Navegando por Autor "Santana, Fágner Lemos de"
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Artigo Uma abordagem interdisciplinar para obtenção da melhor função aproximada para ajuste de dados(Brazilian Journal of Development, 2019-10-01) Santana, Fabiana Tristão de; Marcone, Marcos Henrique Fernandes; Santana, Fágner Lemos deNeste trabalho, importantes conceitos das Ciências Exatas, Computação e Engenharias atuam de forma interdisciplinar para obter a melhor solução aproximada para um experimento físico. O objetivo do trabalho é mostrar como diferentes teorias podem ser usadas para solucionar problemas nas Engenharias. Mais especificamente, serão utilizados aqui o método de Mínimos Quadrados (estudado na Álgebra Linear), as incertezas e operações intervalares (estudados na Matemática Intervalar) e a linguagem Python (estudada na computação) para resolver um sistema intervalar que fornece a melhor função aproximada que ajusta um conjunto de dados oriundos de um experimento físico, no qual um carro se deslocava com aceleração nula sob um trilho de ar horizontal. Ao fazer esse tipo de abordagem usando a Matemática Intervalar, busca-se inferir como as incertezas provenientes do experimento, assim como os erros gerados pelas representações e operações dos números em computadores, interferem no resultado obtido. Para isso, se fez necessário a utilização da biblioteca Python for Extended Scientific Computing (Python-XSC), a qual é baseada na estrutura da aritmética intervalar e fornece funções para a resolução de sistemas lineares intervalares. A aplicação do estudo feito se mostrou bastante eficiente e de fácil utilização, além de estimular os estudantes de engenharia a buscarem soluções inovadoras através da interdisciplinaridade das teorias estudadas na áreaDissertação Área e volume da esfera(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-31) Medeiros, Leonardo Andrade; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5096180173266440; ; http://lattes.cnpq.br/4054734075237069; Santana, Fabiana Tristão de; ; http://lattes.cnpq.br/3232330829280658; Santana, Fágner Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Fernandes, Jose de Arimateia; ; http://lattes.cnpq.br/9776386122552122Neste trabalho apresentamos um estudo sobre o ensino das fórmulas para o cálculo do volume da esfera e da área da superfície esférica. Sobre este tema, foi feita uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo com o objetivo de identi car de que forma estes temas são abordados. Para isso, zemos 14 perguntas a 30 professores de Natal e os resultados desta pesquisa são apresentados e discutidos. Depois disso, apresentamos formas alternativas de deduzir as fórmulas do volume de uma esfera e da área de uma superfície esférica.Dissertação Calculando distância em geometria espacial usando material manipulável como recurso didático(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-05-02) Souza, José Carlos Vieira de; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/4363509444505545; ; http://lattes.cnpq.br/0520485784139709; Santana, Fágner Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Santos, Joedson Silva dos; ; http://lattes.cnpq.br/0375482813716315Esse trabalho objetiva apresentar uma proposta de ensino para a introdução do estudo de Geometria Espacial buscando demonstrar que a utilização de materiais manipuláveis como recurso didático pode ser uma alternativa facilitadora da aprendizagem para a fixação dos conceitos primitivos da geometria, dos postulados e teoremas, das posições relativas entre pontos, retas, planos e do cálculo de distâncias. O desenvolvimento lança mão de uma sequência de atividades que visa garantir que os alunos possam construir uma aprendizagem mais sistematizada, sendo estas divididas em quatro etapasDissertação O estudo das funções quadráticas e sua relação com o cotidiano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-05-03) Brito, Clésio Ricardo de; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/4363509444505545; ; Santana, Fágner Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Santos, Joedson Silva dos; ; http://lattes.cnpq.br/0375482813716315Atravessando os séculos, a Matemática - como ciência exata que é - vem assumindo um papel determinante na vida do homem, que dela faz uso para suprir necessidades de sua vida diária. Com essa trajetória, fica caracterizada a importância dessa ciência como instrumento de valorização não só conteudística, mas também de um saber matemático que conduz o ser aprendiz a um processo dinâmico de aprendizagem e - ciente, capaz de buscar soluções para seus problemas reais. No entanto, necessário se faz compreender que o conhecimento matemático hoje requer um novo olhar daqueles que diretamente lidam com o processo ensino-aprendizagem, pois cabe a eles - professores de Matemática - desmistificarem a versão de que a Matemática, trabalhada na sala de aula, traz dificuldades para a compreensão do alunado. Sobre esse prisma, buscou-se com este trabalho encontrar uma metodologia que auxilie os alunos a entenderem melhor as Funções Quadráticas e suas aplicações no cotidiano. Fazendo-se uso dos conhecimentos etnomatemáticos, contextualizando os problemas referentes ao conteúdo e, ao mesmo tempo, manuseando o software GeoGebra, objetivando uma melhor visualização do comportamento dos gráficos das citadas funções.Dissertação Uma ferramenta didática para ajudar na fixação dos conceitos introdutórios de análise combinatória(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-22) Bezerra, José Rauryson Alves; Pereira, André Gustavo Campos; ; http://lattes.cnpq.br/7174877398310072; ; http://lattes.cnpq.br/3868526578552613; Santana, Fágner Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Souza, Francisco Antônio Morais de; ; http://lattes.cnpq.br/9477911972635606Os seres humanos, assim como alguns animais, nascem dotados da capacidade de perceber quantidades. Portanto técnicas para contar quantidades foi um passo natural no desenvolvimento do homem. As necessidades provindas da evolução das sociedades e recursos tecnológicos tornam necessário a otimização de tais métodos de contagem. Apesar de necessário e útil, o estudo desses métodos no Ensino Médio esbarram em dificuldades didáticas. Com o objetivo de ampliar o leque de ferramentas disponíveis aos professores para o ensino de Análise Combinatória apresentamos neste trabalho um fluxograma que pretende dinamizar o processo de fixação dos conceito via resolução de exercíciosDissertação Função afim: teoria e aplicações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-08-02) Souza, Walfredo Jose de; Santana, Fabiana Tristão de; ; http://lattes.cnpq.br/3232330829280658; ; Santana, Fágner Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Fernandes, Jose de Arimateia; ; http://lattes.cnpq.br/9776386122552122Neste trabalho desenvolvemos uma proposta para contribuir com o ensino e aprendizagem das Funções Afins no primeiro ano do Ensino Médio tendo como pré-requisito o conhecimento matemático da educação básica. A proposta concentra-se em algumas propriedades, casos particulares e aplicações das Funções Afins com o objetivo de mostrar a importância das demonstrações e ao mesmo tempo despertar o interesse do aluno mostrando como esta função é importante para solucionar problemas do cotidianoDissertação Função quadrática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-15) Soares, Jobson Hugo de Sousa; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5096180173266440; ; http://lattes.cnpq.br/7873841161511120; Santana, Fágner Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Giraldo, Victor;Em geral, o estudo de funções quadráticas é baseado numa quantidade excessiva de fórmulas, todo conteúdo é abordado sem justificativas. Apresentamos a função quadrática e suas propriedades a partir de problemas envolvendo equações do segundo grau e da técnica de completar quadrado. Partindo das definições mostraremos que o gráfico da função quadrática é a parábola e terminamos nosso estudos verificando que várias propriedades da função podem ser lidas a partir da simples observação do seu gráfico. Dessa forma, construímos todo o assunto justificando cada passo, abandonando o uso de fórmulas decoradas e prezando pelo raciocínioTese Generalizações do conceito de distância, i-distâncias, distâncias intervalares e topologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-11-30) Santana, Fágner Lemos de; Santiago, Regivan Hugo Nunes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790032Z4; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Bedregal, Benjamin René Callejas; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781417E7; Siqueira, Marcelo Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/7340736676138238; Lodwick, Weldon Alexander; ; Oliveira Junior, Wilson Rosa de;Neste trabalho são apresentadas algumas generalizações do conceito de distância utilizandose espaços de valoração mais gerais, como as métricas difusas, métricas probabilísticas e métricas generalizadas. É mostrado de que maneiras essas generalizações podem ser úteis, tendo em vista a possibilidade de que a distância entre dois objetos possa carregar uma quantidade maior de informação sobre os mesmos do que no caso em que a distância é representada por um número real. Também é feita a proposta de uma outra generalização de distância, a qual é feita com o intuito de englobar uma noção de métrica intervalar que gere uma topologia de maneira natural. Várias propriedades desta generalização são investigadas, além de suas ligações com as outras generalizações já existentesArtigo Inovação no processo de ensino e aprendizagem de álgebra linear usando o software geogebra(Brazilian Journal of Development, 2019-09-16) Santana, Fabiana Tristão de; Macedo, Igor Michael Araujo de; Marcone, Marcos Henrique Fernandes; Santana, Fágner Lemos deEste trabalho aborda estratégias pedagógicas aplicadas na disciplina de Álgebra Linear utilizando o software educativo GeoGebra para inovar o processo de ensino e aprendizagem de alguns temas específicos, como: vetores, matrizes, projeções ortogonais e o método dos mínimos quadrados. O tratamento desses e de outros tópicos utilizando o software GeoGebra é feito especificamente na Janela CAS (ambiente de programação com uma linguagem simples e acessível a todos os estudantes), Janela de Visualização (ambiente de esboços gráficos em duas e três dimensões) e Janela de Álgebra (ambiente de edição e armazenamento de escalares, funções, vetores e variáveis definidos). Os principais comandos utilizados no estudo desses tópicos serão apresentados juntamente com a resolução e análise gráfica de três sistemas lineares. Para finalizar, o método dos mínimos quadrados será utilizado e implementado no software com o objetivo de encontrar a melhor função que ajusta um conjunto de dados experimentais obtidos em laboratório de física. O uso do software no ensino da Álgebra Linear tem ajudado os estudantes a compreenderem melhor alguns conceitos trabalhados na sala de aula, além de deixar o estudo mais prazeroso e interessanteDissertação Princípio da Indução Matemática no Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-04-08) Nobrega, Luciano Xavier Gomes da; Santana, Fágner Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; ; http://lattes.cnpq.br/1936333048275905; Santana, Fabiana Tristão de; ; http://lattes.cnpq.br/3232330829280658; Morais Filho, Daniel Cordeiro de; ; http://lattes.cnpq.br/0266444096441721Desenvolvemos esta dissertaçãoo objetivando seu uso no processo de ensino e aprendizagem do princípio da induçãoo matemática e direcionamos nossos esforços para que os alunos do primeiro ano do ensino médio possam assimilar o conteúdo tendo o conhecimento visto na educação básica como pré-requisito. Com isso, buscamos despertar no aluno o interesse em demonstrações, mostrando o quanto elas são necessárias.Dissertação Probabilidade no ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-08-02) Nascimento, Gilberto Fernandes do; Santana, Fágner Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; ; http://lattes.cnpq.br/2042585341880486; Pereira, André Gustavo Campos; ; http://lattes.cnpq.br/7174877398310072; Fernandes, Jose de Arimateia; ; http://lattes.cnpq.br/9776386122552122Esta dissertação busca mostrar para docentes e discentes no processo de ensino e aprendizagem um estudo sobre Probabilidade no ensino médio, um tema que aguça a percepção e o entendimento dos fenômenos de natureza aleatória que nos cerca. A mesma tem por objetivo fazer com que as pessoas que estejam envolvidas neste processo compreendam as ideias básicas de Probabilidade e, quando necessário, possam aplicá-las no mundo real. Procuramos traçar um paralelo entre a intuição e o rigor e esperamos contribuir para o trabalho do professor em sala de aula e para o processo de aprendizagem dos alunos, solidificando, aprofundando e ampliando o que aprenderam em conteúdos anterioresDissertação Usando a história da resolução de alguns problemas para introduzir conceitos: sistemas lineares, determinantes e matrizes.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-22) Tavares, Agamenon Henrique de Carvalho; Pereira, André Gustavo Campos; ; http://lattes.cnpq.br/7174877398310072; ; http://lattes.cnpq.br/8292350155453141; Santana, Fágner Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Fernandes, Jose de Arimateia; ; http://lattes.cnpq.br/9776386122552122Neste trabalho, estudamos o método apresentado no livro "Os nove capítulos sobre a arte matematica", escrito no século I da era cristã, a em de revelar como a história pode ser uma motivadora na introdução de tópicos da matemática do ensino médio. Através de observações dos padrões que se repetem no método apresentado, fomos capazes de introduzir, de maneira natural, o conceito de equações lineares, sistema de equações lineares, solução de sistemas de equações lineares, determinantes e matrizes, além do desenvolvimento de Laplace para cálculo de determinantes de matrizes quadradas de ordem maior que 3, considerando, em seguida, algumas de suas aplicações gerais