Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santana, Débora Cristina Oliveira de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química
    (2016-07-21) Santana, Débora Cristina Oliveira de; Dantas, Josivania Marisa; Nunes, Albino Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7808069169974235; ; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; ; http://lattes.cnpq.br/4743768466386682; Sousa Júnior, Francisco Souto de; ; http://lattes.cnpq.br/5064377445535415; Moreira, Patricia Flávia da Silva Dias; ; http://lattes.cnpq.br/9109298434418130
    A Divulgação Científica e os Textos de divulgação científica vêm apresentando destaque nas pesquisas da área de educação em ciências. A pesquisa foi desenvolvida nas Escolas Estaduais Berilo Wanderley e Professor Francisco Ivo Cavalcanti, localizadas no município de Natal/RN. O objetivo deste trabalho foi elaborar uma unidade de ensino dentro de uma perspectiva CTS a partir de um texto de divulgação científica para trabalhar conceitos da química orgânica. A aplicação da unidade de ensino foi realizada com uma turma da terceira serie do ensino médio com a participação de 16 alunos. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas: análise de trabalhos em periódicos nacionais e internacionais sobre divulgação científica e textos de divulgação científica; aplicação de um questionário sobre percepção dos alunos sobre ciência e tecnologia; elaboração e aplicação da unidade de ensino e aplicação de um questionário de avaliação da unidade de ensino. Para coleta dos dados na aplicação da unidade de ensino foi utilizada a técnica de observação e os instrumentos foram: roteiro de observação, diário de campo e fotografias. Os dados foram analisados a luz da abordagem qualitativa. Os resultados demostraram que as atividades propostas na unidade didática possibilitaram a construção do conhecimento de forma motivadora e significativa. Sendo assim, os textos de divulgação científica podem ser elementos colaboradores para o ensino de conceitos científicos nas aulas de química.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM