Navegando por Autor "Sampaio, Ana Tânia Lopes"
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Dissertação O acompanhamento, crescimento e desenvolvimento infantil na Atenção Básica de Saúde: a inserção do dentista no processo do cuidar(2019-10-11) Figueirêdo, Renan Cabral de; Rodrigues, Maisa Paulino; Rodrigues, Maisa Paulino; ; ; ; Sampaio, Ana Tânia Lopes; ; Souza, Georgia Costa de Araújo;A Estratégia Saúde da Família (ESF) propõe reorientar os serviços de saúde no âmbito da Atenção Básica do SUS. As consultas de crescimento e desenvolvimento (CD) fazem parte do escopo de ações da ESF e têm por propósito auxiliar o crescimento saudável da criança, visando garantir seu pleno desenvolvimento. Nessa direção, a atenção e a assistência odontológica, iniciadas durante os primeiros meses de vida da criança, e o acompanhamento subsequente podem contribuir sobremaneira para a prevenção de doenças bucais, melhorando também a aceitação do tratamento odontológico, quando necessário. Este estudo teve por objetivo analisar a inserção de procedimentos odontológicos nas consultas de CD, no âmbito da ESF, além de conhecer a percepção dos dentistas acerca do tema e as ações de saúde bucal por eles ofertadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória de caráter intervencionista cujos instrumentos de coleta de dados foram os questionários e grupo focal, aplicados junto aos dentistas da ESF, de um município de médio porte, do Nordeste brasileiro. O material obtido foi transcrito e submetido à análise de conteúdo conforme preconizada por Bardin. Da análise emergiram 2 categorias: concepções dos dentistas sobre CD e ações desenvolvidas pelos dentistas no CD. Os resultados apontaram que a saúde bucal se apresenta como potencialidade nas consultas de CD, fortalecendo o processo de cuidar e contribuindo para a ampliação da saúde bucal das crianças. Entretanto, essas ações aconteciam de forma espontânea, de acordo com o desejo e a compreensão dos cirurgiões-dentistas. Assim, fez-se necessário sistematizar a atenção em saúde bucal para as consultas de CD, por meio da organização, de forma colaborativa e como devolutiva ao serviço, de um protocolo de assistência odontológica no CD, assim como cursos de educação permanente, instituindo, oficialmente, tal prática no município.Dissertação Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-22) Rovaris, Maria de Fátima de Souza; Sampaio, Ana Tânia Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; http://lattes.cnpq.br/2486582007392475; Villar, Rosana Lucia Alves de; Sandri, Juliana Vieira de Araújo; http://lattes.cnpq.br/0841456750330864A Educação Permanente em Saúde compreende o processo de aprendizagemnotrabalho, baseando-se na premissa da aprendizagem significativa e na possibilidadede transformar as práticas no serviço. Diante dos desafios no contexto dapandemiada COVID-19, foi criado um Ambiente Virtual de Aprendizagem, denominadoEducaSaúde SC, com objetivo de capacitar, atualizar e agilizar as informaçõessobrea pandemia para os trabalhadores da saúde. O presente estudo analisaousodoEducaSaúde SC e suas possíveis contribuições, no período da pandemia, paraostrabalhadores deste setor, no estado de Santa Catarina, pesquisa dotipoanálisedocumental. Os dados do estudo foram obtidos das informações de domíniopúblicoda plataforma EducaSaúde SC 2020 e 2021. Os resultados apontaramarealizaçãode seis cursos com temática COVID-19, com 10.135 inscrições de trabalhadores,distribuídos nas 17 Regiões de Saúde e 3.094 concluintes. Verificou-sequegrandeparte de outras categorias profissionais, bem como das diversas áreas desaúdedeSanta Catarina, efetuaram suas inscrições nos cursos oferecidos. Foi possível identificar o significativo número de acessos dos trabalhadores aos conteúdosdisponibilizados, houve uma distribuição uniforme na quantidade de cargahoráriapor curso, foi considerável a variação na quantidade de turmas de cadaumdeles,com importante distribuição dos mesmos nas regiões de saúde do Estado. Apesardo grande número de inscrições, apenas 30% concluíram os cursos, mantendo-seconsiderável evasão, já prevista na modalidade a distância. Mesmoassim,percebeu-se de forma geral, que foi de fundamental importância a estratégiadeoportunizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem, específico paraviabilizaramanutenção da oferta de cursos no momento da pandemia, uma vezqueosprotocolos sanitários impediram as formações presenciais. Conclui-sequeoEducaSaúde SC foi de extrema importância no momento da pandemiaCOVID19,como forma complementar às atividades de educação na saúde eeducaçãopermanente, além de possibilitar importante intercâmbio de informações emergentes,essenciais ao momento. Contudo, ainda existem desafios a seremsuperados.Dissertação Avaliação da relação de felicidade dos trabalhadores com o trabalho qualificado em saúde: cenários vividos em uma unidade básica de saúde(2018-11-01) Souza, Greice Kelly Gurgel de; Sampaio, Ana Tânia Lopes; ; ; Castro, Janete Lima de; ; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso;O Sistema Único de Saúde, instituído desde 1988, traz como um dos princípios basilares a atenção integral desenvolvida pela Estratégia Saúde da Família. O processo de trabalho em saúde muda de lógica ao ter como referência a saúde e não mais a doença, o cuidado com foco no individuo, família e na comunidade. Algumas políticas se destacam no fortalecimento deste novo paradigma do cuidado. Uma das políticas estruturante para esta atenção integral é a Política Nacional de Humanização, lançada desde 2003, que incorpora como dispositivo a Clínica Ampliada no âmbito da Atenção Básica. O Município de Rodolfo Fernandes, situado no Oeste Potiguar, aderiu ao Programa de Melhoria do Acesso e qualidade na Atenção Básica (PMAQ), sendo suas equipes avaliadas e monitoradas através de padrões previamente definidos pelo ciclo contínuo de Melhoria implantado pelo Ministério da Saúde. Um dos principais problemas identificados na UBS foi o relacionamento da equipe, o que dificulta a implementação de mudanças no ambiente de trabalho. O presente estudo é uma pesquisa qualitativa do tipo Pesquisa-Ação de abordagem sociopoiética que tem como objetivo avaliar a relação de felicidade dos trabalhadores com o trabalho qualificado em saúde no decorrer da realização do Ateliê de Autoformação humanopoiética para a equipe de saúde da Unidade Básica de saúde Antônio Simão no município de Rodolfo Fernandes. A partir da realização do ateliê humanopoiético, pode-se observar a fragilidade de alguns profissionais em relação ao entendimento sobre Trabalho Qualificado em saúde. Foi possível perceber, nas falas e cenários construídos, que a falta de integração na equipe é o principal gatilho para a infelicidade no trabalho. Foi identificado vazio na gestão em relação à avaliação da qualidade no trabalho. Na visão dos trabalhadores, os pontos avaliados pelo PMAQ são muito relacionados à estrutura e totalmente quantitativos. Respeitar as subjetividades dos sujeitos, possibilitar a tripla inclusão e viabilizar processos de formação-intervenção são dispositivos apontados para o processo de humanização no trabalho. Trabalhadores felizes desempenham melhor as suas funções. A experiência levou os profissionais a solicitarem outros Ateliês, a refletirem sobre a influência laboral no estado de felicidade, sobre o conceito de Trabalho Qualificado em Saúde e sobre o relacionamento interpessoal na equipe.Dissertação Avaliação do acolhimento à demanda espontânea em uma unidade básica de saúde e intervenções para melhoria(2018-10-23) Nunes, Tainara Barbosa; Mendonça, Ana Elza Oliveira de; Medeiros, Wilton Rodrigues; ; ; ; Sampaio, Ana Tânia Lopes; ; Torres, Sandra Maria da Solidade Gomes Simões de Oliveira;Objetivo: avaliar o nível de qualidade do acolhimento à demanda espontânea em uma unidade básica de saúde e verificar a efetividade de uma intervenção dirigida a melhorar a qualidade. Método: trata-se de uma pesquisa quantitativa, com delineamento quase experimental, tipo antes depois e sem grupo controle, desenvolvido através da aplicação de um ciclo interno de melhoria da qualidade numa unidade básica de saúde, localizada no município de Guarabira/PB. Para isto foram utilizados cinco critérios de qualidade, avaliados antes e após intervenção de melhoria. As amostras para cada critério (n=60) foram selecionadas de forma aleatória simples. Os dados da primeira avaliação foram coletados em janeiro e reavaliados em julho de 2018, utilizando um instrumento com questões semiestruturadas, por meio de entrevista com usuários classificados como demanda espontânea. Realizou-se o cálculo da estimativa pontual com intervalo de segurança de 95%, assim como a melhoria absoluta e relativa de cada critério. A significância estatística foi verificada através do teste Z. Resultados: verificou-se que dos cinco critérios de qualidade analisados, um teve significação estatística entre as avaliações, outro teve melhoria absoluta de 5%, dois permaneceram estáveis e um piorou. Conclusão: o nível de cumprimento dos critérios de qualidade do acolhimento a demanda espontânea foi positivo na segunda avaliação, com exceção do critério três. A realização do ciclo de melhoria da qualidade se mostrou eficaz como método de gestão da qualidade.Dissertação Avaliação e melhoria da qualidade da assistência à sífilis gestacional na atenção primária à saúde(2018-09-26) Cerqueira, Brena Gabriella Tostes de; Gama, Zenewton André da Silva; ; ; Sampaio, Ana Tânia Lopes; ; Coelho, Ardigleusa Alves; ; Grabois, Victor;Introdução: Melhorar a qualidade da assistência à sífilis, especialmente à sífilis na gestação, é uma necessidade urgente em países como o Brasil, onde se observa aumento da detecção de sífilis em gestantes e da incidência de sífilis congênita. Objetivos: Avaliar a qualidade da assistência prestada às gestantes com sífilis e testar o efeito de uma estratégia de melhoria. Método: O projeto foi realizado em 26 Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro, entre janeiro e dezembro de 2017. O desenho foi quase- experimental misto com análises antes e depois e de série temporal. A assistência foi avaliada em todas as gestantes notificadas com sífilis e pré-natal já encerrado (n=178) mediante 10 critérios de qualidade e um indicador contratualizado. A intervenção foi planejada com base em dados, de forma participativa e foi multifacetada, abrangendo educação permanente, melhoria do registro e dos sistemas de informação, auditoria e feedback, educação ao paciente e mudanças organizacionais e nos processos de trabalho. Foram calculadas as estimativas de conformidade dos critérios, melhorias absoluta e relativa e significância estatística mediante teste do valor z unilateral e regras de controle estatístico (α=5%). O contexto foi analisado segundo as categorias do modelo MUSIQ. Resultados: A qualidade da assistência na primeira avaliação variou de 42,8% a 91,4%. De forma positiva, as gestantes estavam recebendo o esquema adequado de tratamento conforme preconizado (critério 5 = 91,4%). Em contrapartida, as principais oportunidades de melhoria foram relacionados à testagem e tratamento das parcerias sexuais e ao registro adequado do tratamento no prontuário (critérios 6, 7 e 10 = 42,8%). A intervenção se mostrou efetiva, pois oito dos 10 critérios tiveram melhoria absoluta, sendo significativa (p<0,05) em quatro deles. O indicador mensal também melhorou de forma significativa e sustentável, embora ainda exista ampla margem para avanços. Fatores contextuais como a pressão para melhorar os resultados do indicador, uma vez ele compõe a matriz da avaliação de desempenho da Organização, e a crise político-econômica vivenciada pelo município em 2017, interagiram com a intervenção tanto como facilitadores quanto como dificultadores do processo de melhoria. Conclusões: O projeto foi útil para identificar prioridades e orientar intervenções para a melhoria da qualidade da assistência à sífilis. O ciclo de melhoria deve ser continuado para incrementar seus resultados e novas estratégias de mudança devem considerar os fatores contextuais deste estudo.Dissertação Comissão de Integração Ensino-Serviço Regional de Imperatriz: implantação e contribuições para Política de Educação Permanente em Saúde no Estado do Maranhão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-21) Freitas, Wellington Queiroz de; Sampaio, Ana Tânia Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; https://orcid.org/0009-0000-5305-2531; http://lattes.cnpq.br/4462107011131557; Vieira, Henry Walber Dantas; https://orcid.org/0000-0002-6194-6452; http://lattes.cnpq.br/3705501859728866; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa RossoA Educação Permanente em Saúde (EPS), como estratégia de formação e desenvolvimento dos trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS), foi instruída como política no ano de 2004, através da portaria de nº 198, e redefinida pela portaria de nº1.996 do ano de 2007. Visa contribuir para a necessária transformação dos processos de trabalho e das práticas de saúde, de acordo com os princípios de descentralização do SUS, que definem diretrizes e estratégias para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), instituindo as Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço (CIES) como instâncias permanentes que participam da formulação, condução e desenvolvimento da PNEPS. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo contribuir e analisar o processo de implantação da CIES na Região de saúde de Imperatriz, visando o fortalecimento da PNEPS no estado do Maranhão (MA). Trata-se de uma Pesquisa-Ação com estudo avaliativo, cujo referencial teórico tem como base os pressupostos da PNEPS. Os sujeitos participantes dessa pesquisa foram os gestores, trabalhadores, representantes de instituições de ensino com cursos na área da saúde e do controle social no SUS, que participam dos processos de integração Ensino-Serviço na Região de Saúde de Imperatriz/MA. Os dados foram coletados durante as intervenções e realização da Oficina com tema central Educação Permanente em Saúde, no período de abril a outubro de 2023, o que possibilitou identificar o perfil desses participantes e suas percepções sobre a PNEPS, além de contribuir na implantação da CIES Regional de Imperatriz/MA. Como produto foi elaborado uma cartilha para os gestores do sistema Único de Saúde (SUS) sobre Educação Permanente em Saúde e orientações sobre como implantar um CIES Regional. Os resultados apresentam um número considerável de cursos da área da saúde na modalidade de Educação a Distância (EAD) ofertados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) na região. Também foi observado o desconhecimento da importância da Educação Permanente em Saúde pelos participantes da pesquisa. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam subsidiar estratégias para o fortalecimento da EPS e para instituição das CIES em todas as Regiões de Saúde do estado do Maranhão.Apresentado em Evento A contribuição das práticas integrativas e complementares no processo de inclusão(2016-11) Sampaio, Ana Tânia Lopes; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; Custódio, Débora Karla Sampaio Alves; Brito, Gustavo André Pereira deTrata-se de um relato de experiência, que faz parte de uma pesquisa de campo iniciada em setembro do ano de 2015 realizada em um CEMEI do município de Natal/RN cujo foco principal é o de avaliar a utilização das Práticas Integrativas Complementares em Saúde como ferramentas facilitadoras para uma educação inclusiva, podendo destacar crianças com faixa etária entre 4 e 5 anos e seus respectivos educadores como protagonistas da pesquisa. Realizou-se uma pesquisa-ação existencial de cunho Interativo com aplicação metodológica qualitativa, apresentando duas categorias de análise: Práticas Corporais Transdisciplinares e as Vivências Lúdicas Integrativas. A educação está vinculada à formação do sujeito para a vida em toda a sua inteireza a educação inclusiva parte da necessidade de um processo de reestruturação nos âmbitos políticos, sociais e educacionais pautada na compreensão e respeito a diversidade, complexidade e singularidade do sujeito. As Práticas Integrativas e Complementares surgem como novas possibilidades para a vivência e consolidação da transdisciplinaridade, e internalização da educação como processo formativo, no qual professores e educandos, são compreendidos em sua especificidade e totalidade. Na educação inclusiva, mais especificamente, essas práticas são utilizadas como forma de aprimorar a percepção da criança sobre si e sobre o outro, respeitando as diferenças e a diversidade. Elas permitem que as mesmas se tornem sujeitos do processo formativo de maneira significativa e criativa, desenvolvendo a interação e integração social e o agir de maneira lúdica e reflexivaArtigo A contribuição do Pronto Socorro Energético Hospitalar para a saúde do trabalhador(Research, Society And Development, 2020) Sampaio, Ana Tânia Lopes; França, Raiane Caroline da Silva; Vieira, Alcivan Nunes; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa RossoEsta pesquisa tem como objetivo avaliar acontribuição do Pronto Socorro Energético Hospitalar para a saúde laboral dos profissionais de um hospital geral em Mossoró-RN, e avaliar a presença de danos físicos, psicológicos e sociais relacionados ao contexto de trabalho. Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos, realizou-se um estudo transversal e uma pesquisa-ação. Os dados quantitativos foram coletados por meio da Escala de Avaliação dos Danos relacionados ao Trabalho; os dados qualitativos foram obtidos a partir de grupo focal e questionário estruturado. A pesquisa foi realizada no Hospital Regional Dr. Tarcísio de Vasconcelos Maia, no município de Mossoró-RN, cujo público alvo da pesquisa foram os profissionais da referida instituição, totalizando 205 participantes. Os resultados apontaram danos significativos à saúde relacionados ao trabalho, principalmente no domínio físico, com destaque para os danos osteomusculares, seguido de domínio psicológico e social. Os participantes da pesquisa relatam melhorias na vida pessoal e no ambiente de trabalho após a implantação do Pronto Socorro Energético Hospitalar. As práticas integrativas no ambiente de trabalho hospitalar promovem saúde aos profissionais, de maneira integral, bem-estar e equilíbrio entre mente, corpo e espíritoArtigo Educação continuada em enfermagem e suas perspectivas científicas: uma breve análise integrativa(Revista Humano Ser, 2016) Sampaio, Ana Tânia Lopes; Costa, Stella Alyny Alyny de Aquino; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; Paulino, Tayssa Suelen Cordeiro; Pereira, Fábio Claudiney da Costa; Rocha, Karolina de Moura Manso daObjetivou-se identificar o enfoque das publicações sobre Educação Continuada na área da enfermagem. Trata de uma revisão integrativa da literatura, realizada considerando as seguintes etapas: formulação da pergunta de pesquisa; coleta de dados; avaliação, análise e interpretação dos dados; apresentação de resultados. Na busca obteve-se um total de 51 artigos, sendo selecionados oito. Constatou-se escassez de estudos sobre educação continuada e enfermagem, nos últimos cinco anos, havendo confusões em alguns textos sobre as diferenciações entre educação permanente e continuada. Houve predomínio de publicações no ano de 2010, embasados em uma abordagem quantitativaTCC Educação permanente em saúde: caminhos trilhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-09) Mendonça, Juliana Marques Nogueira; Castro, Janete Lima de; Sampaio, Ana Tânia Lopes; Vilar, Rosana Lúcia Alves deA Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), instituída a partir da Portaria nº 198, de 13 de fevereiro de 2004, apresenta diretrizes que norteiam as ações de Educação Permanente a serem realizadas pelo Distrito Federal, Estados e Municípios. Nesse aspecto, o presente estudo busca conhecer o espaço ocupado pela Educação Permanente na gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, Rio Grande do Norte. Para isso e por meio dos instrumentos de gestão do município, a saber: Plano Municipal de Saúde 2018-2021, Programação Anual de Saúde 2018 e Relatório Anual de Gestão 2018, mapearam-se os caminhos trilhados pela secretaria no âmbito da Educação Permanente. Após a análise, observou-se que as ações de Educação Permanente em Saúde executadas pela SMS/Natal, mesmo contemplando diversos setores, alcançaram um percentual muito baixo de execução, apenas 36,8%. Em relação ao planejamento das ações de Educação Permanente, mesmo sendo multiparticipativo, ainda precisa ser readequado, visto que por vezes encontra-se aquém da realidade do serviço e não utiliza o Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde como matriz norteadora da condução da EPS no município. No demais, espera-se que com este estudo os gestores municipais sintam-se subsidiados cientificamente para tomar decisões em relação à Gestão da Educação na SMS do município de Natal, por meio do fomento e discussão a respeito da importância da efetivação da Política Municipal de Educação Permanente em Saúde (PMEPS).Dissertação Guia básico de prevenção e tratamento de feridas do município de Natal: uma análise sob a perspectiva dos enfermeiros(2019-11-18) Oliveira, Amanda Paulino de; Sampaio, Ana Tânia Lopes; ; ; Borges, Eline Lima; ; Torres, Gilson de Vasconcelos; ; Villar, Rosana Lucia Alves de;A pele é o maior órgão do corpo, indispensável para a vida humana e essencial para o funcionamento fisiológico do organismo. Como qualquer outro órgão, está sujeito a sofrer agressões advindas de fatores patológicos intrínsecos e extrínsecos que podem desencadear feridas cutâneas. No Brasil, as feridas acometem a população de forma geral, independente de sexo, idade ou etnia e se constituem em um grave problema de saúde pública. Dessa forma, os profissionais de saúde precisam estar qualificados para atender essa clientela, devendo fazer uso de protocolos que sistematizem a assistência. Nessa direção, foi elaborado um Guia Básico de Prevenção e Tratamento de Feridas (GBPTF) para o município de Natal, visando orientar a conduta dos profissionais de enfermagem na Atenção Básica de Saúde (AB). Esse Guia vem sendo utilizado pelos enfermeiros da rede de saúde desde o ano de 2016. Destarte, esta pesquisa buscou analisar os resultados procedentes da implantação do GBPTF, sob o ponto de vista dos enfermeiros. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa. Foram entrevistados 20 enfermeiros que atuam na estratégia Saúde da Família e fazem uso regular do GBPTF. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário, observação direta e análise documental. Os dados foram analisados com base na técnica de análise temática de conteúdo proposta por Bardin, dando origem a duas categorias, a saber: „percepção sobre o GBPTF‟ e „mudanças efetivadas após a implantação do GBPTF‟. Os resultados apontam que o GBPTF está implantado em 95% das unidades de saúde da AB, permitindo a padronização das ações assistenciais para os portadores de lesão cutânea, acelerando o processo cicatricial das lesões. Ademais, evidenciou-se a satisfação e a segurança, na conduta dos enfermeiros, no manejo do protocolo, além da redução de gastos públicos com materiais de cobertura, o que pode ser atribuído à capacitação e qualificação dos enfermeiros que fazem uso sistemático do Guia. Pode-se dizer que o GBPTF vem contribuindo para o alcance de resultados satisfatórios junto aos profissionais, usuários e serviço de saúde.Artigo Historical and dialectical materialism in nursing care: integrative review(Revista de enfermagem UFPE Online, 2016) Amoras, Jéssica Araújo Braga; Sales, Ana Paula de Assis; Sampaio, Ana Tânia Lopes; Machado, Richardson Miranda; Duarte, Sebastiao Junior HenriqueObjective: to analyze the national and international scientific production about the contributions of the Historical and Dialectical Materialism Theory in the field of Nursing. Method: integrative review which guiding question is << What has been published in national and international level regarding the historical and dialectical materialism in the field of nursing? >> Searching occurred in the MEDLINE, LILACS, IBECS, BDENF databases and in SciELO virtual library. These descriptors were used: "historical and dialectical materialism" AND "nursing". Articles in Portuguese, Spanish and English languages were included, published in the period from 2004 to 2014. Theses and/or dissertations were excluded. Results: of 134 found, 8 articles were included. Predominance of qualitative research and Portuguese language. Conclusion: the national and international production analysis pointed out the shortage of articles referring to the use of historical and dialectical materialism in nursing. Studies have shown how theory can contribute to the work process in nursing. Descriptors: Nursing Team; Qualitative Research; Historical and Dialectical MaterialismDissertação Implantação do Núcleo Estadual de Atenção à Segurança e à Saúde do Trabalhador(a): contribuições para a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-25) Silva, Marilia Eufrásio da; Sampaio, Ana Tânia Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; http://lattes.cnpq.br/1492650682630046; Cavalcante, Elisangela Franco de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3578-0153; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Bosco Filho, JoãoNo Brasil, a conquista do Sistema Único de Saúde (SUS) representou uma profunda mudança no modelo de atenção. No contexto dessa reforma sanitária, emerge a responsabilização do Estado com a saúde do trabalhador. Foram várias as conquistas nesse campo, culminando, em 2002, com a criação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST). Em 2018, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN) instituiu os Núcleos de Atenção à Segurança e à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (NASSTs). Em 2020, foi implementado o Núcleo Estadual de Atenção à Segurança e à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (NESST), a fim de assessorar, normatizar, planejar, coordenar, estabelecer diretrizes e integralizar as ações nas áreas de saúde ocupacional que são desenvolvidas pelos NASSTs. O presente estudo é o resultado de uma pesquisa-ação de cunho colaborativo com abordagem avaliativa, que teve como objetivo analisar a implantação e as principais contribuições do NESST da SESAP/RN. O estudo intervencionista ocorreu em etapas: inicialmente foi realizado o diagnóstico situacional dos NASSTs para nortear o plano de ação do NESST-SESAP/RN. No segundo momento, foi descrito o processo de implantação do Núcleo Estadual de Atenção à Segurança e à Saúde do Trabalhador(a). No terceiro momento, foram ouvidos os representantes dos NASSTs que expressaram as potencialidades e fragilidades do NESST. Na última etapa, foi apresentado o dimensionamento por Unidades Regionais de Saúde (URSAP), em que constam os núcleos existentes, de acordo com dimensionamento mínimo, proposto implantação de novos NASSTS por regional. Além disso, são listadas as unidades que ainda não possuem o NASST. Os resultados apontam para importantes contribuições do NESST-SESAP/RN aos NASSTs e para o fortalecimento e articulação das políticas de atenção à saúde e segurança do trabalho norte-rio-grandense.Apresentado em Evento A importância das práticas integrativas e complementares em saúde como ferramentas facilitadoras do processo da educação inclusiva(2016) Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; Sampaio, Ana Tânia LopesTrata-se de um relato de experiência, que faz parte de uma pesquisa de campo iniciada em setembro do ano de 2015 realizada em um CEMEI do município de Natal/RN cujo foco principal é o de avaliar a utilização das Práticas Integrativas Complementares em Saúde como ferramentas facilitadoras para uma educação inclusiva, podendo destacar crianças com faixa etária entre 4 e 5 anos e seus respectivos educadores como protagonistas da pesquisa, utilizando os descritores controlados “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”, “Educação de Crianças” e “Educação inclusiva”. Realizou-se uma pesquisa-ação existencial de cunho Interativo com aplicação metodológica qualitativa, apresentando duas categorias de análise: Práticas Corporais Transdisciplinares e as Vivências Lúdicas Integrativas. A educação está vinculada à formação do sujeito para a vida em toda a sua inteireza a educação inclusiva parte da necessidade de um processo de reestruturação nos âmbitos políticos, sociais e educacionais pautada na compreensão e respeito a diversidade, complexidade e singularidade do sujeito. As Práticas Integrativas e Complementares surgem como novas possibilidades para a vivência e consolidação da transdisciplinaridade, e internalização da educação como processo formativo, no qual professores e educandos, são compreendidos em sua especificidade e totalidade. Na educação inclusiva, mais especificamente, essas práticas são utilizadas como forma de aprimorar a percepção da criança sobre si e sobre o outro, respeitando as diferenças e a diversidade. Elas permitem que as mesmas se tornem sujeitos do processo formativo de maneira significativa e criativa, desenvolvendo a interação e integração social e o agir de maneira lúdica e reflexivaDissertação Inserção de práticas integrativas em atenção à saúde mental na atenção primária(2019-10-23) Farias, Izabel Myckilane Alves de; Medeiros Júnior, Antonio; ; ; Sampaio, Ana Tânia Lopes; ; Sousa, Heloisa Karmelina Carvalho de;O aumento em larga escala do número de pessoas acometidas por desordens de ansiedade, com sintomas afetando a qualidade de vida, chama a atenção para a necessidade de cuidados em saúde mental na atenção primária e as Práticas Integrativas e Complementares podem contribuir neste processo. Dessa forma, esta pesquisa tem por objetivo analisar a contribuição de práticas integrativas para um grupo terapêutico de sujeitos que se autodeclaram ansiosos. O estudo realizado é de natureza qualitativa, com abordagem de caráter descritivo-exploratório. Contou com a participação de 14 integrantes de um grupo terapêutico de pessoas com sintomas de ansiedade na faixa etária de 20 a 70 anos. Para coleta de dados foi utilizado um formulário de entrevista individual com intuito de construir o perfil dos participantes; o Inventário de Ansiedade de Beck, para avaliação dos sintomas dos usuários e; grupos focais antes e após a introdução das práticas integrativas para efeito comparativo das falas e verificação dos benefícios trazidos pela inserção das técnicas. Os dados foram analisados pela epidemiologia descritiva e pela análise de conteúdo de Minayo. Os resultados encontrados mostram que, apesar da tentativa de atenção integral oferecida pelos meios convencionais de atenção, ainda existia uma lacuna no grupo, a qual foi preenchida pela introdução das práticas integrativas. Outro fator importante é que, além de demonstrar os benefícios emocionais individuais e coletivos resultantes das práticas, a pesquisa chama a atenção para a possibilidade de redução do uso de medicamentos, por esse público, com a introdução de tecnologia leve e de baixo custo. Conclui-se, portanto, que a associação das práticas convencionais de grupos com as práticas integrativas e complementares, na atenção primária, favorecem novas possibilidades de integralidade e de aproveitamento dos privilégios para o cuidado em saúde mental nesse nível de atenção.TCC Levantamento das práticas integrativas e complementares em saúde em uma região metropolitana(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-17) Rocha, Williana Santos da; Sampaio, Ana Tânia Lopes; DRA. ANA TÂNIA LOPES SAMPAIO; Negrão, Oswaldo Gomes Corrêa; Lima, Jônia Cybele SantosO Sistema Único de Saúde (SUS), instituído desde 1988, traz consigo o modelo de atenção pautado na atenção integral. Nesse sentido, em 2006 foi oficializado no Sistema de Saúde brasileiro as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). As Práticas abrangem sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos que dispõem de tecnologias eficazes e seguras. Dessa forma, o estudo compreendeu um levantamento do cenário das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na Região Metropolitana de Natal/RN. É um estudo analítico, descritivo, de caráter exploratório, que abrangeu todos os municípios da Região Metropolitana de Natal/RN, os quais são: Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim, São José de Mipibu, Nísia Floresta, Monte Alegre, Vera Cruz, Maxaranguape, Ielmo Marinho, Arês e Goianinha, conforme Lei Complementar n° 559, de 28 de dezembro de 2015 (RIO GRANDE DO NORTE, 2015). A pesquisa iniciou-se pela revisão de artigos a fim de atestar a existência local do serviço. Houve também a análise documental (leis e portarias) com intuito de evidenciar a implantação da política municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Em segundo momento, realizou-se análise do banco de dados do Módulo II Equipe, do II ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ, 2014. Após análise dos documentos oficiais e do acesso as informações do banco de dados do PMAQ, 2º ciclo, 2014, percebeu-se que já existia, de fato, uma considerável atuação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde pelos profissionais da Atenção Básica dessa região.Dissertação Melhoria da qualidade de núcleos de segurança do paciente em unidades hospitalares estaduais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-19) Dantas, Aline Samara Aciole da Silva; Sampaio, Ana Tânia Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; Vasconcelos, Cipriano Maia de; Gama, Zenewton André da SilvaIntrodução: a assistência em saúde no processo do cuidado ocorre em um contexto complexo e multifacetado, caracterizado por demandas crescentes, recursos limitados e desafios constantes na promoção de um cuidado seguro e de qualidade. Nesse cenário, a segurança do paciente se destaca como uma dimensão essencial da qualidade assistencial, exigindo ações coordenadas e estruturadas para a gestão de riscos. Para que essas ações sejam eficazes, é fundamental que pessoas e estruturas estejam bem envolvidas, capacitadas, documentadas e apoiadas por aparatos organizativos adequados em todos os pontos de atenção à saúde. No Brasil, o Programa Nacional de Segurança do Paciente, instituído em 2013, é uma iniciativa estratégica voltada para a promoção da qualidade assistencial e para a redução de eventos adversos evitáveis nos serviços de saúde. Internacionalmente, o Plano de Ação Global para a Segurança do Paciente 2021-2030 reforça a importância de esforços globais para minimizar danos evitáveis, alinhando as diretrizes internacionais às necessidades e desafios locais. No entanto, apesar das diretrizes estabelecidas, a consolidação de práticas eficazes de segurança do paciente ainda enfrenta dificuldades, especialmente no que diz respeito à estruturação dos Núcleos de Segurança do Paciente, que são as instâncias legalmente responsáveis pela implementação das ações relacionadas à segurança nos serviços de saúde. Nesse contexto, fortalecer os NSP é uma necessidade premente para garantir a melhoria contínua da qualidade assistencial e a mitigação de riscos. Objetivo: este projeto tem como objetivo melhorar a qualidade dos Núcleos de Segurança do Paciente em unidades hospitalares estaduais, promovendo a implementação de práticas organizativas que potencializem a segurança do cuidado. Método: para tanto, foi conduzido um estudo de análise da melhoria da qualidade, do tipo pesquisa-ação, nos NSP dos hospitais estaduais. Resultados: os resultados demonstraram uma melhoria significativa nos critérios de consolidação documental dos Núcleos de Segurança do Paciente, com avanços na organização e sistematização das informações relacionadas à segurança do paciente. Uma das principais contribuições do estudo foi a elaboração de uma planilha de parametrização que possibilita uma avaliação ampla do arcabouço documental dos NSP, promovendo maior eficiência na gestão. Além disso, foi desenvolvido um sistema de informação inovador, que integra dados de maneira acessível, confiável e atualizada, facilitando a tomada de decisão tanto na gestão central quanto nos serviços hospitalares. Conclusão: o impacto direto dessas ações se reflete na melhoria da qualidade da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde, promovendo uma gestão mais eficiente de riscos e reduzindo a ocorrência de eventos adversos. O fortalecimento dos NSP, aliado ao uso de ferramentas inovadoras como o SIS do NESP/RN, representa um avanço significativo para a segurança do paciente, consolidando práticas organizativas que contribuem para um cuidado mais seguro, eficaz e centrado no usuário.Dissertação Melhoria da qualidade do reprocessamento de materiais de uma Unidade Básica de Saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-08) Bergamo, Leniela Afra Medeiros Jardim; Sampaio, Ana Tânia Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; http://lattes.cnpq.br/3846548064656931; Mendonça, Ana Elza Oliveira de; https://orcid.org/0000-0001-9015-211X; http://lattes.cnpq.br/5531967242281430; Gama, Zenewton André da Silva; Bosco Filho, JoãoAs infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) constituem um dos maiores problemas dos prestadores de serviço de saúde no mundo. Dessa forma, as ações em prol da melhoria da qualidade do reprocessamento de produtos para a saúde são fundamentais para a promoção da segurança do paciente. Este estudo teve como objetivo de melhorar a qualidade do preparo e armazenamento dos materiais e reprocessados em uma Unidade Básica de Saúde localizada no localizada no Distrito Federal. O presente estudo trata-se de uma pesquisa-ação, com delineamento quase experimental, tipo antes depois sem grupo de controle, realizada de março a outubro de 2021. Os critérios de qualidade foram baseados em normas vigentes no Brasil, 60 amostras de materiais reprocessados foram avaliadas antese após implementação das ações de melhoria que foram elaboradas por meio da aplicação de um Diagrama de Afinidades e planejadas em um Diagrama de Gantt. Os dados da primeira avaliação foram coletados antes do início das intervenções de melhoria planejadas e depois reavaliados após a execução das ações. Para verificar se houve ou não melhoria do nível de qualidade, foi realizado o cálculo da estimativa pontual com intervalo de segurança de 95%, assim como a melhoria absoluta e relativa de cada critério, com a significância estatística por meio do teste Z. A pesquisa foi aprovada no comitê de ética em pesquisa (CAAE: 51321721.8.0000.5292). Identificou-se um aumento de 53,2% na melhoria absoluta e 92% na