Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rubem, Brunna Raquel Passos da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Função quadrática a partir da ideia fundamental de variação: um estudo com alunos da 1ª série do ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Rubem, Brunna Raquel Passos da Silva; Balvin, Fabian Arley Posada; https://orcid.org/0000-0003-4413-7298; http://lattes.cnpq.br/5612306074421036; http://lattes.cnpq.br/6713588053332211; Villa-ochoa, Jhony Alexander; Cury, Fernando Guedes; https://orcid.org/0000-0002-2941-4456; http://lattes.cnpq.br/6258771568808939
    O tratamento da álgebra restringido a técnicas operacionais foi um dos motivadores iniciais deste trabalho. Ao lançar o olhar para a abordagem até então vivida no Ensino Médio do conteúdo de funções matemáticas, Função Quadrática, observa-se que este perpassa por uma abordagem em que é prioritariamente utilizado as relações e notações de conjuntos numéricos em detrimento de uma abordagem de seus aspectos variacionais. Pela leitura do documento normativo educacional, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), observou-se uma preocupação no desenvolvimento de ideias matemáticas fundamentais (equivalência, variação, interdependência, representação ordem, proporcionalidade e aproximação) para converterem-se em objetos de conhecimento na escola na Educação Básica. Temos como questão orientadora de pesquisa: como a ideia fundamental de variação e análises covariacionais podem contribuir na aprendizagem do conceito de função quadrática de estudantes de 1ª série do ensino médio? A partir dos estudos, obtivemos como resultado dessa pesquisa de Mestrado Profissional, um Produto Educacional (PE) em formato de sequência de atividades a partir da organização didático-pedagógica das Atividades Orientadoras de Ensino (AOE) de Moura (2016). Consideramos que o nosso objetivo principal foi alcançado através da sequência didática desenvolvida e intitulada como “A Ideia Fundamental de Variação para estudo de Função Quadrática a partir de peças Lego e Cartas Uno”, em que é composta de duas tarefas investigativas que oportunizaram as discussões da aplicação e validação do produto construído, culminando assim nas análises descritivas das contribuições na aprendizagem do conceito de função quadrática de estudantes de 1ª série do Ensino Médio. Daqui vemos a relevância de nosso trabalho como potencial para reaplicação em sala de aula por docentes que possuem intenção didática de colocar os estudantes como protagonistas de sua aprendizagem e de propiciar o desenvolvimento do raciocínio matemático através de situações práticas que favoreçam a compreensão de relações funcionais matemáticas lineares e quadráticas.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM