Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santana, Lucas Mateus Silva de."

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Experiências docentes: a constituição de um professor-artista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Santana, Lucas Mateus Silva de.; COUTINHO, Karyne Dias; BAGOLAN, Ana Catharina Urbano Martins de Sousa; https://orcid.org/0000-0003-0838-6836; http://lattes.cnpq.br/0535062719311557; https://orcid.org/0000-0003-2703-5839; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; https://orcid.org/0009-0001-5827-4261; https://drive.google.com/file/d/1nhTkSoQmJzninSQdy03OJOWrZT6bo9yy/view?usp=drivesdk
    O presente trabalho de conclusão de curso da Licenciatura em Teatro se apresenta na forma de um memorial que tece as encruzilhadas na formação de um professor-artista considerando as relações entre práticas pedagógicas e o teatro direcionado à infância, fomentando a Arte-Educação qualitativa, atravessada pelas vivências de um graduando em Licenciatura em Teatro. Neste percurso, cada vivência — seja nos palcos escolares, entre trocas e experiências nos Estágios Supervisionados de Formação de Professores, realizados no Núcleo de Educação da Infância (NEI-CAp/UFRN), e no âmbito do Programa de Residência Pedagógica em Teatro — constitui-se como matéria viva na construção de uma identidade docente e artística que se delineia entre a sensibilidade da escuta, da criação e do compromisso ético com a educação. A pesquisa realiza-se sob um viés artístico, onde os caminhos percorridos pelo professor em formação se encontram com os corpos das crianças em um diálogo de afetos, invenções e descobertas. Reconhece-se, neste processo, o protagonismo infantil como força propulsora de um leque de possibilidades para o fazer artístico-pedagógico, valorizando-o como elemento que caracteriza a Arte-Educação que se quer viva, crítica e transformadora. O trabalho tem enraizamento nas intersecções referenciais teóricas que dialogam com essa proposta sensível e comprometida, e está metodologicamente situado como uma pesquisa-experimentação, entrelaçando experiência, teoria e criação. Assim, o trabalho busca não apenas narrar uma trajetória, mas afirmar a formação de um professor-artista que seja orientada por performatividades artísticas na educação das infâncias, defendendo a construção de pontes entre práticas pedagógicas e práticas artísticas que respeitem a singularidade dos sujeitos e a potência lúdico criadora de cada encontro. Trata-se, portanto, de uma poética da Arte-Educação como caminho para a formação sensível do professor-artista.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM