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Navegando por Autor "Roseno, Antônio Vitor da Silva"

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    Artigo
    Autopercepção de queixas de memória e de qualidade do sono em universitários
    (Revista Neurociências, 2022-11-25) Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa; Roseno, Antônio Vitor da Silva; Melo, Crislaynne Kelly Carvalho de; Silva, Arthur José Lopes da; Pessoa, Tayná Fernandes; Santana, Gabrielly Alves de; Santiago, Libini Evelyn de Souza; Almeida, Larissa Nadjara; Montenegro, Déborah Lúcia Feitosa; https://orcid.org/0000-0003-1716-1575
    Introdução. Para um bom funcionamento dos processos de memória é indispensável que o indivíduo tenha uma boa qualidade de sono. Com isso, uma má qualidade de sono pode impactar na memória dos estudantes universitários. Objetivo. Verificar a associação entre a autopercepção da qualidade do sono e das queixas de memória em jovens universitários. Método. Trata-se de um estudo de campo transversal, de caráter analítico, com abordagem quantitativa. A população do estudo foi composta por meio de uma amostra de 519 estudantes, selecionados por conveniência, não-probabilística, com média de idade de 22,9±5,5, sendo 408 mulheres 111 homens. Para a coleta dos dados, foram utilizados: o questionário de Memória Prospectiva e Retrospectiva para analisar as queixas de falha de memória; um questionário, elaborado pelos pesquisadores, para identificar as queixas de memória relacionadas ao ambiente acadêmico; e o Índice de qualidade do Sono de Pittsburg para verificar a qualidade do sono. Os dados foram analisados estatisticamente, de forma descritiva e inferencial, por meio do teste Qui-Quadrado, com p<5%. Resultados. Foi possível observar que os estudantes declaram ter uma boa qualidade do sono. Verificou-se que os estudantes que referem uma pior qualidade do sono sinalizaram uma maior frequência nas queixas de memória. Os participantes que acreditam que a rotina universitária provoca um aumento nas falhas de memória afirmaram ter uma qualidade do sono muito ruim. Conclusão. Há associação entre qualidade do sono e queixas de memória. Os discentes que referem uma pior qualidade do sono apresentam maior frequência nas queixas de memória.
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    TCC
    Autopercepção de queixas de memória por universitários com diferentes padrões de qualidade do sono
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Brazão, Paula Ranielle de Barros; Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0498921258146252; https://orcid.org/0000-0003-4905-3691; Assenço, Ana Manhani Cáceres; http://lattes.cnpq.br/8570197052069144; Roseno, Antônio Vitor da Silva; http://lattes.cnpq.br/3137357781062630
    Objetivo: Analisar as diferenças nas queixas de memória autopercebidas com base nos diferentes padrões de qualidade do sono em estudantes universitários. Métodos: Trata-se de um estudo de campo, transversal, de caráter analítico, com abordagem quantitativa, avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética, sob o protocolo de nº 3.918.533. A população do estudo foi composta por meio de uma amostra de 519 estudantes, mas os dados de 414 participantes foram selecionados, mediante critérios de elegibilidade. Os participantes tiveram média de idade de 23 anos de idade, sendo 326 mulheres e 88 homens. Para coleta de dados, foram utilizados: o Questionário de Memória Prospectiva e Retrospectiva (QMPR), para analisar as queixas de memória dos universitários; e o Índice de qualidade do sono de Pittsburg (IQSP), para analisar a qualidade do sono dos universitários. Os dados foram tabulados em planilha eletrônica digital e analisados quantitativamente, de forma descritiva e inferencial, por meio do software Jamovi. Resultados: Foi possível observar que todos os estudantes apresentaram queixas de memória, e os que apresentam distúrbios do sono e má qualidade de sono apresentam mais queixas, especialmente de memória de curto prazo. O grupo com boa qualidade do sono apresentou média de escore total de queixas de 37,52 (±8,96). Já a média dos estudantes com qualidade do sono ruim foi de 43,63 (±11,11) e a dos universitários com distúrbio do sono foi de 49,84 (±11,14). Conclusão: Há diferenças entre a quantidade de queixas de memória autopercebidas por universitários com base em sua qualidade do sono. Estudantes com qualidade do sono ruim ou com presença de distúrbios do sono apresentam mais queixas de memória, principalmente de curto prazo, do que os que possuem boa qualidade do sono
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