Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Bartolomeu Gomes dos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    postGraduateThesis.type.badge
    A representação social do negro nos livros didáticos de língua portuguesa - 5ºano
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-14) Santos, Bartolomeu Gomes dos; Fernandes, Paula Rejane; Silva, Rodrigo Cardoso da; Gomes, Jorilene Barros da Silva
    Há muitos anos vários problemas e dificuldades afetam o sistema brasileiro de ensino, e especificamente o Ensino fundamental I, que é a base de todas as outras modalidades de ensino. Um dos problemas detectados em análise, após uma visita à biblioteca da Escola Municipal José Machado de Souza, localizada no Distrito Serra Tapuia/Sítio Novo-RN, foi com os livros didáticos de Língua Portuguesa do 5ºano. A referida escola adotava livros com autores que ainda não davam ênfase ao cumprimento da Lei 10.639/2003, que estabeleceu o ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira. Outra forma de conhecer outros problemas em pauta foi através de aplicação de um questionário com perguntas direcionadas ao ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira com os gestores e professores da referida escola. Por meio das respostas obtidas com os educadores, observamos que a maioria não buscava promover positivamente a imagem de afrodescendente e da cultura afro-brasileira. Diante disso, nosso objetivo é analisar os livros didáticos de Língua Portuguesa do 5º ano utilizados pela escola com o intuito de investigar se eles cumprem ou não a lei 10.639/2003 e identificar o preconceito, a discriminação racial, os estereótipos presentes em ilustrações, imagens e textos desses livros didáticos. A pesquisa realizada teve uma abordagem quantitativa, qualitativa e de caráter exploratório, com aplicação de questionário com perguntas abertas e análise documental (livros didáticos de Língua Portuguesa/5°ano). Os resultados da pesquisa proporcionaram aos docentes um novo olhar, em relação ao livro didático, escolha dos mesmos e a prática docente de maneira responsável, criativa e crítica contribuindo, assim, para a aprendizagem dos alunos.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM