registrouse uma incipiente articulação com outras categorias profissionais, organizações nãogovernamentais e movimentos sociais. Foi constatado o distanciamento entre as profissionais e as entidades representativas da profissão, o que não apareceu nas falas como um problema, contudo, considera-se importante o estímulo a essa aproximação com o intuito de fortalecer o PEP. Concluiu-se ainda que as assistentes sociais desenvolvem estratégias para a consolidação do projeto ético-político do Serviço Social nas unidades básicas de saúde do município de Maceió, por meio do contínuo trabalho de socialização das informações aos/às usuários/as, articulação com assistentes sociais de outras unidades de saúde e de outros serviços sociais, a constante qualificação profissional e avaliação de sua prática. Pode ser constatado também o incentivo à participação social nos conselhos gestores de saúde e nos grupos existentes nas unidades. Essas são estratégias indispensáveis para a manutenção da hegemonia do projeto ético-político.Dissertação O/A assistente social enquanto trabalhador/a assalariado/a: uma análise sobre as condições objetivas de trabalho das agentes fiscais dos CRESS da Região Nordeste(2017-08-28) Lima, Micarla de Moura; Costa, Maria Dalva Horácio da; http://lattes.cnpq.br/1927931527903510; https://orcid.org/0000-0002-9763-6384; http://lattes.cnpq.br/2574921503947132; Inácio, Miriam de Oliveira; Sousa, Aione Maria da Costa; http://lattes.cnpq.br/9389075067656849; Rosado, Iana Vasconcelos Moreira; http://lattes.cnpq.br/1053379078562406Este trabalho debruça-se sobre a condição de trabalhadora assalariada a que estão submetidas as Assistentes Sociais que atuam na função de Agente Fiscal nos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) da Região Nordeste, com o objetivo de analisar as condições objetivas de trabalho das Agentes Fiscais nos referidos CRESS. Utilizamos um referencial crítico dialético, fundamentado na tradição marxista, afirmando a centralidade da categoria trabalho. Partimos do pressuposto de que enquanto trabalhadores/as assalariados/as, ainda que inseridos/as em organizações como os CRESS, os/as Agentes Fiscais não se encontram isentos/as das relações de trabalho inerentes à sociedade capitalista na atualidade, cujas expressões contemporâneas vêm atingindo fortemente a classe trabalhadora, especialmente a sobrecarga e a intensificação do trabalho, a exigência da polivalência de funções, os baixos salários e as precárias condições objetivas de trabalho. Constituiu-se em um estudo quali-quantitativo através de pesquisa documental e a aplicação de questionários online com a participação de 12 Agentes Fiscais em exercício nos 08 (oito) CRESS da Região Nordeste e de 04 (quatro) membros das gestões do triênio 2014-2017 desses Regionais. Os dados foram tratados com base na análise de conteúdo e analisados à luz do referencial teórico adotado. Constatou-se que a quantidade atual de Agentes Fiscais na maioria dos CRESS pesquisados se apresenta insuficiente para o atendimento das demandas que chegam à Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI), em virtude do grande aumento do número de profissionais inscritos/as nos últimos anos; a alta taxa de inadimplência na maioria desses regionais impede a contratação de mais profissionais; alguns Regionais necessitam adequar as condições éticas e técnicas de trabalho para as Agentes Fiscais às disposições da Resolução CFESS nº 493/06; necessitam de investimentos em educação permanente para as Agentes Fiscais em razão da peculiaridade do cargo; e a importância do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para a construção de uma sólida e atrativa carreira profissional para o/a Agente Fiscal no âmbito dos CRESS, visando a continuidade do trabalho desenvolvido de execução da Política Nacional de Fiscalização (PNF) e, consequentemente, do fortalecimento do projeto ético-político da profissão de Serviço Social.Dissertação O trabalho dos/as assistentes sociais nos territórios da Atenção Primária à Saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-10-27) Silveira, Leonardo Diego da Silva; Hoffmann, Edla; https://orcid.org/0000-0003-3431-9688; http://lattes.cnpq.br/8231237630604757; https://orcid.org/0000-0001-5251-5020; http://lattes.cnpq.br/4912015983797940; Silva, Eliana Andrade da; Rosado, Iana Vasconcelos Moreira; Reidel, TatianaA presente dissertação analisa o trabalho dos/as assistentes sociais nos territórios da Atenção Primária à Saúde (APS). Para tanto, o estudo consiste no resultado de análises e reflexões teóricas, além de recorte empírico realizado com as trabalhadoras assistentes