melhoria relativa do cumprimento dos critérios, e uma redução de 95,1% do não cumprimento acumulado em relação à primeira avaliação. Esses resultados demonstram a efetividade de um plano de melhorias na qualidade do preparo e armazenamento dos materiais reprocessados.Dissertação Melhoria da qualidade na implantação dos protocolos para prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde em unidades de terapia intensiva no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-19) Medeiros, Monaliza Vanessa de Brito Gondim Moura; Sampaio, Ana Tânia Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; http://lattes.cnpq.br/2639085307444863; Carvalho, Diana Paula de Souza Rego Pinto; Gama, Zenewton André da SilvaIntrodução: as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde são eventos adversos comuns em instituições de saúde, especialmente em Unidades de Terapia Intensiva, impactando a segurança e a recuperação dos pacientes. A prevenção de danos e os prejuízos relacionados aos cuidados em decorrência de falhas nos processos e nas estruturas de assistência se apresentam como um desafio crescente a nível global. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária tem destacado a baixa adesão aos protocolos de prevenção dessas infecções, apontando para a necessidade urgente de implementar ações eficazes, para melhorar a conformidade e garantir melhores resultados para a segurança dos pacientes. A implantação de medidas de prevenção, como pacotes de medidas "bundles", com base em evidências científicas atuais, é essencial para reduzir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e melhorar a qualidade do atendimento. Objetivo: melhorar a implantação dos protocolos para prevenção de infecção nos hospitais com leitos de Unidades de Terapia Intensiva da rede própria da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte. Método: trata-se de um Ciclo de Melhoria, a partir de uma pesquisa ação, com delineamento quase experimental do tipo antes e depois, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - (Parecer 6.413.818 e CAAE 73815823.4.0000.5292). O estudo teve o intuito de avaliar os protocolos de prevenção de Infecção Primária de Corrente Sanguínea associados ao uso de Cateter Venoso Central e prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica. As melhorias para os protocolos foram planejadas com base em diagrama de afinidades e diagrama de Gantt. A coleta de dados ocorreu antes das intervenções de melhoria planejadas e após a execução das ações entre os anos de 2023 e 2024. Resultados: observou-se uma melhoria geral absoluta de 29,76% e relativa de 44,6% nos critérios avaliados para a implantação dos protocolos de prevenção de infecções em Unidades de Terapia Intensiva. Evidencia-se que os achados mostram melhorias substanciais especialmente na implantação do protocolo de pneumonia associada à ventilação mecânica com a capacitação comprovada para os profissionais de saúde e com relação aos cuidados na retirada do Cateter Venoso Central, minimizando riscos de complicações e contaminações. Ressalta-se que os valores revelam aumentos absolutos significativos. O critério de capacitação comprovada sobre prevenção de Pneumonia associada à Ventilação Mecânica passou de 14,3% para 71,4%, uma melhoria de 57,1% pontos percentuais, refletindo um avanço significativo na construção dos protocolos e priorização do treinamento de profissionais de saúde. Conclusão: os resultados deste estudo indicam uma melhoria significativa na implementação dos protocolos de prevenção de infecções, com destaque para o de prevenção de PAV e capacitação comprovada dos profissionais de saúde. Em relação à análise das não conformidades, com base no Diagrama de Pareto, revela-se uma redução substancial nas falhas de conformidade, destacando a efetividade das ações corretivas adotadas. Além disso, os dados demonstram avanços consistentes, com um impacto positivo nos cuidados e na conformidade com os protocolos institucionais.Artigo Natural resources for therapeutic use: evidence from Brazil(Research, Society And Development, 2021) Sampaio, Ana Tânia Lopes; Silva, Richardson Augusto Rosendo da; et al, .Aim and Objective: Identify plants used for insect stings in selfcare practices in the situation of suffering by people living in a rural location of Santa Maria municipality, Southern Brazil. Material and Methods: To achieve the proposed objective, there were semi-structured interviews and participant observation (N-17) in the period from 2015 to 2017. The thematic axis emerged in the content analysis to treat the material. Results and Discussion: The results show that five respondents reported using plants to treat insects or spiders’ injuries. Seven plant species from different angiosperms families were mentioned: (I) Ruta graveolens L., (II) Sida rhombifolia L., (III) Citrus × sinensis (L.) Osbeck, (IV) Plantago tomentosa Lam., (IV) Allium sativum L., (VI) Eucalyptus globulus Labill and (VII) Mirabilis jalapa L. This study revealed the popular use of herbal therapy for insect and spider stings in health care. Also, it showed the importance of knowledge and recognition of health professionals about popular knowledge for scientific advances. Final Considerations: We conclude that the self-care practices in situations of suffering refer to certain social, economic, and cultural contexts, showing the need to insert the health professional in this reality and establish a therapeutic alliance, aiming to reduce the distances between scientific and popular knowledge