Navegando por Autor "Santos, Ana Stela Pereira dos"
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Dissertação Ginástica de conscientização corporal: uma experiência pedagógica no Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-31) Santos, Ana Stela Pereira dos; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; https://orcid.org/0000-0003-2629-920X; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; http://lattes.cnpq.br/0444688155299496; Fonseca, Rubiane Giovani; http://lattes.cnpq.br/9797792006097741; Batista, Alison PereiraAtividades relacionadas às Ginásticas de Conscientização Corporal são pouco discutidas e exploradas nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, embora possam favorecer o autoconhecimento e propiciar reflexões críticas acerca do atual modelo econômico-social. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi refletir acerca de uma experiência pedagógica materializada no Ensino Fundamental II, junto à temática das Ginásticas de Conscientização Corporal. A pesquisa, de natureza aplicada com abordagem qualitativa, foi pautada em um conjunto de onze relatos de experiência descritivo-exploratório com duas turmas de nono ano em uma escola pública de Fortaleza, no Ceará. Dos 71 alunos(as) matriculados(as) nas duas turmas, 32 concordaram em terem suas percepções, entendimentos, produções e sugestões compartilhadas nesta pesquisa. Um diário de campo da professora-pesquisadora, registros fotográficos, formulários de aperfeiçoamento semanais, mais um conjunto de questionários respondidos pelos(as) alunos(as), foram utilizados como instrumentos de coleta de dados. Estes foram analisados de acordo com a proposta de Minayo (2007) para categorização de temática com pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados, inferência e interpretação das informações. Dentre os vários desafios observados na experiência, destacam-se os seguintes: a falta de um local silencioso, privativo com temperatura amena; materiais próprios de algumas ginásticas; livro didático para o aluno como um suporte de discussões em sala e em atividades para casa; a sobrecarga tensional da professora diante da ausência de gestores para uma regular dinâmica escolar; ausência de formação continuada, sobre o tema, oferecida pela escola; tempo insuficiente para o planejamento pedagógico; a insegurança da professora- -pesquisadora diante da pouca experiência com algumas das ginásticas; o barulho advindo da agitação dos(as) alunos(as); o desinteresse; o bullying entre alunos(as); dificuldades de concentração; nervosismo; preocupações extremas acerca do julgamento dos colegas e de questões familiares. O período menstrual das alunas também mostrou ser um pertinente obstáculo, seja por dor ou por receio de gerar situação desconcertante. E, por fim, a existência de um ambiente familiar e/ou comunitário ruidoso e não acolhedor que dificultou a realização de algumas atividades propostas para casa. Algumas potencialidades encontradas foram: o interesse demonstrado ao realizarem atividades diferenciadas, pouco ou nunca antes realizadas, relacionando-se com assuntos do cotidiano; a proposição de diferentes modos de avaliação de conhecimentos; o desenvolvimento da percepção de evoluções corporais e entendimentos acerca de como relacionar-se melhor uns com os outros; a utilização de recursos audiovisuais e textuais disponíveis gratuitamente na internet; a relação professora-aluno que facilitou o compartilhamento de modos de pensar, preferências, dificuldades, experiências e saberes; e, por fim, o acolhimento familiar junto às práticas corporais fora da escola, que fez com que estimulassem o autoconhecimento e propiciassem momentos afetivos. Ao final deste trabalho, entendi como é importante o engajamento e aprofundamento de outros(as) professores(as) na discussão da temática, a fim de que melhores experiências escolares possam ser desenvolvidas no futuro.