Navegando por Autor "Santana, Grace Kelly Henrique Bezerra de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Determinantes do sucesso para o financiamento de empreendimentos tecnológicos via reward crowdfunding(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-21) Santana, Grace Kelly Henrique Bezerra de; Felipe, Israel José dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-8608-0029; http://lattes.cnpq.br/4608734331831234; http://lattes.cnpq.br/7593417903298276; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; http://orcid.org/0000-0002-8578-2018; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; Paulo, Felipe Luiz Lima deVisto que a temática do crowdfunding vem se tornando objeto de estudo cada vez mais investigado academicamente, com o intuito de se conhecer as alternativas de financiamentos para diversos tipos de empreendimentos, não se pode duvidar da grande contribuição que os estudos em crowdfunding têm a deixar, fomentando a cientificidade nesse campo de pesquisa. Estudando em profundidade os temas que cercam as campanhas de financiamento coletivo e os determinantes que tornam essas campanhas de crowdfunding vencedoras nos permite compreender empiricamente os caminhos do sucesso e difundi-los para os empreendedores que estão buscando tal alternativa de financiamento bastante procurada nas últimas décadas, especialmente em reward crowdfunding ou financiamento coletivo no modelo por recompensa. Nesse sentido, o objetivo desta dissertação é identificar os determinantes de sucesso das campanhas de empreendimentos tecnológicos financiados por reward crowdfunding lançadas na plataforma Catarse entre os anos 2016-2020. Para atingir tal objetivo, esta dissertação está dividida em dois ensaios: o primeiro contempla o mapeamento sistemático da literatura sobre reward crowdfunding e os determinantes de sucesso das campanhas durante o quinquênio 2017-2022. O segundo ensaio apresenta as variáveis identificadas que influenciam o sucesso das campanhas de reward crowdfunding e, fundamentando-se em tais informações, foi desenvolvido um modelo de regressão probit com dados provenientes das 946 campanhas de empreendimentos tecnológicos lançadas e finalizadas na plataforma Catarse entre os anos 2016-2020. Os resultados indicam que os projetos high tech com maiores metas, duração e do tipo all-or-nothing têm menores chances de sucesso. Por outro lado, as campanhas de projetos com maior número de apoios, que ofereceram mais recompensas, que possuem vídeo em sua descrição, que receberam uma nova chance e outras oportunidades de lançamento de suas campanhas são mais exitosas. Dessa forma, esse estudo proporciona o surgimento de novas agendas de pesquisa que busquem investigar mais a fundo as variáveis específicas relacionadas a projetos high tech, especialmente após 2020 – onde tem-se um marco temporal importante para o universo da tecnologia –, em seu contexto para entender melhor por que esta categoria está associada a uma menor probabilidade de sucesso, bem como considerar outras métricas ou variáveis que podem influenciar o resultado deste tipo de campanhas de financiamento por recompensas, com o propósito de fornecer uma visão mais abrangente. Os resultados empíricos apresentados neste estudo têm a perspectiva de oferecer contribuições teóricas valiosas e implicações práticas significativas para diversos públicos, incluindo a academia, profissionais do setor, gestores de plataformas e empreendedores, proporcionando novos insights para o alcance do sucesso em campanhas de reward crowdfunding.