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Navegando por Autor "Santos, Ana Maria Gomes dos"

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    TCC
    Assistência ao pré-natal no Rio Grande do Norte: acesso e qualidade do cuidado no âmbito da atenção básica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-05) Almeida, Cinthia Palloma Farias de; Silva, José Adailton; Azevedo, Ádilla Conceição Brito de; Valença, Cecília Nogueira; Santos, Ana Maria Gomes dos
    Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo descrever a adequação da assistência pré-natal no Rio Grande do Norte, a partir dos resultados do módulo III - Entrevista com o usuário na Unidade Básica de Saúde, do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, analítico, com abordagem quantitativa, no qual a amostra foi composta por 189 mulheres no 1º Ciclo e 304 mulheres no 2º Ciclo. Resultados: Os resultados obtidos foram satisfatórios para maioria das variáveis avaliadas, consideradas como essenciais pelo Ministério da Saúde quanto ao acompanhamento do pré-natal, demonstrando também, efetividade dos programas do SUS. Conclusão: Espera-se que este estudo possa incentivar estratégias no âmbito da Atenção Básica, para valorizar e ampliar os princípios do SUS, sempre trabalhando o usuário em sua completude.
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    Livro
    Competências em saúde na perspectiva da interprofissionalidade e saúde do trabalhador: uma história em quadrinhos
    (2020-06-01) Guedes, Dimitri Taurino; Santos, Ana Maria Gomes dos; Silva, Lisandra Mikaely Barboza da; Silva, Maria Luiza Rodrigues da; Lima, Rosivânia Lopes de; Silva, Eric Van Mozart Dias; Araújo, Felipe Matheus Alves de; https://orcid.org/0000-0002-1818-7665
    Esta história em quadrinhos é fruto das atividades do grupo Saúde do Trabalhador inserido no Programa Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde), que constitui uma iniciativa do Ministério da Saúde para qualificação dos profissionais da saúde, em conjunto com a formação de estudantes de graduação da área da saúde em ações de práticas de iniciação ao trabalho em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FACISA/UFRN).
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    Dissertação
    Processo de construção do conhecimento a partir do diálogo ensino-serviço na ótica dos profissionais de saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-29) Santos, Ana Maria Gomes dos; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; ; http://lattes.cnpq.br/3642294168997314; ; http://lattes.cnpq.br/1882849781429821; Almeida Júnior, José Jailson de; ; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; Costa, Marcelo Viana da; ; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663
    INTRODUÇÃO: As políticas de formação em saúde no Brasil vêm passando por profundas transformações, resultado da reforma sanitária e do rompimento com o modelo biomédico, ainda hegemônico. No entanto, o paradigma da integralidade vem sendo introduzido na saúde e, para a consolidação desse conceito, a formação vem se apropriando de novas abordagens metodológicas. Pode-se mencionar a interação ensino-serviço (ensino-serviço-comunidade), cuja proposta permite a ampliação da percepção acerca do processo saúde-doença, além da garantia dos compromissos da formação para/com o SUS. OBJETIVO: Compreender, a partir dos profissionais de saúde, a relevância da interação ensino-serviço-comunidade, na formação profissional dos estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde/UFRN. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Estudo fundamentado na abordagem qualitativa, a técnica utilizada para obtenção dos dados da pesquisa foi o grupo focal (GF). Foram realizados 2 GFs em duas unidades básica de saúde da família do município de Santa Cruz – RN, onde participaram profissionais da equipe da estratégia de saúde da família. As discussões foram conduzidas a partir de um roteiro previamente elaborado. A análise dos resultados foi realizada a partir da técnica de conteúdo temática categorial. RESULTADOS Participaram do estudo, 18 profissionais de saúde, sendo 13 (72%) do sexo feminino. Para esses profissionais, a interação ensino-serviço permite ao estudante compreender o modelo de atenção integral em saúde, visto que o contato com a comunidade amplia a sua percepção acerca do processo saúde-doença, como também permite reconhecer a importância do trabalho em equipe para atenção integral em saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados indicam a importância da política de reorientação no contexto da formação para que os alunos tenham precocemente contato com o serviço e, dessa forma desenvolva habilidades técnicas e relacionais no contexto ao qual for inserido.
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