Navegando por Autor "Salgado, Camila Cristina Rodrigues"
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Artigo Apoio ao processo de acompanhamento e avaliação das ações do Programa Nacional de Banda Larga – PNBL: uma análise multicriterial(2014) Aires, Renan Felinto de Farias; Salgado, Camila Cristina Rodrigues; Araújo, Afrânio Galdino de; Ferreira, LucianoArtigo Clima organizacional: estudo de uma superintendência estadual de um banco múltiplo(2013-08) Salgado, Camila Cristina Rodrigues; Aires, Renan Felinto de Farias; Araújo, Afrânio Galdino deArtigo Contribuições à melhoria de processos organizacionais: uma avaliação empírica sob a perspectiva de mapeamento de processos em uma unidade da Universidade Federal da Paraíba(2013) Salgado, Camila Cristina Rodrigues; Aires, Renan Felinto de Farias; Walter, Fábio; Araújo, Afrânio Galdino deTCC E-Commerce e as pequenas empresas: uma proposta de roteiro para implementação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Vanderley, Rafael de Sousa; Caricio, Marcelo Rique; Salgado, Camila Cristina Rodrigues; Costa, Ruan Rodrigo Araújo daO e-commerce é hoje uma reinvenção das atividades de comércio e se tornou um dos conceitos mais representativos e fruto da Era Tecnológica. Foi criado e desenvolvido no ambiente da internet e é hoje um dos principais movimentadores de mercadorias em nível global. Consiste em um dos mais vitais motores do capitalismo contemporâneo. O presente estudo acadêmico reserva alguns tópicos para valorizar o ingresso de Pequenas Empresas brasileiras ao mercado externo através do e- commerce. Parte do pressuposto de que uma estrutura de comércio eletrônico é a melhor alternativa para agilizar a participação da pequena empresa brasileira no comércio internacional. Logo, os negócios via internet no campo das vendas é inegavelmente um segmento de mercado que não pode ser ignorado por governos e empresários, portanto, esse trabalho o destacou como uma alternativa das mais eficientes para empresários de pequeno porte que tenham por objetivo ampliar os seus negócios, assim como valorizou o e-commerce como um grande filão para a economia brasileira. Acerca da metodologia empregada para a presente pesquisa, quanto à sua natureza: é da modalidade exploratória descritiva e para a realização da pesquisa foram utilizados dados secundários extraídos na internet, como: livros publicados acerca do tema, artigos, monografias, teses, leis e resoluções da receita federal do Brasil. A pesquisa serve de apoio e referencial teórico a estudantes de áreas do conhecimento como: pesquisadores, discentes e docentes da Administração, Logística e Comércio Exterior, e também - entre os grandes beneficiados estão os empreendedores, vendedores e também os seus clientes. O aspecto social também do tema escolhido é relevante, pois o seu estudo vem a contribuir com um tema que favorece estudantes, pesquisadores e profissionais no Brasil. O material a ser exposto também irá acrescentar referencial teórico ao pouco material disponível acerca do tema em publicações no Brasil.TCC Eficiência em educação nos municípios do Rio Grande do Norte: um modelo DEA Network(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Queiroz, Jéssica Dalliane Gomes; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; Gurgel, André Morais; Salgado, Camila Cristina RodriguesO objetivo deste trabalho é analisar o desempenho dos municípios do Rio Grande do Norte no ensino fundamental (5º e 9º ano), aplicando o modelo Network Data Envelopment Analysis (DEA). Com este modelo, é possível avaliar a eficiência dos municípios em adquirir os recursos necessários (físicos e humanos) para o desenvolvimento educacional e, em seguida, a transformação desses recursos em desempenho acadêmico. Para isso, serão consideradas variáveis de insumo e produto obtidas nos portais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); sendo esta análise dividida em dois estágios, ou seja, uma análise de eficiência em redes. No primeiro estágio, são utilizados o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o gasto público (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB), entrada utilizada para analisar a aquisição em relação à oferta de ensino, representada no estudo pelo número de professores e escolas (outputs). Já no segundo estágio, os produtos intermediários gerados no primeiro estágio são então utilizados como entrada, além do número de alunos, tendo como produto final o indicador de efetividade do ensino, representado pela variável de desempenho no IDEB. Inicialmente, foram utilizados outros 3 modelos para comparação, em um deles mudou-se apenas a orientação, já para os dois restantes foi utilizado o modelo tradicional com retorno variável de escala e orientação ao output. A partir dos resultados de eficiência, considerando o modelo Network, tem-se que o município de Viçosa foi eficiente para todos os modelos utilizados. São João do Sabugi e Timbaúba dos Batistas também tiveram um bom desempenho, só não foram considerados eficientes em um dos modelos.Artigo Escolas de governo: o panorama brasileiro(2014) Aires, Renan Felinto de Farias; Salgado, Camila Cristina Rodrigues; Ayres, Kátia Virgínia; Araújo, Afrânio Galdino deArtigo Modelo multicritério para a avaliação para a avaliação da produção científica dos programas de pós-graduação em administração(2014) Aires, Renan Felinto de Farias; Salgado, Camila Cristina Rodrigues; Araújo, Afrânio Galdino deTCC Plano de negócios: o caso do Dantas – Comércio de Materiais de Construção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Oliveira, Maria Emília Dantas de; Carício, Marcelo Rique; Salgado, Camila Cristina Rodrigues; Costa, Ruan Rodrigo Araújo daO presente plano de negócio foi elaborado com base na problemática da análise da viabilidade de criação do Dantas – Comércio de Materiais de Construção, para tanto, se analisou a viabilidade administrativa, operacional, ambiental e econômico- financeiro. Este plano foi realizado mediante aplicação de questionário em cinquenta e dois potenciais clientes no bairro Praia do Meio - Natal/RN, bem como dos bairros adjacentes, sendo eles: Petrópolis, Areal e Rocas, cujo objetivo foi avaliar os hábitos e necessidades destes consumidores, bem como a receptividade da implantação da empresa em questão neste projeto. Por fim, expõe os motivos pelos quais são feitas as recomendações de implementação e a viabilidade do projeto. Os resultados deste trabalho apontam a sua eficiência, tendo como base os dados trabalhados e utilizados nas previsões econômico-financeiras, além da aceitação positiva da estratégia da empresa. Conclui-se, portanto, da viabilidade na criação da empresa.Artigo Sistema de gestão ambiental no verdegreen hotel João Pessoa/PB: um estudo de caso sob a perspectiva da resource-based view(Revista de Administração Mackenzie, 2015) Colombo, Ciliana Regina; Salgado, Camila Cristina RodriguesA pressão por um novo padrão de desenvolvimento sustentável passou a exigir das organizações modernas a busca da competitividade, mas respeitando e considerando as questões ambientais. Nesse sentido, uma ferramenta que atua na implantação de estratégias estruturadas é o sistema de gestão ambiental (SGA), que tem como foco a melhoria do desempenho ambiental. Essa melhoria, por sua vez, pode proporcionar às organizações diversos benefícios, como a obtenção de vantagens competitivas, passíveis de mensuração a partir de diferentes perspectivas. Uma dessas perspectivas é a aplicação do modelo VRIO, fundamentado pela resource-based view (RBV), segundo a qual a heterogeneidade entre as empresas decorre de diferenças entre os seus recursos internos e capacidades. Contudo, apesar de serem encontrados na literatura alguns estudos que avaliam o potencial competitivo de determinadas organizações, essas avaliações não têm sido realizadas em objetos específicos, a exemplo dos SGAs. Desse modo, o objetivo deste estudo foi avaliar os recursos e as capacidades (estratégias ambientais) do SGA adotado pelo Verdegreen Hotel, a fim de identificar quais deles possuem potencial de gerar vantagem competitiva. Para tanto, este estudo de caso de caráter exploratório-descritivo utilizou como ferramentas de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada, pesquisa documental e observação direta. A interpretação dos resultados e a consolidação das informações foram realizadas a partir de uma abordagem qualitativa, em que se utilizaram duas técnicas de análise de dados, quais sejam: análise de conteúdo e análise por meio do modelo VRIO. Os resultados encontrados mostram que o hotel está bastante estruturado em relação ao seu SGA, além de a empresa ter alcançado benefícios referentes à melhoria da gestão dos fatores ambientais, ao fortalecimento da imagem e aos ganhos em competitividade. Entretanto, as principais dificuldades para a implantação do sistema estão relacionadas aos colaboradores e fornecedores. No que se refere às estratégias ambientais adotadas, das 25 estratégias identificadas, dez apresentaram potencial de gerar vantagem competitivaDissertação Sistema de gestão ambiental sob a perspectiva da resource-based view: um estudo de caso no verdegreen Hotel - João Pessoa/PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-01-13) Salgado, Camila Cristina Rodrigues; Colombo, Ciliana Regina; ; http://lattes.cnpq.br/5887897462098920; ; http://lattes.cnpq.br/1054955101918212; Araújo, Afrânio Galdino de; ; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Camelo, Gerda Lucia Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/6200316595995035; Hekis, Helio Roberto; ; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515A pressão por um novo padrão de desenvolvimento sustentável passou a exigir das organizações modernas que seja conciliada competitividade com a proteção ambiental. Neste sentido, uma ferramenta que atua na implantação de estratégias estruturadas é o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que tem como foco a melhoria do desempenho ambiental. Esta melhoria, por sua vez, pode proporcionar às organizações diversos benefícios, dentre os quais, a obtenção de vantagens competitivas, passíveis de mensuração a partir de diferentes perspectivas. Uma dessas é a aplicação do modelo VRIO, fundamentado pela Resource-Based View (RBV), que considera que a heterogeneidade entre as empresas decorre de diferenças entre os seus recursos internos e capacidades. Contudo, apesar de serem encontrados na literatura alguns estudos que avaliam o potencial competitivo de determinadas organizações, essas avaliações não são realizadas em objetos específicos, a exemplo dos SGA s. Deste modo, o objetivo deste estudo foi avaliar os recursos e capacidades (estratégias ambientais) do SGA adotado pelo Verdegreen Hotel, identificando quais destes possuem potencial de gerar vantagem competitiva. Para tanto, este estudo de caráter exploratório-descritivo e delineado como pesquisa de campo e estudo de caso, utilizou como ferramentas de coleta de dados: a pesquisa bibliográfica, a entrevista semiestruturada, a pesquisa documental e a observação participante. A interpretação dos resultados e a consolidação das informações foram realizadas a partir de uma abordagem qualitativa, utilizando duas técnicas de análise de dados, quais sejam: análise de conteúdo e análise por meio do modelo VRIO. Os resultados encontrados mostram que o hotel está bastante estruturado em relação ao seu SGA, fato este que pode ser justificado pela certificação ambiental obtida, assim como alcançou benefícios relacionados à melhoria da gestão dos fatores ambientais, ao fortalecimento da imagem e ganhos em competitividade. Por outro lado, as principais dificuldades para a implantação do sistema estão relacionadas aos colaboradores e fornecedores. No que se refere às estratégias ambientais adotadas, das 25 estratégias identificadas, 10 apresentaram potencial de gerar vantagem competitivaTese Transient Competitive Advantage Model (TCAM): um modelo para análise da conjuntura de empresas no contexto de vantagens competitivas transitórias(2017-12-20) Salgado, Camila Cristina Rodrigues; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; http://lattes.cnpq.br/1054955101918212; Costa, Benny Kramer; https://orcid.org/0000-0003-1992-1160; http://lattes.cnpq.br/4524013741486821; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; Sousa Neto, Manoel Veras de; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva; https://orcid.org/0000-0001-8877-9984; http://lattes.cnpq.br/9540733920831213Uma característica proeminente da economia de hoje é a mudança rápida. Contudo, muitas das ideias em estratégia vêm de uma época em que as coisas eram mais estáveis, o que tem contribuído para que o pensamento permaneça enraizado em uma era de inércia e estabilidade. Nesse contexto, McGrath (2013b) propõe uma nova perspectiva que se baseia na ideia da vantagem competitiva transitória, ou seja, envolve a adoção de práticas que se adaptem a ambientes em que as vantagens vêm e vão, assim como propõe um novo manual da estratégia, que permite que práticas mais maleáveis possam emergir. No entanto, apesar do conceito de vantagem competitiva transitória ser um marco no novo cenário competitivo, trata-se de uma teoria ainda em seus primeiros passos, assim como necessita de uma abordagem prática que facilite sua disseminação. Dessa forma, na medida em que ainda não existem meios de se analisar essas ideias na prática, tornando-as de fato uma contribuição às organizações, o presente estudo teve como objetivo propor um modelo para analisar a conjuntura de empresas no contexto de vantagens competitivas transitórias. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, de caráter aplicado, conduzido de acordo com a abordagem qualitativa. Em termos operacionais, a pesquisa cumpriu as seguintes fases: revisão teórica; elaboração do modelo preliminar - submetido à avaliação por meio de préteste; elaboração do modelo final; e aplicação prática através de estudo de casos múltiplos. Como resultado, foi elaborado e aplicado o Transient Competitive Advantage Model (TCAM), modelo baseado nos elementos Reconfiguração Contínua, Alocação de Recursos, Liderança, Inovação e Desligamento, que fundamentam a competição no cenário de vantagens competitivas transitórias. Já no que se refere aos casos, tem-se que o TCAM foi aplicado com gestores de seis empresas que têm a tecnologia como elemento central, e dos oito cenários gerados por meio do TCAM foi possível identificar quatro deles: ambiente desfavorável; ambiente propício, mas inexplorado; ambiente alerta, mas engessado; e ambiente consistente, mas assistemático e reativo. De forma geral, esses resultados refletem realidades ainda distantes da competição na era de vantagens transitórias, apesar do contexto dinâmico do qual fazem parte.Tese Valor de marca aeroportuária no modelo Customer- Based Brand Equity (CBBE) com base na experiência dos usuários(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-16) Seabra, Leonardo Oliveira de Castro; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; 39884490163; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; 05241169466; http://lattes.cnpq.br/0277980649786094; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; 15590534453; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; Junior, Sergio Marques; 12345018801; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; Carratore, Luis Roberto Rossi Del; 11611959802; http://lattes.cnpq.br/1561837999899918; Salgado, Camila Cristina Rodrigues; 08063233450; http://lattes.cnpq.br/1054955101918212; Kreutz, Elizete de Azevedo; 49254723053; http://lattes.cnpq.br/2772980944277543O valor de uma marca, a partir do conceito de Brand Equity, pode ser visto como indicador de desempenho, fonte de vantagem competitiva e componente de sucesso empresarial. O passo inicial para determinar o valor da marca com base na perspectiva do consumidor (CBBE) é conhecer os seus condutores. O objetivo desta pesquisa é propor um modelo adequado de avaliação de valor de marca de aeroportos baseado no consumidor (CBBE) a partir da experiência dos usuários com seus serviços. Para isso, busca identificar as fontes de valor da marca, para então compreender quais atributos da experiência do aeroporto influenciam o Brand Equity e suas dimensões. A metodologia utilizada combina técnicas quantitativas e qualitativas. Os dados foram coletados em uma única etapa através do método survey, via aplicação de formulário autopreenchido destinado a indivíduos que viajaram pelos terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos, totalizando 456 casos. O modelo conceitual proposto e o instrumento de pesquisa foram construidos com base nos autores os quais se obteve o aporte teórico, sendo as principais referências: Yoo et al. (2000), Aaker (1991; 1996), Keller (1993), para as dimensões de Brand Equity, Berry (2000) e Saaker et al. (2020), sobre as premissas de marcas de serviços; Castro et al. (2015), Tse (2009), ANAC (2016) e ACI (2019) os atributos de aeroportos. Foram realizados testes e análises com auxílio dos softwares IBM SPSS 22 e IBM SPSS Amos, os quais: Análise Estatística Descritiva, Análise fatorial exploratória (AFE), Modelagem de Equações Estruturais (MEE), Analise Fatorial Confirmatória, Teste de Validade Divergente (AVE) e Teste de Validade de Constructo (CR). Como resultado, foram apresentados 3 modelos possíveis com 5 dimensões de CBBE para aeroportos que melhor se ajustaram aos pressupostos, confirmadas as suas capacidades de medida por meio da variância explicada: Experiência Direta dos Serviços, Qualidade Percebida, Lealdade, Consciência, que formam o valor geral da marca, o Brand Equity. Foi observado que a experiência direta dos serviços exerce influência sobre as dimensões qualidade percebida e lealdade. A lealdade é um componente central no modelo tendo papel moderador na relação entre todas as dimensões e o Brand Equity. Também ficou evidente a importância da dimensão qualidade percebida, com grande peso no modelo. Ademais, foram identificados os elementos da experiência no aeroporto que influenciam as dimensões que impactam o valor geral da marca, com destaque para os atributos relacionados à infraestrutura física e ao projeto arquitetônico, assim como também como a oferta comercial. Conclui-se que a percepção de valor da marca aeroportuária está relacionada a qualidade da experiência vivida no seu ambiente de serviços. Este trabalho contribui tanto para a literatura, ao fornecer uma compreensão do CBBE para marcas aeroportuárias, quanto para o campo pragmático, ao prover conhecimento e subsídios para uma série de decisões relativas à gestão de marcas nesse contexto. Para pesquisas futuras, indica-se que sejam utilizados outros antecedentes e/ou outras dimensões do valor da marca. Ainda, indica-se que o instrumento de coleta dos dados seja aplicado em outros aeroportos