Navegando por Autor "Rosado, Viviane Layse Silva"
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TCC Comunicação de más notícias por enfermeiros em pediatria: revisão de escopo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-25) Rosado, Viviane Layse Silva; Silva, Carlos Jordão de Assis; https://orcid.org/0000-0002-3146-1518; Silveira, Bruna Ruselly Dantas; Azevedo, Ana Teresa Leiros deIntrodução: A comunicação de más notícias se configura como um desafio na saúde, tornando-se uma tarefa desafiadora para quem precisa desempenhá-la, inclusive por enfermeiros no contexto pediátrico. Objetivo: Mapear as características da comunicação de más notícias por enfermeiros em pediatria. Método: Trata-se de uma revisão de escopo desenvolvida entre Março e Maio/2024, que se propõe a responder a seguinte questão de pesquisa: “Como se caracteriza a comunicação de más notícias por enfermeiros em pediatria?”. A busca foi desenvolvida em seis bases de dados, uma biblioteca virtual e sete repositórios de teses e dissertações. As buscas realizadas foram exportadas para a ferramenta Rayyan Intelligent Systematic Review, por dois revisores de forma independente e cegada, e, nos casos de divergências, essas foram resolvidas por um terceiro revisor. A coleta de dados foi realizada mediante a utilização de um instrumento padronizado adaptado do Cochrane Data collection form. Os achados foram apresentados de forma descritiva, sintetizados através de ilustrações e analisados conforme literatura científica pertinente à temática. Resultados: Foram incluídos 31 estudos publicados principalmente no ano de 2018 e do Reino Unido. As características da comunicação de más notícias por enfermeiros em pediatria quanto as estratégias utilizadas foram majoritariamente: comunicação de acordo com o nível de desenvolvimento cognitivo/maturidade e conhecimentos prévios/questionamentos da criança/adolescente, e utilização do lúdico. Em relação às facilidades, destacou-se a existência/colaboração de uma equipe multi/interprofissional e o maior tempo que o enfermeiro passa com o paciente em comparação aos demais profissionais. Concernente às dificuldades, a mais predominante foi a falta de conhecimento, preparo, confiança, experiência e/ou segurança. Além disso, apoiar/acolher/encorajar família e/ou equipe foi a atuação do enfermeiro mais citada nos estudos. Conclusão: a comunicação de más notícias por enfermeiros em pediatria deve acontecer de acordo com o nível de desenvolvimento cognitivo e maturidade da criança e adolescente, além dos conhecimentos prévios e questionamentos dos mesmos, apropriando-se do lúdico. A maior quantidade de tempo que o enfermeiro fica com o paciente e seus cuidadores facilita e oportuniza a criação vínculo e confiança mútua. Entretanto, a falta de conhecimento, preparo, confiança, experiência e/ou segurança reflete de forma extremamente negativa na qualidade da assistência do enfermeiro e em seu envolvimento no processo.Artigo Planejamento e desenvolvimento de atividades criativas no ensino remoto sobre saúde ocular: relato de experiência(Revista Ciência Plural, 2022) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Honorato, Stephani Thayná Rodrigues; Oliveira, Suelen Ferreira de; Leopoldino, Sâmella Karine de Macêdo; Fernandes, Narjilla Allana Conceição Macena; Rosado, Viviane Layse Silva; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664ntrodução:Propostas pelos docentes do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, as metodologias ativas foram cultivadas entre os períodos letivos de forma a dinamizar conteúdos que normalmente carregam um grande acervo teórico para serem aprendidos. Além disso, promovem habilidades na formação dos estudantes, tais como: proatividade, liderança, trabalho em equipe, entre outros.Objetivo:descrever o planejamento e desenvolvimento de atividades criativas no ensino remoto sobre saúde ocular.Metodologia:É um estudo descritivo derivado da disciplina de “Atenção Integral à Saúde do Adulto I”, sob forma de sala invertida e vivenciadopor discentes da graduação em Enfermagem do 5.º período da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Resultados:No horário do encontro, foram reproduzidos quatro vídeos teóricos sobre a saúde ocular, intercalando-os entre três rodadas de perguntas na modalidade de gincana. Além disso, realizaram-se atividades lúdicas como reprodução de paródias e quizzespara fixação do conhecimento.Conclusões:Pretende-se contribuir e incentivar o uso de metodologias ativas de forma que o discente construa sua autonomia em potencial, necessária para que se tome a frente da sala de aula, além de construir habilidades de ensino para sua futura atuação profissional