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    Recurso Educacional Aberto
    Jogo didático - Questões sociocientíficas sobre a Inteligência Artificial: “o futuro que evitamos?”
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-31) Valcácio, Stephanye Maria Araújo de Farias; Santos, Ana Clara Magalhães dos; Costa, Ivaneide Alves Soares da
    O presente jogo didático digital foi concebido como um recurso lúdico no contexto da monitoria da disciplina Ensino de Ciências e Biologia III do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo é fomentar a reflexão crítica sobre o uso de Inteligência Artificial para controlar um sistema político de um regime totalitário. Baseado na abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC), o jogo coloca os participantes diante de dilemas e decisões estratégicas que influenciam o meio ambiente e a sociedade. A experiência promove uma aprendizagem interdisciplinar, explorando temas como tecnologia, desigualdade social e corporativo, controle social e políticas públicas. Além disso, o jogo permite a avaliação do desempenho dos alunos por meio da análise de suas escolhas e das discussões reflexivas realizadas em sala de aula
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    Recurso Educacional Aberto
    Jogo didático digital: o consumo da carne: como suas escolhas impactam o planeta?
    (UFRN, 2024-12-31) Santos, Ana Clara Magalhães dos; Valcácio, Stephanye Maria Araújo de Farias; Costa, Ivaneide Alves Soares da
    Apresentamos um jogo didático como recurso lúdico digital desenvolvido no âmbito da monitoria da componente curricular Ensino de Ciências e Biologia III do curso de ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN), com o objetivo de estimular a reflexão crítica sobre os impactos ambientais, éticos, sociais e econômicos da produção e do consumo de carne. Com base na abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC), ele coloca os jogadores diante de dilemas e decisões estratégicas que impactam o meio ambiente e a sociedade. A experiência proporciona uma aprendizagem interdisciplinar ao abordar temas como mudanças climáticas, bem-estar animal, alternativas alimentares e políticas públicas. Além disso, permite a avaliação do desempenho dos alunos por meio da análise de suas escolhas e discussões reflexivas em sala de aula
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