Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rossetti, Emili Adami"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A ciência no portal da UFRN: uma análise da produção noticiosa da instituição
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-07) Silva, Marcelha Pereira da; Maia, Kênia Beatriz Ferreira; Barcelos, Janaína Dias; Rossetti, Emili Adami
    A comunicação da ciência brasileira pode, e deve, ser feita nos locais onde ela está sendo pesquisada e construída diariamente: nos institutos, universidades e laboratórios de todas as regiões do Brasil. Por isso, interessa nesta pesquisa questionar qual o espaço e tratamento dados à notícia de ciência no site institucional da maior instituição de ensino superior e pesquisa do Rio Grande do Norte, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para responder a essa pergunta, foram catalogadas as produções envolvendo Ciência, Tecnologia e Inovação divulgadas, no período de quatro meses, de agosto a novembro de 2019, no site institucional da UFRN. Em seguida, essas produções foram separadas em três grupos de análise (Grupo 1, Grupo 2 e Grupo 3) de acordo com suas características jornalísticas. Essa divisão foi feita para que fossem realizadas as análises de conteúdo, com base nos teóricos Gislene Silva (2003, 2005), Kunsch (2018) e Vizeu (2003), e as análises quantitativas em relação à cobertura jornalística das áreas do conhecimento. A partir disso, foi observado, na análise de conteúdo, o potencial de produção para os Grupos 1 e 2, cada um dentro de seus objetivos de divulgação, de realizar conteúdos melhor pensados para divulgar a Ciência. Enquanto as reportagens do Grupo 3 celebram o que o jornalismo científico tem de melhor: o aprofundamento das pesquisas científicas produzidas por pesquisadores da UFRN, com dados, gráficos e imagens para facilitar a compreensão do conteúdo tratado. Por sua vez, na análise das áreas do conhecimento, a conclusão obtida foi de que as produções do Grupo 2 e 3 podem melhorar seu campo de cobertura para abranger de forma mais igualitária as áreas do conhecimento, da mesma forma como acontece com as notícias do Grupo 1. Além disso, também foi verificado, nesta monografia, o aumento no número de produções de Ciência durante o mês de novembro de 2019, dado relevante para representar o crescimento da atenção da Agência de Comunicação com as notícias e reportagens de Ciência ao decorrer do período. Dessa forma, entendendo o jornalismo científico como parceiro do Portal da UFRN para a popularização da Ciência, a Agência de Comunicação, além de contribuir para o conhecimento sobre as pautas científicas por parte da sociedade, pode passar a fortalecer também a construção da universidade como referência no que diz respeito à produção de conhecimento científico de qualidade no Rio Grande do Norte.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Divulgação científica para empoderamento institucional: o discurso da revista Darcy e a midiatização da academia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-22) Rossetti, Emili Adami; Maia, Kenia Beatriz Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/8600703674458800; ; http://lattes.cnpq.br/4519441165421926; Burgos, Taciana de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/0810842293933295; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Gomes, Isaltina Maria de Azevedo Mello; ; http://lattes.cnpq.br/3715206085360657
    A ciência tem se mantido em posição hegemônica entre as diversas formas de conhecimento que possibilitam perceber nosso entorno. Após um movimento de introversão do campo científico, que oportunizou o empoderamento da academia, é crescente a discussão, na atualidade, sobre a necessidade de se divulgar o conhecimento da área para a sociedade. Nosso estudo se propõe a observar o discurso de divulgação científica institucional, levando em consideração as condições históricas que possibilitaram a emergência da ciência como legítima observação da natureza e do homem, bem como a outorga de credibilidade à mídia. Para tanto, temos como objeto de estudo os textos de editoriais da revista Darcy, de divulgação científica e cultural da Universidade de Brasília. Voltamo-nos para a observação do discurso de compartilhamento de saber pela mídia, abordando, para tal, os conceitos de campo, de Bourdieu, e de “profanação”, de Agamben, em consonância com noções da área de comunicação organizacional. Além deles, os conceitos de dispositivo, discurso e saber-poder empregados têm como base os estudos da escola francesa que os associam à necessidade de se pensar o poder como relação entre o discursivo e o nãodiscursivo, tendo Michel Foucault como importante expoente deste pensamento. A pesquisa, apoiada da Análise do Discurso de escola francesa, leva-nos a perceber um processo de mútua validação dos discursos científico e jornalístico, que se associam ao fortalecimento da própria instituição e do próprio campo científico, em textos que têm como pano de fundo o fortalecimento da imagem e da reputação institucionais.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM