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Navegando por Autor "Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira"

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    TCC
    A assistência à saúde de mulheres privadas de liberdade no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-01) Costa, Fernanda Thayná Cruz da; Oliveira, Lannuzya Veríssimo e; https://orcid.org/0000-0002-6881-898X; http://lattes.cnpq.br/4841870379922169; http://lattes.cnpq.br/9503323483304430; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; Silva, Glauber Weder dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-0570-1944; http://lattes.cnpq.br/1988149903251815
    Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa que objetiva compreender a assistência à saúde de mulheres privadas de liberdade do Rio Grande do Norte. Para coleta de dados, realizada entre julho e agosto de 2023, com oito profissionais da saúde e dois policiais penais que atuavam em um presídio feminino do estado, utilizou-se um questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. O conteúdo textual decorrente das entrevistas foi submetido à análise lexicográfica com auxílio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ) e analisados à luz de literatura pertinente. Emergiram três categorias: I- Perfil de saúde das mulheres privadas de liberdade; II- Perfil da assistência às mulheres privadas de liberdade; e III- A interface entre gestão e assistência à saúde de mulheres privadas de liberdade. Conclui-se que a assistência à saúde de mulheres privadas de liberdade no cenário em tela está aquém do preconizado pelas políticas públicas, é permeada por dificuldade de acesso nos serviços de saúde intra e extramuros, o que pode estar associado ao município de Natal não estar credenciado à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional.
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    Dissertação
    Construção de cartilha educativa digital para apoio ao ensino no contexto da laqueadura tubária
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-18) Souza, Thiago Diniz de; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; http://lattes.cnpq.br/4471915790509263; Monteiro, Michelly Nobrega; Souza, Juliana Raquel Silva
    A Constituição Brasileira de 1988 garante o direito ao planejamento familiar e, em 1996, a Lei nº 9.263/96 regulamentou esse direito ao permitir a esterilização cirúrgica voluntária, que antes era considerada crime. A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), em Natal-RN, possui uma Comissão Multiprofissional de Planejamento Familiar (CMPF) que oferece atendimento a mulheres interessadas em laqueadura tubária. No entanto, muitas mulheres relatam dificuldades no acesso ao procedimento, mesmo com a legalidade assegurada. As barreiras incluem a falta de serviços de referência, interpretações contraditórias entre profissionais e a recusa de alguns médicos em realizar o procedimento, mesmo diante de parecer favorável. Para lidar com essas questões, foi proposta a elaboração de material educativo para a formação contínua dos profissionais da MEJC envolvidos no processo de laqueadura tubária, incluindo os preceptores. Sendo assim, o objetivo desse estudo foi construir uma cartilha educativa digital para apoio ao ensino no contexto da laqueadura tubária. Trata-se de um estudo metodológico de cunho descritivo, exploratório do tipo misto, tendo como referencial metodológico o método ADDIE, que envolve análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação. O local da pesquisa foi a MEJC, onde foi realizado um questionário com perguntas abertas e fechadas no Google Formulários e enviado por e-mail. Esse formulário visou concatenar a percepção dos profissionais sobre o Planejamento Familiar, a esterilização cirúrgica, bem como legalização, diretrizes e necessidade de implementação de uma cartilha digital que pudesse subsidiar na educação em saúde. Advoga-se que o estudo analisou também a formação e atuação de profissionais da MEJC em relação à laqueadura tubária, destacando a necessidade de educação permanente para melhorar o atendimento e garantir os direitos reprodutivos das mulheres. Dos 68 profissionais inicialmente convidados, apenas 18 participaram, com a maioria sendo médicos. A pesquisa revelou que muitos profissionais enfrentam lacunas no conhecimento técnico e ético, apesar de a legislação brasileira, como a Lei nº 9.263/96 e a Lei nº 14.443/2022, garantir o direito à esterilização voluntária. A educação permanente é vista como crucial para superar barreiras no cuidado à mulher, promovendo um atendimento humanizado e respeitoso. A pesquisa sugere a criação de materiais educativos e protocolos para otimizar o acesso à informação e fortalecer as políticas de saúde da mulher, enfatizando a importância da interdisciplinaridade e da capacitação contínua para um atendimento ético e empático. A cartilha foi elaborada por meio do site Canvas, em que se buscou uma linguagem direta, didática e elucidativa sobre a legislação e procedimentos necessários para realização da laqueadura tubária. Acredita-se que as tecnologias da informação e comunicação têm exercido influência significativa no campo da saúde, ao passo que ofertam possibilidades e interação, de fácil adaptação, transformando o processo de ensino e estimulando a utilização de novas metodologias para disseminação de informações no formato digital.
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    Dissertação
    Construção de um guia para avaliação de residentes de enfermagem: um estudo metodológico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-12) Alves, Teresa Raquel Barbosa; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; http://lattes.cnpq.br/3124704881826932; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; Carvalho, Diana Paula de Souza Rego Pinto
    A avaliação da formação profissional é desenvolvida a partir de metodologias e objetivos diversos. Nos cenários das práticas, essas avaliações realizadas pelo preceptor a partir da demonstração do conhecimento ético, político e científico dos residentes necessitam estar bem claras e registradas para um processo contínuo e que permita o feedback entre preceptor e residente. Objetivou-se construir um guia para avaliação formativa de residentes de enfermagem que atuam na Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Universitário Onofre Lopes. Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em três etapas: 1) Grupo focal dos preceptores de enfermagem; 2) Grupo focal dos residentes de enfermagem, os quais são da área de concentração em Terapia Intensiva Adulto e Cardiologia; e 3) Construção do guia para avaliação de residentes de enfermagem. A pesquisa foi realizada na Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Universitário Onofre Lopes. Os grupos focais aconteceram de novembro a dezembro de 2022, tiveram duração de 90 minutos e foram conduzidos pelo moderador. Os dados foram analisados a partir de análise temática, com suporte do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). A partir das sínteses focais obtidas dos grupos focais de preceptores e residentes de enfermagem, utilizando suporte de literatura pertinente sobre o tema, foi construído um guia de avaliação de residentes usando o suporte da ferramenta Canva. O estudo respeitou os princípios éticos preconizados para pesquisas realizadas com seres humanos pela Resolução nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. No grupo focal dos preceptores, todos possuem especialização em preceptoria atuando nesta área entre sete e oito anos e são do sexo feminino. As respostas do grupo focal dos preceptores puderam ser categorizadas em quatro temas principais: processo de avaliação; papel do preceptor; habilidades dos residentes; e mudanças na avaliação. No grupo focal dos residentes, os participantes são 67% do sexo feminino e 33% do sexo masculino. Metade dos residentes possui a área de concentração em Terapia Intensiva Adulto e concluíram a graduação há menos de um ano e a outra metade é da área de concentração em Cardiologia e concluiu a graduação há dois anos. Suas respostas puderam ser categorizadas em cinco temas principais: processo de avaliação; papel do preceptor; campo da prática; necessidades na avaliação e mudanças na avaliação. O desenvolvimento do Guia de Avaliação surgiu a partir da necessidade de implementação de outras formas de avaliação durante o rodízio de estágio na Unidade de Terapia Intensiva Adulto. O guia de avaliação foi estruturado em quatro capítulos: o que deve guiar o processo avaliativo; qual o papel do residente na avaliação; qual o papel do preceptor na avaliação; e como avaliar utilizando métodos de avaliação complementares na residência. Apresenta-se produto que pode subsidiar melhorias no processo avaliação no contexto da residência. O guia de avaliação é indicado para ser utilizado pelos preceptores e residentes ao longo do período da residência. Espera-se, com esta pesquisa, produzir resultados positivos no processo de avaliação durante a residência, além de subsidiar novas investigações relacionadas ao tema.
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    Tese
    Construção e validação de objeto virtual de aprendizagem para apoio ao ensino da sistematização da assistência de enfermagem aos técnicos em enfermagem
    (2016-09-08) Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; Santos, Viviane Euzébia Pereira; ; ; Vitor, Allyne Fortes; ; Martins, José Carlos Amado; ; Ferreira Júnior, Marcos Antonio; ; Fernandes, Maria Isabel Domingues;
    Objetivou-se construir e validar um Objeto Virtual de Aprendizagem para apoio ao ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem aos técnicos em enfermagem. Trata-se de pesquisa metodológica, de abordagem quantitativa. O processo de construção e validação do Objeto Virtual foi sistematizado de acordo adaptações da psicometria de Pasquali et al. (2010), a partir das etapas: 1) procedimentos teóricos, para identificar os conteúdos que compuseram o instrumento de ensino proposto; 2) procedimentos empíricos, com a validação de conteúdo do Objeto Virtual, realizada com experts da enfermagem, via formulário construído através da ferramenta Google Docs; e 3) procedimentos analíticos, quando a validação foi analisada, por meio da técnica Delphi, de modo a confirmar ou refutar a validação do Objeto Virtual proposto. O processo metodológico foi composto por 13 etapas. As etapas de 1 a 7 compuseram o processo de construção do Objeto Virtual. Foram conduzidas de fevereiro de 2015 a março de 2016 e integraram estudos para aprofundamento teórico acerca do ensino inovador da enfermagem, do conceito de objeto virtual, da interface do ensino técnico em enfermagem com a Sistematização da Assistência, além de uma revisão de conteúdos educacionais pertinentes acerca da temática de estudo. O Objeto Virtual foi delineado em sete telas: inicial; apresentação; créditos; e quatro páginas de conteúdo. No âmbito do Design Instrucional, foi empregado o modelo Analysis, Design, Development, Implementation, Evaluation (ADDIE) e enquanto teoria pedagógica de aporte às concepções educacionais, foi utilizada Teoria da Aprendizagem Significativa. As etapas de 8 a 13 compreenderam o processo de validação do Objeto Virtual, que ocorreu de março a julho de 2016, a partir de duas etapas Delphi. Na etapa Delphi 1, oito juízes avaliaram o Objeto Virtual; na etapa Delphi 2, sete. Cada tela foi analisada quanto à adequabilidade de seu conteúdo. Foi considerado válido o item que apresentasse mais de 80% de concordância entre os juízes e um Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) > 0,8. O Objeto Virtual de Aprendizagem para apoio ao ensino da sistematização da assistência de enfermagem foi considerado válido em seu conteúdo, com CVC total de 0,96. Os preceitos éticos estabelecidos pela Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde foram atendidos, de modo que a proposta do estudo foi apreciada e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, por meio do Parecer Consubstanciado nº 925.408, de 18/12/2014, CAAE nº 39640914.8.0000.5537. Apresenta-se o Objeto Virtual de Aprendizagem válido em seu conteúdo (Coeficiente de Validade de Conteúdo = 0,96). Espera-se disponibilizar o Objeto Virtual para as diversas instituições de ensino de enfermagem, como um subsídio para a efetivação desse importante campo de saber no âmbito das concepções da blended learning. O Objeto Virtual foi desenvolvido em sua essência para estudantes do curso técnico em enfermagem. Todavia, o aprendizado é sugerido e incentivado a discentes e profissionais de enfermagem de qualquer nível acadêmico.
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    Dissertação
    Desenvolvimento de cartilha digital para apoio ao pré-natal na Atenção Primária à Saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-28) Smith, Alessandra Cynara; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; http://lattes.cnpq.br/6460511297935956; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; Silva, Flávio César Bezerra da; Souza, Juliana Raquel Silva
    Por considerar a importância da atenção ao pré-natal, bem como da utilização de recursos educativos no processo de ensino em saúde, a elaboração de uma cartilha digital que seja baseado na própria satisfação e percepção das gestantes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde no âmbito da Atenção Primária à Saúde foi idealizada com o intuito de melhorar a assistência de pré-natal, atender as necessidades da população quanto ao serviço prestado nas Unidades de Saúde e possibilitar uma aprendizagem autônoma e coletiva da população como consequência do presente estudo. Objetivou-se, portanto, desenvolver uma cartilha digital de apoio ao pré-natal realizado nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família. Trata-se de uma pesquisa metodológica de desenvolvimento de uma cartilha digital para as gestantes, nos diversos estágios de gestação, com coleta de dados mistos através de questionários e entrevistas, realizadas em duas etapas: 1) Mapeamento das necessidades de aprendizagem das gestantes; 2) Desenvolvimento de cartilha digital. O estudo foi desenvolvido junto a oitenta e seis gestantes, as quais foram acompanhadas na Unidade de Saúde da Família de Felipe Camarão II, nas próprias dependências da Unidade, no transcorrer das consultas de pré-natal. Vale ressaltar que o estudo respeitou os princípios éticos preconizados para as pesquisas realizadas com seres humanos pela Resolução nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, cujo parecer da comissão de ética foi o de aprovar a realização do estudo, conforme Parecer nº 5.444.194 e aprovação em 01 de junho de 2022. Com base nas respostas das gestantes, foi possível perceber que a maioria apresentou expectativas relacionadas ao seu cuidado pré-natal (48%) e ainda que a maioria se mostra satisfeita com o atendimento ofertado (50%). Uma minoria não apresentou expectativas prévias ao atendimento (28%) de pré-natal e outra minoria se mostrou insatisfeita com o atendimento disponibilizado (23%). As respostas das gestantes foram utilizadas para construir um material educativo em formato de cartilha digital. Essa cartilha servirá de apoio para encontros presenciais com as gestantes.
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    Dissertação
    Desenvolvimento de jogo sério para apoiar a educação permanente sobre frenotomia lingual
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Pereira, Iran Siqueira; Diniz Júnior, José; Rodrigues, Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4440595486888973; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; http://lattes.cnpq.br/7395218667522030; Forte, Franklin Delano Soares; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira
    Introdução: o hospital universitário Ana Bezerra tem perfil de maternidade e tem em seus cenários recém-nascidos com diagnóstico de anquiloglossia, alteração congênita que pode dificultar a amamentação. O seu tratamento é feito através da cirurgia de frenotomia lingual. Para isso, o hospital conta com uma equipe interprofissional responsável por esse processo de cuidado. No entanto, essa equipe não dispõe de um produto educativo online que os apoie no processo de ensino- aprendizagem. Objetivo: Construir uma tecnologia educacional, do tipo jogo sério, para apoiar a educação permanente sobre frenotomia lingual. Método: pesquisa metodológica de criação de tecnologia educacional, desenvolvida entre agosto de 2022 e março de 2023, em um hospital público Federal. Teve a equipe interprofissional como público-alvo e foi realizada em três etapas. A primeira objetivou a coleta de informações acerca das necessidades de aprendizagem dos participantes, sendo usados dois métodos para a coleta de dados: a) grupo focal online e b) questionário virtual. A segunda teve como objetivo o desenvolvimento de um jogo sério do tipo perguntas e respostas voltado para o processo de ensino-aprendizagem dos participantes da pesquisa. A terceira teve uma abordagem quali e quantitativa e objetivou obter dados de satisfação e sugestões para o jogo. Foi direcionada à equipe Odontológica, tendo um N de nove participantes e sua coleta de dados foi obtida através de formulário online, contendo perguntas fechadas e abertas. Resultados: a pesquisa contou com 20 participantes. Na primeira etapa, o grupo focal trouxe a percepção dos profissionais sobre os temas relacionados ao processo de cuidado dos recém-nascidos com anquiloglossia. O questionário forneceu dados sobre o conhecimento do processo de cirurgia de frenotomia. Ambos os métodos serviram de base para o diagnóstico das necessidades de aprendizagem das equipes e serviram de base para a criação do jogo. Na segunda etapa, criou-se uma tecnologia educacional, um jogo sério do tipo quiz. Foi construído em uma plataforma online, foi nomeado de QUIZFRENOTOMIA. Contém dez perguntas direcionadas ao processo de cirurgia de frenotomia lingual em recém-nascidos, está disponível em site na internet para uso das equipes. Para a terceira etapa, observou-se que 100% dos participantes foi favorável à inserção do jogo como instrumento de apoio à aprendizagem; 100% concordou que o jogo abordou as etapas do processo da frenotomia – e também 100% respondeu que indicaria o jogo para outras equipes de Odontologia que fossem fazer a frenotomia; 88% considerou que ele facilitou o processo de aprendizagem teórico da frenotomia; 99% considerou que o conteúdo foi adequado ao processo de aprendizagem da frenotomia; 99% considerou importante ter um instrumento de apoio à aprendizagem da frenotomia como o jogo usado. Já quanto às sugestões de melhoria, elas abordaram desde a inserção de novos tópicos de perguntas até a inserção de vídeos, porém, sem prejudicar o propósito do jogo. Conclusões: o jogo mostrou-se bastante efetivo para utilização no processo de ensino- aprendizagem teórico da cirurgia de frenotomia pelo público-alvo e pode contribuir com intervenções educativas no âmbito de instituições hospitalares que tenham o mesmo perfil do Huab.
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    Dissertação
    Desenvolvimento do Game Design Document de um Serious game para apoiar a educação em saúde de pacientes no transplante de células-tronco hematopoéticas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-22) Sátiro, Luana Silva Pereira; Azevedo, Isabelle Campos de; http://lattes.cnpq.br/0677259394113490; https://orcid.org/0000-0001-7128-7393; http://lattes.cnpq.br/9453960033656777; Ferreira Júnior, Marcos Antonio; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; Santos, Viviane Euzebia Pereira
    O Serious game é uma tecnologia educacional, com ampla aplicabilidade na área da saúde. A relevância deste jogo é ainda mais evidente ao considerar o transplante de células-tronco hematopoéticas, terapêutica com elevado potencial de morbimortalidade em decorrência de suas potenciais complicações. Uma etapa preliminar essencial para o Serious game é o desenvolvimento do Game Design Document, material descritivo composto por conteúdos e diálogos. Desse modo, delimitou-se a questão de pesquisa: Como deve ser estruturado o Game Design Document de um Serious game para apoiar a educação em saúde de pacientes no transplante de células-tronco hematopoéticas? Diante disso, objetivou-se desenvolver o Game Design Document de um Serious game para apoiar a educação em saúde de pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoéticas. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa, pautado no referencial psicométrico de Pasquali et al (2010), que abrange um conjunto de três procedimentos: teóricos, empíricos e analíticos. Para os procedimentos teóricos foi realizada uma scoping review para mapear os conteúdos para o autocuidado de pacientes no transplante; que ocorreu entre os meses de março a julho de 2024; e foi construído o Game Design Document com os conteúdos selecionados entre os meses de julho a setembro de 2024. Os procedimentos empíricos envolveram duas fases para a avaliação das propriedades psicométricas, realizado entre os meses de setembro a novembro de 2024. Na primeira fase, foi realizada a seleção dos juízes especialistas, nas quais foram recrutados por meio de buscas na plataforma Lattes e que atenderam aos critérios de Fehring adaptados. Na segunda fase, ocorreu a validação de conteúdo do Game Design Document pela técnica Delphi. Essa validação foi realizada por meio de um questionário via Google forms, em que os juízes avaliaram os critérios propostos por Pasquali et al. Por fim, os procedimentos analíticos ocorreram mediante o cálculo do coeficiente de validação de conteúdo e nível de concordância entre os juízes, realizado entre os meses de novembro a dezembro de 2024. Este estudo foi previamente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e obteve parecer favorável em oito de maio de 2024, sob CAAE: 77538424.5.0000.5537. Foram seguidos os preceitos éticos da pesquisa e preservado o anonimato dos participantes. Como principais resultados, foram mapeadas orientações que abordaram os cuidados necessários ao paciente tanto no ambiente hospitalar como no seu domicílio. Desse modo, foi construída a interface inicial e secundária e quatro roteiros, a saber: glossário, período pré, intra e pós-transplante. Após a construção dos roteiros que compuseram o Game Design Document, o material foi submetido às etapas Delphi I e II para validação de conteúdo. Desse modo, após a Delphi II, a interface inicial e secundária e os roteiros apresentaram coeficiente de validação de conteúdo acima de 0,8 e nível concordância igual ou superior a 80%. Portanto, o Game Design Document foi validado para compor um Serious game para apoiar a educação em saúde de pacientes no transplante de células-tronco hematopoéticas. O estudo apresenta como contribuição o Game Design Document validado que irá compor um Serious game para apoio à educação em saúde de pacientes, de modo a promover o aprendizado de forma interativa e significativa, haja vista a complexidade a qual esses pacientes são expostos. Ressalta-se que se faz necessário a continuidade da pesquisa para desenvolver o Serious game, validar aparência, usabilidade e efetividade de modo a comprovar a eficácia da tecnologia.
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    Dissertação
    Efetividade de intervenção educativa na prevenção de infecção primária de corrente sanguínea em pacientes com cateter venoso central em uma unidade de terapia intensiva do nordeste
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-28) Leite, Gabriela Zaira Garcia Cruz; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; http://lattes.cnpq.br/2075030543506163; Silva, Cícera Renata Diniz Vieira; Alves, Kisna Yasmin Andrade
    Introdução: as infecções relacionadas à assistência à saúde são incidentes frequentes e um grave problema de saúde pública, uma vez que elevam os custos, o tempo de internação e a morbimortalidade. Incluem diferentes tipos de infecções adquiridas durante a hospitalização, sendo a infecção primária da corrente sanguínea associada ao cateter venoso central uma das mais relevantes e a sua prevenção está intimamente relacionada à implementação de medidas baseadas em evidências, como adesão aos bundles de boas práticas de inserção e manutenção dos dispositivos, assim como intervenções destinadas a facilitar o trabalho em equipe e a cultura de segurança. Objetivo: mensurar a efetividade de intervenção educativa na prevenção de infecção primária de corrente sanguínea em pacientes com cateter venoso central em uma Unidade de Terapia Intensiva do Nordeste. Método: pesquisa quantitativa com desenho quase-experimental, do tipo antes-depois, de grupo único, utilizando a implementação de um ciclo de melhoria contínua, desenvolvida no período de setembro de 2023 a julho de 2024, em um hospital, referência em infectologia, em Natal, Rio Grande do Norte, através de sete (07) etapas: 1) Identificação da oportunidade de melhoria; 2) Análise das oportunidades de mudanças; 3) Seleção dos critérios para avaliação de qualidade; 4) Construção da atividade educativa; 5) Avaliação da qualidade pré intervenção educativa; 6) Implementação da intervenção educativa e 7) Mensuração da efetividade após a intervenção. O estudo foi realizado com os 39 profissionais que prestavam assistência aos pacientes críticos da Unidade de Terapia Intensiva, respeitando os princípios éticos preconizados para as pesquisas realizadas com seres humanos. Os dados foram analisados por estatística descritiva simples. Resultados: Observou-se uma redução nas não conformidades em quatro das 12 variáveis analisadas (1, 4, 7 e 12), com significação estatística (p < 0,05). As melhorias foram identificadas na justificativa para a permanência do cateter venoso central, na higienização do cateter com movimentos circulares por 10 segundos antes do uso, na troca do sistema dentro do prazo recomendado e na presença da data de troca no curativo. Esses achados indicam um avanço na adesão às boas práticas de manutenção do cateter ao comparar os períodos pré e pós-intervenção educativa. Conclusão: o ciclo de melhoria mostrou-se efetivo para a prevenção de infecção primária de corrente sanguínea em pacientes com cateter venoso central. Esse estudo foi importante para o fortalecimento e implementação de práticas de ensino que oportunizam aos profissionais a reflexão sobre suas ações de cuidado, motivando-os a reduzir as não conformidades existentes, a organizar um processo de trabalho capaz de ser monitorado, discutido e melhorado a fim de reduzir as taxas de infeção.
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    TCC
    A formação dos gestores do Sistema Único de Saúde: uma revisão narrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-13) Sousa, Damares Poliana Brito de; Barros, Rosires Magali Bezerra de; orcid.org/0000-0002-5527-6691; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984; Barros, Rosires Magali Bezerra de; orcid.org/0000-0002-5527-6691; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984; Oliveira, Lannuzya Veríssimo e; http://lattes.cnpq.br/4841870379922169; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234
    O sistema brasileiro de saúde na atenção básica, contribui com a sociedade atuando como porta de entrada da população em meio ao SUS, podendo impactar no dia a dia da sociedade, com resultados tanto positivos, quanto negativos. Desse modo, propôs-se analisar a formação dos gestores no SUS na área da gestão das unidades básicas de saúde, levando em consideração se esse fator é decisivo para a melhoria da administração dessas unidades de saúde? Para que o objetivo fosse alcançado, definiu-se como método a revisão narrativa, considerando o período temporal entre 2000 a 2020. A base de dados selecionada foi a Scielo (Scientific Eletronic Library Online). Atenderam aos critérios de seleção 9 artigos, possibilitando observar que a presença da formação do profissional em sua área de atuação, pode desencadear resultados positivos que sobressaem aos negativos, assim auxiliando as unidades de saúde e o sistema em geral a alcançarem seus objetivos de acordo com o previsto. Contudo, destaca-se a necessidade de pesquisas com maior nível de evidências sobre a formação dos gestores.
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    TCC
    Gestão da qualidade e a saúde do trabalhador no Brasil: uma revisão narrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-29) Silva, Francyelle Ribeiro Tavares da; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; Rodrigues, Claudia Cristiane Filgueira Martins; http://lattes.cnpq.br/7399211815479152; Barros, Rosires Magali Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984
    Objetivo: mapear estudos brasileiros que versem sobre o tema Gestão da Qualidade Total em relação a Saúde do trabalhador. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Scholar. Quanto aos critérios de elegibilidade, foram incluídos artigos, teses e dissertações que tratam sobre a relação da Gestão da Qualidade com a Saúde do Trabalhador no contexto brasileiro e que estivessem disponíveis na íntegra eletronicamente. Resultados: A amostra final desta revisão foi constituída por três estudos. Teve em sua linha temporal estudos de 2000, 2001 e 2015 e quanto às unidades federativas foram Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina. Conclusão: Destacou-se a insipiência de estudos no contexto brasileiro. Pode-se afirmar que embora ainda existam muitos entraves e dificuldades para que o equilíbrio entre a saúde do trabalhador e o método de gestão da qualidade total, são inúmeros os benefícios prospectados com uma boa execução da proposta, impactando assim em na satisfação mútua entre o trabalhador, o cliente e a empresa
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    TCC
    A gestão em um centro de convivência e cultura: percepção dos gestores e usuários
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-20) Francelino, Victória Priscilla Silva; Oliveira, Lannuzya Verissímo e; http://lattes.cnpq.br/4841870379922169; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; Barros, Rosires Magali Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984
    Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa que objetiva compreender as percepções dos usuários e profissionais em um Centro de Convivência e Cultura (CECCO) sobre a gestão. Participaram do estudo nove profissionais e cinco convivas desse serviço de Natal/RN, os quais responderam a um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturado. Os sujeitos da pesquisa foram em sua maioria mulheres, com média de idade de 37,3 anos. Os profissionais foram em sua maioria psicólogos que atuavam no serviço, em média, há um ano e dois meses. Dentre os convivas o tempo de vivência no serviço é de quatro anos. As falas foram analisadas sob a ótica da Análise de Conteúdo e permitiu a elaboração de três categorias temáticas: I- Vínculo e a interface com a gestão- “O teu afeto me afetou é fato”; II- Carência estrutural e o impacto na gestão- “A gente quer bebida, diversão e arte”; e III- Gestão participativa- “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Conclui-se que a gestão no Centro ocorre de forma participativa e colaborativa, sendo potencializada pela competência técnica dos gestores e através da criação de vínculo. Por sua vez, é dificultada pela carência estrutural.
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    TCC
    Liderança na gestão em saúde: Uma revisão narrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-23) Pereira, Cindy Kelly da Silva; Santos, Fernanda Julyanna Silva dos; http://lattes.cnpq.br/2041291725217472; Barros, Rosires Magali Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234
    O presente trabalho tem o objetivo de descrever os tipos de lideranças desenvolvidos na gestão em saúde a partir de uma revisão narrativa utilizando a base de dados da Scielo, com artigos no período de 2013 - 2023. A partir do estudo foi possível identificar os seguintes tipos de liderança: a liderança transformacional, coaching, dialógico, empoderador e participativo. De maneira geral, foi observado que independente do uso de um modelo específico de liderança, existe na maioria delas a ênfase na educação continuada, que se apresenta como um aspecto de bastante relevância, tendo em vista que para coordenar uma equipe é importante ter técnica para desenvolvê-la com maior exito, e destaque também na comunicação, um dos pilares que sustenta a equipe e a organização, por ser responsável pela sicronia da instituição em nos processos. Foi identificado também um enfoque no trabalho em equipe e a utilização simultânea de mais de um tipo de liderança, mesmo que alguma se sobressaia e apareça de maneira mais constante.
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    Artigo
    Mortalidade por câncer do colo do útero no estado do Rio Grande do Norte, no período de 1996 a 2010: tendência temporal e projeções até 2030
    (FapUNIFESP (SciELO), 2016) Souza, Dyego Leandro Bezerra de; Sousa, Aretha Maria Virgínio de; Teixeira, Cinthia Carla Alves; Medeiros, Sidney da Silva; Nunes, Samira Jucinara Claudino; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; Barros, Rosires Magali Bezerra de; Lima, Fernanda Fabíola Santos de; Nascimento, Gésica Gabriela Costa do; Santos, Juliano dos; Bezerra, Aline Patrícia dos Santos; Meira, Karina Cardoso; https://orcid.org/0000-0001-8426-3120
    Objetivo: analisar a tendência da mortalidade por câncer do colo do útero no estado do Rio Grande do Norte e em suas microrregiões de saúde, no período de 1996 a 2010, e realizar projeções para os quinquênios, de 2011 a 2030. Métodos: estudo ecológico de series temporais; empregou-se regressão binomial negativa para análise das tendências e projeções. Resultados: foram observadas taxas acima de 5,0 óbitos por 100 mil mulheres em todas as microrregiões, com tendência estacionária para o estado e ascendente nas microrregiões com piores condições socioeconômicas; as projeções indicaram redução nas taxas de mortalidade no estado, de 5,95/100 mil mulheres (2006-2010) para 3,67 (2026-2030), embora seja previsto aumento de 22% no número absoluto de óbitos. Conclusão: apesar da previsão de redução nas taxas de mortalidade, estas ainda apresentam-se elevadas, sinalizando a necessidade de revisão e fortalecimento do programa de controle do câncer do colo do útero no estado
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    TCC
    Nível de estresse dos docentes da área da saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-01) Silva, Gisely Galdino da; Rodrigues, Cláudia Cristiane Filgueira Martins; 0000-0001-5182-2491; http://lattes.cnpq.br/7399211815479152; https://lattes.cnpq.br/2853298443742191; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; 0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; 7345877023081892
    Os docentes são expostos a diversos fatores estressantes no ambiente laboral, sendo assim o presente estudo objetivou avaliar o nível de estresse dos docentes da área da saúde de uma universidade federal do Rio Grande do Norte. A metodologia contou com uma pesquisa transversal, descritiva e de abordagem quantitativa, com a aplicação de dois questionários um com as características sociodemográficas e o inventário de Sinais e Sintomas de Lipp, para estabelecer o nível de estresse do docente. Para isso, utilizou-se uma amostra de 198 docentes, e realizou-se um parâmetro de proporcionalidade entre a amostra dos docentes que compõem cada um dos departamentos. Em seguida os dados foram agrupados e processados no Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) para que fosse possível obter os resultados em forma de porcentagem. Os resultados mostram que a maioria dos docentes são do sexo feminino, casadas e com filhos, a maioria possui doutorado, atuam no regime de trabalho de Dedicação Exclusiva (DE) e estão a mais de 10 anos na instituição de ensino.
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    TCC
    Qualidade da assistência às crianças com Síndrome de Down no Brasil: revisão integrativa da literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-16) Souza, Alesandra Nailca de; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; Rodrigues, Claudia Cristiane Filgueira Martins; http://lattes.cnpq.br/7399211815479152; Barros, Rosires Magali Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984
    Objetivo: mapear os estudos que versam sobre a qualidade da assistência à criança com Síndrome de Down (SD) no Brasil. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada a partir de três bases de dados, a) google acadêmico; b) Biblioteca virtual de saúde (BVS); c) Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram coletados dados acerca do título, ano de publicação, unidade federativa, tipo de estratégia, ações desenvolvidas, profissionais envolvidos, unidade de saúde envolvida na assistência, desafios enfrentados na assistência, benefícios da qualidade na assistência e o papel da gestão na assistência. Resultado: a amostra final foi composta por oito estudos. Todos os estudos que pertencem a essa amostra são artigos científicos com publicações predominantes em 2017 e em sete unidades federativas diferentes com predominância no sul do Brasil. Os profissionais envolvidos foram sete categorias e teve como predominância a equipe de enfermagem e as unidades básicas de saúde (UBS) teve dominância na assistência às crianças com SD, os benefícios que foram predominantes: melhorar o desenvolvimento e também a garantia e melhora a continuidade do cuidado das crianças com SD. Já nos desafios a falta de capacitação dos profissionais foi o que predominou. Considerações finais: verificou-se que a qualidade na assistência às crianças com SD ainda é um tema pouco discutido.
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    TCC
    Reorganização documental e informação arquivística no setor de estatística vitais: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-25) Costa, Rita de Cassia de Oliveira Nunes; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; 0000-0002-1242-7840; http://lattes.cnpq.br/7345877023081892; http://lattes.cnpq.br/0165247771008637; Rodrigues, Claudia Cristiane Filgueira Martins; http://lattes.cnpq.br/7399211815479152; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234
    O trabalho apresentado trata-se de um relato sobre a experiência de uma discente do curso de Gestão Hospitalar durante a execução de um projeto de extensão no Setor de Estatísticas Vitais do município de Natal/RN em 2023. O objetivo principal foi propor uma intervenção para reorganizar a documentação e a informação arquivística sobre as Declarações de Nascidos Vivos e Declarações de Óbitos, essenciais para a alimentação do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos e Sistema de Informação sobre Mortalidade. A partir da vivência prática e da identificação de falhas no fluxo documental, desenvolveu-se um plano de ação que inclui etapas como classificação, padronização, controle de acesso e armazenamento adequado dos documentos. A intervenção propôs otimizar a recuperação da informação, reduzir desaparecimentos documental e contribuir para a melhoria da gestão da informação em saúde. Os resultados melhoraram a eficiência do setor e reafirmaram a importância da atuação do gestor hospitalar na preservação e organização da informação arquivística. O relato destaca a necessidade de investimento contínuo em capacitação profissional e padronização dos processos documentais na área da saúde.
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    TCC
    Sequestro de recém-nascidos e a segurança do paciente nas maternidades brasileiras: um estudo documental na mídia digital
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-16) Câmara, Hevelyn Maria de Souza; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; Rodrigues, Claudia Cristiane Filgueira Martins; http://lattes.cnpq.br/7399211815479152; Barros, Rosires Magali Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984
    Objetivo: mapear como o sequestro de recém-nascidos nas maternidades brasileiras é apresentado no contexto da mídia digital. Método: trata-se de um estudo documental, de abordagem quantitativa e qualitativa, exploratória e descritiva. Foi utilizada como fonte de coleta o Google Notícias e extraídos dados acerca do título, ano de publicação, unidade federativa, fonte da notícia, abordagem da mídia digital, orientações utilizadas, fatores de contribuição, ações implementadas e o papel do gestor. Resultado e Discussão: a amostra final foi composta por quinze notícias e reportagens com publicações em 2013 a 2021 e em sete unidades federativas diferentes. As Mídias digitais retratam os sequestros dos recém-nascidos por meio de reportagens, contendo relatos das mães, familiares e alguns relatos policiais. Não contém muitos detalhes dos ocorridos, tampouco das medidas tomadas para garantir a segurança das pacientes ou até mesmo para prevenir os ocorridos. Conclusão: pode ser percebido a falta de informações a respeito do papel do gestor nas reportagens, um fator que chama a atenção devido à importância da gestão da qualidade no contexto de segurança do paciente em relação aos sequestros de recém-nascidos.
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    TCC
    O uso das redes sociais digitais para educação em saúde mental na atenção básica de Natal, Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-20) Oliveira, Emerson Ferreira de; Oliveira, Lannuzya Verríssimo e; http://lattes.cnpq.br/4841870379922169; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; Barros, Rosires Magali Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984
    Trata-se de pesquisa exploratória-descritiva, realizada no contexto web, que objetiva mapear o uso das redes sociais digitais para educação em saúde mental na Atenção Básica de Natal, Rio Grande do Norte. Os dados foram coletados, entre os meses de março a maio de 2023, nas redes sociais digitais: Facebook e Instagram. A rede social mais utilizada pelas Unidades Básicas de Saúde foi o Instagram, todavia apenas 2,1% das publicações mencionaram temas de saúde mental no período analisado. Dentre as temáticas de saúde mental abordadas, destacam-se àquelas em alusão às datas comemorativas do Ministério da Saúde, a saber: janeiro branco, setembro amarelo, novembro azul, luta antimanicomial, além de orientações para enfrentamento ao luto, Síndrome de Burnout e ansiedade. Conclui-se que as redes sociais digitais podem ser estratégias potentes de educação em saúde mental, mas no cenário estudado ainda são pontuais e desarticuladas.
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