sociais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Mossoró/RN a respeito do trabalho profissional nos territórios da Atenção Primária. Enquanto nível de atenção à saúde, a APS é responsável por serviços e ações de saúde referentes à promoção, à proteção, à prevenção, ao tratamento, à reabilitação etc. A efetivação desses serviços gira em torno da constituição de diferentes territórios, seja em uma região ou município, os quais exprimem necessidades sociais de saúde, conforme cada realidade sanitária. Nessa lógica, o território é uma categoria que possui centralidade para o trabalho profissional na Atenção Primária, inclusive para o trabalho de assistentes sociais que se inserem nesse nível de atenção à saúde. A partir disso, empreendemos esta dissertação tendo como norte o seguinte problema: de que maneira se expressa e se desenvolve o trabalho profissional dos/as assistentes sociais diante dos territórios das Unidades Básicas de Saúde do município de Mossoró/RN? Na busca de respostas para este problema de pesquisa, nosso estudo foi desenvolvido metodologicamente por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com caráter qualitativo, alicerçado no materialismo históricodialético. A população do estudo foi representada por quinze assistentes sociais, todas do sexo feminino, que trabalham nas UBS da zona urbana de Mossoró. A participação das profissionais no estudo aconteceu em duas etapas. Na primeira etapa, todas as quinze assistentes sociais participaram respondendo a um questionário construído via google formulários. Já para a segunda etapa, uma entrevista semiestruturada, participaram cinco assistentes sociais, convidadas via técnica de amostragem nãoprobabilística intencional em conformidade com as respostas emitidas ao questionário e, também, com a divisão locorregional de cada zona administrativa de saúde do município. A análise dos dados aconteceu via técnica de Análise de Conteúdo e foram expostos no decurso da escrita desta dissertação. Os resultados da nossa investigação revelaram que o trabalho das assistentes sociais nos territórios é viabilizado em algumas realidades da APS do município e em outras, não. As assistentes sociais participantes deste estudo reconhecem o território como um elemento importante para o trabalho delas na APS e buscam, a depender do contexto, objetivá-lo em conformidade com as particularidades advindas dos territórios. Ressaltamos, nessa sequência, a existência de diferentes expressões da questão social que se revelam ao trabalho das assistentes sociais na APS por meio de uma ampla diversidade de demandas e atividades que são desenvolvidas pelas profissionais defronte o território. Conclui-se afirmando a potencialidade que o território detém na APS, sobretudo no que se refere às possibilidades para a concretização do trabalho dos/as assistentes sociais nesse nível de atenção, os/as quais têm contribuído para a efetivação de direitos sociais e para o enfrentamento das expressões da questão social reveladas na APS por via das necessidades sociais de saúde existentes nos territórios da vida humana.Tese Trabalho e saúde: análise da relação entre condições de trabalho e motivação no emprego e suas interfaces com a saúde dos profissionais nos hospitais públicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-01) Rosado, Iana Vasconcelos Moreira; Maia, Eulália Maria Chaves; ; http://lattes.cnpq.br/2021670670663453; ; http://lattes.cnpq.br/1053379078562406; Correia, Divanise Suruagy; ; http://lattes.cnpq.br/4587796198121901; Torres, Gilson de Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/1944547152815226; Ramos, Samya Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/9992250638318014; Torres, Tatiana de Lucena; ; http://lattes.cnpq.br/2310895002206004A saúde resulta da interação de fatores biológicos, sociais, econômicos, políticos e culturais. Nessa perspectiva, objetivou-se analisar a relação entre o trabalho nos hospitais públicos de urgência e emergência e o processo de saúde-adoecimento dos profissionais que o executam. