Navegando por Autor "Santos, Bartolomeu Gomes dos"
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postGraduateThesis.type.badge A representação social do negro nos livros didáticos de língua portuguesa - 5ºano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-14) Santos, Bartolomeu Gomes dos; Fernandes, Paula Rejane; Silva, Rodrigo Cardoso da; Gomes, Jorilene Barros da SilvaHá muitos anos vários problemas e dificuldades afetam o sistema brasileiro de ensino, e especificamente o Ensino fundamental I, que é a base de todas as outras modalidades de ensino. Um dos problemas detectados em análise, após uma visita à biblioteca da Escola Municipal José Machado de Souza, localizada no Distrito Serra Tapuia/Sítio Novo-RN, foi com os livros didáticos de Língua Portuguesa do 5ºano. A referida escola adotava livros com autores que ainda não davam ênfase ao cumprimento da Lei 10.639/2003, que estabeleceu o ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira. Outra forma de conhecer outros problemas em pauta foi através de aplicação de um questionário com perguntas direcionadas ao ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira com os gestores e professores da referida escola. Por meio das respostas obtidas com os educadores, observamos que a maioria não buscava promover positivamente a imagem de afrodescendente e da cultura afro-brasileira. Diante disso, nosso objetivo é analisar os livros didáticos de Língua Portuguesa do 5º ano utilizados pela escola com o intuito de investigar se eles cumprem ou não a lei 10.639/2003 e identificar o preconceito, a discriminação racial, os estereótipos presentes em ilustrações, imagens e textos desses livros didáticos. A pesquisa realizada teve uma abordagem quantitativa, qualitativa e de caráter exploratório, com aplicação de questionário com perguntas abertas e análise documental (livros didáticos de Língua Portuguesa/5°ano). Os resultados da pesquisa proporcionaram aos docentes um novo olhar, em relação ao livro didático, escolha dos mesmos e a prática docente de maneira responsável, criativa e crítica contribuindo, assim, para a aprendizagem dos alunos.