Navegando por Autor "Santiago, Luan Presley Mendonça"
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TCC A arquitetura da Escola Municipal Prefeito Iarandi de Aguiar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-18) Miranda, Rebeka Bezerra; Barbosa Junior, Walter Pinheiro; Barbosa Junior, Walter Pinheiro; Pinheiro, Rossana Kess Brito de Souza; Santiago, Luan Presley MendonçaEsta Monografia tem como objeto de estudo: A Arquitetura da Escola Municipal Prefeito Iarandi de Aguiar. Objetivamos compreender as relações entre a concepção arquitetônica dessa escola e o atendimento às demandas do público que utiliza esse equipamento social. Esta escola situa-se na cidade de Monte Alegre-RN e trata-se de um prédio construído especificamente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e não resultado de adaptações, algo não usual entre as escolas que reconhecemos no Estado. Muitas vezes, quando ingressam na EJA, os alunos são submetidos a edificações adaptadas ou que não foram inicialmente planejadas para atender às necessidades específicas desses alunos. Baseando-se apenas na educação regular, as construções são pensadas para atendê-las, deixando a modalidade da EJA em segundo plano. Através do objetivo, nos foi possibilitado chegar à respostas acerca da pergunta-problema: Como se apresenta a arquitetura de uma escola construída exclusivamente para atender ao público da Educação de Jovens e Adultos na Cidade de Monte Alegre-RN?. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo-quantitativo, que utilizou como ferramenta a realização de entrevistas semi-estruturadas, observação e de questionários para obter dados e informações sobre a realidade da comunidade escolar que utiliza o espaço objeto do presente estudo. À luz de teóricos que sustentaram nosso estudo, utilizamos como interlocutores alguns autores como Alves (2022); Dallastra (2018), Rodrigues (2017), Duarte; Gargiulo e Martín (2011); Silva (1996); Miranda (2016), além de documentos oficiais como a LDB (9.394/96), NBR 9050/2020; NBR 15220. A partir da pesquisa realizada, concluímos que a arquitetura pode proporcionar ambientes funcionais e criar espaços de aprendizagem.TCC A percepção dos professores pedagogos sobre a educação ambiental na educação infantil: uma reflexão propositiva no jardim e pré-escolar pinguinho de gente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-02) Azevedo, Mariana Almeida Gurgel de; Dantas Filho, Manoel Lucas; Soares, Girliany Santiago; http://lattes.cnpq.br/7145979772185066; Cunha, Rúbia Carlas Macedo da; Santiago, Luan Presley MendonçaTrata de um estudo de campo que visa compreender e analisar a formação ambiental e a prática pedagógica dos professores do Jardim e Pré-escolar Pinguinho de Gente localizada no município de São Paulo do Potengi/RN. Este estudo possui características quali-quantitativas, compreendendo as seguintes etapas: levantamento bibliográfico de produções acadêmicas envolvendo, coleta de dados com os professores, por meio de um questionário, e análise dos dados coletados. A pesquisa se objetiva a ajudar, analisar e compreender a formação e a percepção ambiental dos professores do Jardim e Pré-escolar Pinguinho de Gente, considerando as orientações estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, determinada pela Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012, e a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Com a realização deste estudo se espera contribuir com os estudos envolvendo a temática, além disso, reforçar a importância da Educação Ambiental nas práticas pedagógicas dos profissionais da educação. Como resultados foram percebidos que a maioria dos professores possuíam familiarização com a educação ambiental, entretanto apresentaram pouco conhecimento em relação às legislações que abarcam a temática. Entretanto, os entrevistados, demonstraram entender a importância deste tipo de conteúdo dentro das suas práticas pedagógicas. Ainda se pode perceber que outro impasse que afeta diretamente a execução de atividades, os profissionais não sabem o Projeto Político Pedagógico da instituição o que os impossibilita planejar atividades.Tese A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-21) Santiago, Luan Presley Mendonça; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; Pinheiro, Rossana Kess Brito de Souza; https://orcid.org/0000-0002-5482-5935; http://lattes.cnpq.br/1728678411196597; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143; http://lattes.cnpq.br/6591114599055088; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de; Silva, Francisco Canindé da; Amorim, Sara Raphaela Machado deNesta tese, objetivo compreender as práticas educativas das rezadeiras de Pendências/RN. Essa região careceu por longos anos de profissionais médicos, ficando a cargo das rezadeiras a arte de cuidar da saúde das pessoas. Trata-se de mulheres reconhecidas em suas comunidades como detentoras de um saber ancestral, e que dedicaram parte de suas vidas a curar homens, mulheres e crianças através da reza. Considerando tal percepção, traço o estudo a partir da seguinte questão-problema: como as rezadeiras exercem sua prática educativa no ritual da reza para promover a cura das enfermidades presentes nos corpos das pessoas? A literatura utilizada nesta tese privilegia autores decoloniais a exemplo de Aníbal Quijano (2010), que se dedicou a discutir a colonialidade; Mary Del Priore (2014), com o entendimento sobre as mulheres; Elda Oliveira (1985), com as definições sobre bênção e reza; Paulo Freire (2011), no debate sobre prática educativa; e Leonardo Boff (1999), na discussão sobre o cuidado. Metodologicamente, utilizei a técnica de construção e análise de entrevistas que aqui chamo de “conversa de calçada”, permitindo-me realizar os procedimentos analíticos capazes de entender como a reza com a finalidade de cura educa as pessoas que a experienciam. Para tanto, foram entrevistadas cinco rezadeiras que residem nas zonas rural e urbana da cidade de Pendências, localizada no interior do Rio Grande do Norte. Em termos conclusivos, afirmo a existência de uma prática educativa da cura por meio da reza responsável por provocar nos pacientes saberes que se tornaram ações cotidianas próprias do cuidado de si.Dissertação As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017)(2019-02-28) Santiago, Luan Presley Mendonça; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; ; ; Medeiros, Arilene Maria Soares de; ; Silva, Francisco Canindé da; ; Guedes, Gilmar Barbosa; ; Silva, Rute Regis de Oliveira da;A presente dissertação objetiva compreender as relações políticas-pedagógicas entre os Diretores (Administrativo-Financeiro e Pedagógico) e os Conselheiros da Escola Muncipal Chico Santeiro-Natal/RN, no perído de 2015 a 2017. Assumimos o Materialismo Histórico e Dialético como método de pesquisa e nos orientamos pela seguinte questão: como acontecem as relações políticas-pedagógicas entre Diretores e Conselheiros? Para responder esta pergunta, tomamos a Direção e o Conselho Escolar, dois orgãos máximos e deliberativos da escola estudada, como base empírica e dialogamos principalmente com FREIRE (2011); FANON (1968); HOLANDA (1995); ARISTÓTELES (2000) e MARX & ENGELS (2000). A pesquisa demonstrou que tais relações são fundamentadas na lógica colonizadora do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, servindo de obstáculo para que o coletivo se auto-organize no momento das tomadas de decisões. Contudo, mesmo as relações políticas-pedagógicas transcorrendo num ambiente de conflitos ancorados por interesses individuais e coletivos, apresentam uma síntese dialética: o cuidado como um mecanismo agregador das intenções políticas e das práticas pedagógicas entre os Diretores e Conselheiros da referida escola.