Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Antônio Emerson Fitepaude Alves dos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Uma reflexão sobre o ensino da matemática na perspectiva dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Santos, Antônio Emerson Fitepaude Alves dos; Abbiati, Andréia Silva; http://lattes.cnpq.br/5220558370875447; SILVA, Vania Cristina da
    O presente artigo tem como objetivo analisar a(s) concepção(concepções) pedagógica(s) que informam a prática dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa, do Município de Taboleiro Grande, Estado do Rio Grande do Norte – RN, em relação aos conhecimentos matemáticos. Nesse contexto, levantamos os seguintes questionamentos: Qual a concepção dos docentes que trabalham nessa repartição sobre o ensino da matemática? Que estratégias de ensino e aprendizagem são utilizadas nas aulas? Que metodologias são consideradas? Como os alunos são avaliados? O trabalho é caracterizado como uma pesquisa de natureza bibliográfica e de abordagem qualitativa. Para tanto, foi empreendida uma revisão bibliográfica sobre a temática e realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes da unidade escolar, objeto deste estudo. A pesquisa revelou que os docentes da unidade escolar se apropriam de várias estratégias de ensino, como aulas expositivas, estudos dirigidos, resolução de situações problemas, atividades em grupos e individuais. Detectou-se, também, a utilização de um modelo de avaliação formativa e que, embora a concepção tradicional de ensino prevaleça, os professores valorizam a ludicidade, compreendem que a educação exige diferentes forma de ensinar e, consequentemente, construir o conhecimento matemático.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM