Navegando por Autor "Santos, Cecília Peixoto Cortez dos"
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Dissertação Contexto demográfico e desigualdades de gênero na carreira dos servidores técnicos administrativos da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-29) Santos, Cecília Peixoto Cortez dos; Jesus, Jordana Cristina de; https://orcid.org/0000-0003-1021-1787; http://lattes.cnpq.br/9522344427259741; http://lattes.cnpq.br/0370786160816595; Myrrha, Luana Junqueira Dias; https://orcid.org/0000-0001-6767-6775; http://lattes.cnpq.br/9464473185586596; Souza, Luana Passos deMulheres estão em luta contínua em prol da afirmação e proteção de seus direitos e defesa do seu espaço. Comprovar que existem barreiras no acesso ao mercado de trabalho e no crescimento profissional, com diferença no tratamento de homens e mulheres em gratificações e posições de liderança é fundamental para agir. O olhar demográfico, por meio dessa pesquisa, possibilita estudar as diferenças entre gêneros no âmbito do serviço público e possíveis fatores e aspectos influenciadores para os atuais índices de desenvolvimento profissional por gênero. Investiga-se se há impactos diferenciados para o desenvolvimento profissional dos servidores técnicos administrativos da UFRN: Homens e mulheres que possuem estabilidade e trabalham em uma universidade pública e federal. Com acesso aos dados primários dos servidores da UFRN e a análise por métodos de estatística descritiva, foram descritos o perfil sociodemográfico e o perfil ocupacional dos servidores técnicos administrativos, e ponderadas as diferenças de gênero em grupos homogêneos e entre ocupantes dos cargos de direção e funções gratificadas. Esses resultados contribuem para a análise da estrutura da universidade pública, em que está presente a impessoalidade na seleção e estabilidade na carreira, se ainda assim se observa a desigualdade de gênero no decorrer da carreira, como visto na área privada. Observando apenas remunerações não se constata grande diferença entre os gêneros, os dados que contribuem para o valor final das remunerações apontam o esforço das mulheres nos quesitos escolaridade, progressões e classe, superando o comprometimento dos homens. A desigualdade justifica a necessidade de ações para reconhecer o potencial das servidoras, quebrar barreiras e a ampliar as oportunidades com equidade.