Navegando por Autor "Santos, Antônio Emerson Fitepaude Alves dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Uma reflexão sobre o ensino da matemática na perspectiva dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Santos, Antônio Emerson Fitepaude Alves dos; Abbiati, Andréia Silva; http://lattes.cnpq.br/5220558370875447; SILVA, Vania Cristina daO presente artigo tem como objetivo analisar a(s) concepção(concepções) pedagógica(s) que informam a prática dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa, do Município de Taboleiro Grande, Estado do Rio Grande do Norte – RN, em relação aos conhecimentos matemáticos. Nesse contexto, levantamos os seguintes questionamentos: Qual a concepção dos docentes que trabalham nessa repartição sobre o ensino da matemática? Que estratégias de ensino e aprendizagem são utilizadas nas aulas? Que metodologias são consideradas? Como os alunos são avaliados? O trabalho é caracterizado como uma pesquisa de natureza bibliográfica e de abordagem qualitativa. Para tanto, foi empreendida uma revisão bibliográfica sobre a temática e realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes da unidade escolar, objeto deste estudo. A pesquisa revelou que os docentes da unidade escolar se apropriam de várias estratégias de ensino, como aulas expositivas, estudos dirigidos, resolução de situações problemas, atividades em grupos e individuais. Detectou-se, também, a utilização de um modelo de avaliação formativa e que, embora a concepção tradicional de ensino prevaleça, os professores valorizam a ludicidade, compreendem que a educação exige diferentes forma de ensinar e, consequentemente, construir o conhecimento matemático.