Navegando por Autor "Santana, Lucas Mateus Silva de."
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TCC Experiências docentes: a constituição de um professor-artista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Santana, Lucas Mateus Silva de.; COUTINHO, Karyne Dias; BAGOLAN, Ana Catharina Urbano Martins de Sousa; https://orcid.org/0000-0003-0838-6836; http://lattes.cnpq.br/0535062719311557; https://orcid.org/0000-0003-2703-5839; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; https://orcid.org/0009-0001-5827-4261; https://drive.google.com/file/d/1nhTkSoQmJzninSQdy03OJOWrZT6bo9yy/view?usp=drivesdkO presente trabalho de conclusão de curso da Licenciatura em Teatro se apresenta na forma de um memorial que tece as encruzilhadas na formação de um professor-artista considerando as relações entre práticas pedagógicas e o teatro direcionado à infância, fomentando a Arte-Educação qualitativa, atravessada pelas vivências de um graduando em Licenciatura em Teatro. Neste percurso, cada vivência — seja nos palcos escolares, entre trocas e experiências nos Estágios Supervisionados de Formação de Professores, realizados no Núcleo de Educação da Infância (NEI-CAp/UFRN), e no âmbito do Programa de Residência Pedagógica em Teatro — constitui-se como matéria viva na construção de uma identidade docente e artística que se delineia entre a sensibilidade da escuta, da criação e do compromisso ético com a educação. A pesquisa realiza-se sob um viés artístico, onde os caminhos percorridos pelo professor em formação se encontram com os corpos das crianças em um diálogo de afetos, invenções e descobertas. Reconhece-se, neste processo, o protagonismo infantil como força propulsora de um leque de possibilidades para o fazer artístico-pedagógico, valorizando-o como elemento que caracteriza a Arte-Educação que se quer viva, crítica e transformadora. O trabalho tem enraizamento nas intersecções referenciais teóricas que dialogam com essa proposta sensível e comprometida, e está metodologicamente situado como uma pesquisa-experimentação, entrelaçando experiência, teoria e criação. Assim, o trabalho busca não apenas narrar uma trajetória, mas afirmar a formação de um professor-artista que seja orientada por performatividades artísticas na educação das infâncias, defendendo a construção de pontes entre práticas pedagógicas e práticas artísticas que respeitem a singularidade dos sujeitos e a potência lúdico criadora de cada encontro. Trata-se, portanto, de uma poética da Arte-Educação como caminho para a formação sensível do professor-artista.