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantiqualitativa, na qual foram aplicados questionários com 240 profissionais (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais). Os resultados demonstraram que os sujeitos reconhecem a importância do trabalho para garantia de condições favoráveis à saúde. Entretanto, destacam seus efeitos no desgaste físico e psíquico dos trabalhadores, por impulsionar estresse, ausência de hábitos saudáveis, hipertensão arterial, distúrbios do sono, osteomusculares e gastrintestinais. Torna-se premente enfrentar esta realidade, para potencializar a saúde dos profissionais e, por conseguinte, a qualidade da assistência ao usuário, visto que o adoecimento dos trabalhadores de saúde está fortemente relacionado com o modelo de saúde existente na sociedade.Tese Trabalho, Educação e Serviço Social: as interfaces da precarização no trabalho do professor substituto no Nordeste brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-01-29) Lima, Daniele Gomes de; Lima, Rita de Lourdes de; https://orcid.org/ 0000-0002-7920-115X; http://lattes.cnpq.br/4393150155693864; http://lattes.cnpq.br/8401942096643055; Vale, Erlenia Sobral do; Rosado, Iana Vasconcelos Moreira; Souza, Ilka de Lima; 83880518491; http://lattes.cnpq.br/4908287844452252; Souza, Iris de Lima; Santos, Silvana Mara de Morais dos; http://lattes.cnpq.br/2706150547032239Esta tese tem como objetivo investigar as particularidades do trabalho do docente substituto no âmbito dos cursos de graduação presenciais em Serviço Social nas universidades federais do Nordeste brasileiro, levando em consideração o contexto de mudanças empreendidas pelas políticas educacionais propostas pelos ajustes neoliberais que vêm ampliando o processo de precarização e intensificação do trabalho docente. Para tanto, buscamos conhecer as condições de trabalho e as particularidades desta modalidade de contratação laboral em três universidades públicas federais do Nordeste: Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A escolha do Nordeste se justifica considerando nossa inserção na realidade nordestina, na qual exercemos a função de docente substituta e na qual, atualmente, nos encontramos na condição de discente de pós-graduação. Utilizamos como critério para definição da amostra das universidades a existência de curso de graduação e pós-graduação em Serviço Social com mestrado e doutorado que, no Nordeste, são nessas três universidades. A escolha do critério da existência de pós-graduação com mestrado e doutorado, se deu para nos possibilitar analisar como a precarização dos vínculos empregatícios dos docentes impactam a formação não só na graduação em Serviço Social, mas também na pós-graduação. Fundamentada no materialismo histórico-dialético, enquanto método e teoria, a pesquisa realizada é de caráter qualitativo e pretende demonstrar a intrínseca relação entre o trabalho, a reprodução social e o complexo social da educação, a partir dos pressupostos marxianos e lukacsianos para a análise da gênese ontológica e da função social do complexo educativo, bem como os limites que este apresenta nos marcos da sociabilidade do capital, analisando as particularidades da sociedade brasileira e da região Nordeste na atual conjuntura. Para o alcance dos objetivos da pesquisa, foram utilizados os procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi planejada a partir do aporte das produções teóricas, preparando-se antecipadamente o instrumento de coleta de dados empíricos, que contemplou, inicialmente, indicadores que viabilizaram a investigação das problemáticas previstas no projeto de pesquisa. Na execução dessa pesquisa levamos em consideração também o contexto de pandemia da COVID-19, vivenciada em esfera mundial, durante todo o ano de 2020, o qual tem requisitado dos docentes uma nova configuração do seu processo de trabalho, via ensino remoto emergencial. A pesquisa bibliográfica, documental e de campo nos mostrou que o trabalho docente tem se constituído como parte integrante das estratégias mercadológicas do capital de prevalência do privado sobre o público. Nesse contexto, o trabalho do professor substituto nos cursos de Serviço Social em 3 universidades do Nordeste brasileiro tem como principais tendências: jornada de trabalho restrita a ministração das atividades de ensino; jornada de trabalho, em sua maioria, de 40 horas semanais e com muitas disciplinas - inviabilizando, portanto, a participação destes docentes nas atividades de pesquisa e extensão e consequentemente promovendo a fragilização do tripé da formação ensino, pesquisa e extensão; falta de autonomia na escolha das disciplinas; lotação em disciplinas com temáticas distintas; falta de suporte pedagógico, falta de infra-estrutura; sobrecarga de disciplinas e de trabalho; instabilidade do contrato e a incerteza do futuro. Estes elementos identificados na pesquisa fazem parte, portanto, dos processos de intensificação e precarização do trabalho oriundos das transformações do mundo do trabalho e da reestruturação produtiva que têm atingido o cenário brasileiro, principalmente a partir dos anos 1990, quando se instala a ofensiva neoliberal, trazendo sérios efeitos não só para o processo de trabalho docente, mas para a qualidade da formação profissional em Serviço Social.