Navegando por Autor "SILVA, Cecília Garcia Araújo Januário da"
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TCC A Literatura Infantil e o pocesso de alfabetização com crianças na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-03) SILVA, Cecília Garcia Araújo Januário da; MELO, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; CAVAlCANTE, Christianne Medeiros; VIEIRA, Francileide Batista de AlmeidaO presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da literatura infantil para a construção de situações contextualizadas que suscitem o desenvolvimento da linguagem e consequentemente da alfabetização na Educação Infantil. Seu desenvolvimento orientou-se pelas seguintes premissas: a) as crianças são sujeitos concretos, contemporâneos e de direitos; com necessidades, interesses e potencialidades de apropriar-se da cultura e produzir cultura; b) a Educação Infantil é etapa inicial da Educação Básica, com função pedagógica de educar-cuidar e promover o desenvolvimento integral das crianças mediante experiências em que podem compartilhar as práticas da cultura – conhecimentos do mundo natural e social, múltiplas linguagens, em especial a linguagem verbal; c) a alfabetização e letramento são práticas cultural/linguagem, com dimensões de sistema e de produção discursiva, pela qual é possível conhecer, pensar, sentir e dizer o mundo e, portanto, conhecimento a ser aprendido e desenvolvido pelas crianças na Educação Infantil; d) a literatura infantil é um artefato cultural e na Educação Infantil é instrumento mediador no processo de alfabetização e letramento. Os dados foram construídos em uma sala de aula de nível V da Educação Infantil, numa Escola Municipal na cidade de Caicó/RN, tendo como aportes teórico-metodológicos, princípios da abordagem histórico-cultural de L. S. Vygotsky (2007;2008) e proposições do dialogismo de M. Bakhtin (1986) para a pesquisa sobre processos humanos, segundo os quais, em tais pesquisas é preciso considerar: que o objeto de estudo existe em permanente construção; que sua compreensão exige sua situação em contexto, buscando as relações que o constituem; que tanto o objeto, como sua compreensão são produções discursivas, ou seja, as relações de pesquisa são relações co-construídas entre pesquisador e sujeitos de pesquisa. A metodologia envolveu procedimentos de análise bibliográfica, sessões de observação do tipo semiparticipativa e entrevista do tipo semiestruturada. Os resultados das análises da investigação, nos deu indícios de que o modo como o processo de alfabetização tem sido desenvolvido com as crianças na Educação Infantil apresenta-se como uma prática em que não se faz ênfase ao seu caráter simbólico/discursivo. Apontam pouco uso da literatura infantil nesse âmbito - restrito e lacunar; em que esta não é experimentada como linguagem, interação com finalidades sociais reais, em contextos significativos. Portanto, apresenta a necessidade de que tais práticas sejam repensadas para que possam possibilitar às crianças condições em que possam ressignificar a leitura e a escrita, considerando-se as especificidades da Educação Infantil.