Navegando por Autor "Sá, Edna Maria Rangel de"
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Livro De rastros e vidas e outros contos(EDUFRN: Editora IFRN, 2022-12-15) Trigueiro, Ana Cláudia; Gurgel, Ayala; Marinho, Clayton Rodrigo da Fonsêca; Veras, Diógenes Carvalho; Sá, Edna Maria Rangel de; Souza, Elionai Andrade de; Duarte, Fabíola Jerônimo; Gameleira, Flávio; Belo, Hartemys; Rodrigues, João; Éden, Lune; Campos, Marcos Antonio; Santos, Paulo Guilhermino dosO livro "De rastros e vidas e outros contos" reúne 15 contos selecionados na terceira edição do Concurso Literário Américo de Oliveira Costa, promovido pela Editora da UFRN e a Editora IFRN. Os textos da coletânea apresentam variedade temática e de estilo, resultando em uma amostra original do conto potiguar contemporâneo.Dissertação Entre mortos e vivos: a escrita ensaística de Prelúdio e fuga do real(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-10) Medeiros, Regina Lúcia de; Sá, Edna Maria Rangel de; Araújo, Humberto Hermenegildo de; http://lattes.cnpq.br/7649931632253545; Costa, Maria Suely da; http://lattes.cnpq.br/1891779191833711; http://lattes.cnpq.br/1736809137051573; http://lattes.cnpq.br/1169485862952183O presente trabalho consiste numa análise integrativa do Prelúdio e fuga do real, do norte-rio grandense Luís da Câmara Cascudo. Editado pela primeira vez em 1974, esse livro é fruto da maturidade do escritor, e sua escrita revela, como procuramos demonstrar, traços recorrentes na produção cascudiana, apresentando diálogos entre um “eu-ficcionalizado” do próprio autor, que atende ao vocativo de “professor”, e escritores e personagens da literatura ocidental, figuras religiosas e míticas, assim como personalidades políticas. Tendo em vista a própria natureza do seu texto, nossa pesquisa tem como objetivo principal analisar as relações dialógicas que caracterizam a tessitura do livro, a fim de compreender em que medida elas contribuem para definir o posicionamento de seu autor frente à tradição ocidental e sua reflexão sobre a experiência do homem na modernidade. Entre essas relações, ressalta, no Prelúdio, o diálogo literário que a escrita cascudiana trava com a escrita ensaística do pensador francês Michel de Montaigne. Embora o corpus desta dissertação seja composto pelo Prelúdio e fuga do real, acrescentamos a ele dados secundários coletados em outros lugares da obra cascudiana, necessários para o cruzamento de informações e para o esclarecimento de alguns pontos obscuros. No tocante à fundamentação teórico-metodológica desta pesquisa, recorremos à análise integrativa (CANDIDO, 1971; 2002), à concepção bakhtiniana da linguagem (BAKHTIN, 1988; 1997; 2003) e às contribuições de Gómez-Martínez (1999) acerca do gênero “ensaio”.TCC O que se diz quando se cala? Silêncio e velhice na obra Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Oliveira, Gabriela Rodrigues Melo de; Santos, Derivaldo dos; Welter, Juliane Vargas; Sá, Edna Maria Rangel deO presente trabalho tem como objetivo a análise do silêncio presente na obra Quarenta dias (2014), de Maria Valéria Rezende. A luz disso, busca-se estabelecer uma relação desses momentos de ausência de fala com as questões referentes ao silenciamento dos idosos. Nesse sentido, a pesquisa partirá do levantamento bibliográfico dos textos de Perrone-Moisés (2016), Holanda (2004), Candido (2006) e Ginzburg (2012) para refletir sobre literatura e sua relação com o contexto social e cultural na contemporaneidade, a fim de situar a autora e sua obra. Duas categorias teóricas serviram de embasamento para a discussão: para a investigação do silêncio, foram utilizados o pensamento teórico e crítico de Holanda (1992), de Barthes (2003) e de Wolff (2014); para a questão referente ao envelhecimento foram evidenciadas as teorias de Beauvoir (1970), de Federici (2019), de Woolf (2019) e de Branco e Brandão (1995), em que se desenvolveu uma visão panorâmica acerca da percepção da velhice, a fim de analisar como a questão é representada literariamente na narrativa investigada. Diante disso, observou-se que o silêncio aparece na obra fomentando significados multifacetados, como de resistência, submissão e compreensão, além de trazer conexões significativas imbricadas ao envelhecimento, guardando questões como as pressões sociais que as mulheres sofrem durante a vida que não se encerram na velhice.TCC A voz do que se cala: O signo do silêncio em "Amor", de Clarice Lispector(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Maia, Yngrid Cecília Teixeira; Santos, Derivaldo dos; https://orcid.org/0000-0002-7001-8578; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; Menezes, Gabriella Kelmer de; http://lattes.cnpq.br/1821772514149644; Sá, Edna Maria Rangel deEste estudo analisa o conto Amor, de Clarice Lispector, presente na coletânea Laços de Família (1960), com enfoque no papel simbólico do silêncio na construção da subjetividade da protagonista, Ana. A abordagem qualitativa, fundamentada em análises literárias e críticas de autores como Alfredo Bosi (2015) e Benedito Nunes (1989), associa-se à exploração do silêncio nos estudos de Andressa Estrela Lima (2023), Eni Puccinelli Orlandi (2007), Lourival Holanda (1992), Maria Lúcia Homem (2012) e Suelena Werneck Pereira (2009) para esclarecer como esse recurso narrativo, na obra, transcende a ausência de fala e revela as tensões existenciais da personagem. A partir dessa perspectiva, esta análise evidenciou a importância do silêncio na construção das camadas psicológicas e existenciais que permeiam a narrativa, contribuindo para uma leitura mais aprofundada da obra de Lispector. Durante o desenvolvimento da discussão, constatou-se que o silêncio em Amor reflete não apenas a alienação e a introspecção da protagonista, mas também atua como um catalisador de mudanças, pois funciona como forma de resistência e expressão alternativa, articulando os limites entre o dito e o não dito.