Navegando por Autor "Santos, Concísia Lopes dos"
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TCC A importância do prazer da leitura nas séries iniciais: quem lê vive melhor e mais feliz(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05) Costa, Edilene De Oliveira Andrade; Timóteo, Maria das Dores da Silva; Timóteo, Maria das Dõres da Silva; Costa, Massilde; Santos, Concísia Lopes dosO referido artigo tem como tema a importância do prazer da leitura nas séries iniciais, e por objetivo enfatizar o prazer da mesma nos alunos que se encontram no processo de alfabetização, assim como estimular os professores para que trabalhem cada vez mais a leitura com as crianças, propondo atividades diversas e diferenciadas em sala de aula, mostrando-lhes a importância da leitura para a formação dos mesmos como cidadãos críticos e competentes. Para o desenvolvimento deste trabalho foram feitas pesquisas em sites especializados na internet, leituras em livros e revisão bibliográfica tendo como base teórica diversos autores que estudam a temática, tais como, Richard Bamberger (1987), Vilson Leffa (1996), Vera Teixeira Aguiar (2001), Crisan Siminéa (1995), Isabel Solé (1988), Marisa Lajolo (2005), PCN (2001), entre outros, onde nos mostra que a leitura é muito importante para a aprendizagem, pois leva o leitor ao conhecimento do mundo, contribuindo para que o mesmo desenvolva o raciocínio lógico, aumente o seu vocabulário pronunciando melhor as palavras, como também lhes permite viajar num mundo de fantasias, ou seja, um mundo de imaginação. Procura-se mostrar, nesta pesquisa, o que se entende por leitura, como trabalhá-la em sala de aula, o gosto pela leitura, a formação de leitores, a Literatura Infantil como estímulo à criatividade e ao imaginário, entre outros. Ressalta-se aqui também a importância da família e da escola em motivar a criança a sentir prazer pela leitura desde os primeiros anos de vida, como também, a importância da literatura em cada faixa etária da criança. Daí a importância da pesquisa em mostrar que a leitura é de suma importância nos primeiros anos das séries iniciais por ser um dos principais instrumentos que possibilita ao indivíduo desenvolver o senso crítico, construir seu conhecimento e aprender a exercer a cidadania.TCC Arte: uma construção poética pessoal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Maria Adeilza Pinheiro da; Câmara, Maria das Dôres da Silva Timóteo da; Câmara, Maria das Dôres Timóteo da; Paula, Joseara Lima de; Santos, Concísia Lopes dosA Arte passeia pelo olhar dos sensíveis. A pesquisa se insere no tipo qualitativo, como também se trata de uma pesquisa-ação. Justifica-se a partir do desejo de imbricar no chão escolar um direcionamento pedagógico, que proporcione o encontro da vivência com a Arte para a construção de um diálogo entre a Arte e a Ciência. A pesquisa tem como objetivo geral investigar a questão: como a Arte na Escola Municipal Irmã Arcângela pode possibilitar o desenvolvimento da percepção para a aprendizagem no campo das artes visuais. Os específicos são conhecer a Arte a partir de imagens produzidas por um artista local; oportunizar momentos de apreciação e criação do fazer poético-pessoal. Esse texto está estruturado da seguinte maneira: considerações iniciais, abordagem teórico-metodológica, o desenvolvimento, considerações finais e os apêndices. Para a construção deste artigo, identificaram-se como principais interlocutores os seguintes autores: Caldas (1989), Ferraz (2010), Fusari (2010), Barbosa (2010), Dondis (2015) e Marques (2014). As considerações finais apontam que o professor deve promover situações de aprendizagem em que aconteçam momentos de conexões com a vida cotidiana, embasamento teórico-metodológico, provocando o pertencimento e desenvolvimento da poética pessoal de todos os indivíduos do processo. A formação continuada dos professores deve se apresentar como “alimento” para uma prática inovadora capaz de envolver a todos como pesquisador, procurando entender suas práxis. O que provoca as escolhas acertadas quanto aos materiais selecionados para pertencerem ao seu repertório de atuação, envolvendo reflexões acerca da diversidade cultural e coerência de recursos didáticos e a área de conhecimento das artes.Dissertação Luna Clara e o Apolo Onze do arquivo ao repertório : o limiar de uma transescritura em Adriana Falcão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-06-30) Santos, Concísia Lopes dos; Sousa, Ilza Matias de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785761A3; ; http://lattes.cnpq.br/0554450524672928; Barbosa, Márcio Venício; ; http://lattes.cnpq.br/5996363930384781; Santos, Rosana Cristina Zanelatto; ; http://lattes.cnpq.br/2002228440264598A palavra arquivo tem origem no vocábulo grego arkhê, o qual pode indicar começo e comando. Tal palavra pode ser usada para representar diferentes ideias. Ao ser considerada como um conjunto, pode reunir as informações existentes sobre um determinado assunto em qualquer área do conhecimento humano.(DERRIDA, 2001) Essas informações, por sua vez, são constantemente modificadas pelo repertório dos usuários desses arquivos. Cada indivíduo, ao usar esse repertório, o faz de uma maneira diferente, pois as possibilidades são variadas. Dentre estas, está a performance, que permite a elaboração de uma transescritura, um modo de escrever que vai além do padrão convencional. Para ser entendida como tal, a escritura precisa realizar uma transgressão, quebrar o canônico.(RAVETTI, 2003) Adriana Falcão transgride, ao consultar o arquivo e reinventá-lo a partir de seu próprio repertório, chegando a realizar uma transescritura no romance Luna Clara e Apolo Onze (2002). Neste, arquivo e repertório estão em constante cruzamento, criando novas relações entre literatura, história, mitologia, língua artes, questões humanas e sociais. O romance é então percebido como uma narrativa que performatiza nomes, lugares, conceitos, ideias, através de uma assinatura que por ser tão plural é única, peculiar, representação da literatura infanto-juvenil do início do século 21TCC O lúdico nas séries iniciais: aprender brincando, brincar aprendendo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Oliveira, Jaedna Maria de; Timóteo, Maria das Dôres da Silva; Timóteo, Maria das Dôres da Silva; Santos, Concísia Lopes dos; Silva, Raimundo Paulino daEste trabalho analisa a utilização do lúdico como um facilitador de aprendizagem e desenvolvimento social da criança. Busca também discutir conceitos teóricos sobre a ludicidade e uma breve distinção entre o jogo, o brinquedo e a brincadeira. Para tanto, utilizamos textos de autores como Kishimoto, (2001), Almeida (2003), Vygotsky, (1984) Brougère, (2002), Brasil (1999) e (1998). Apresenta uma pesquisa de campo na Escola Municipal Egídio Fernandes de Souza, localizada na cidade de Serrinha dos Pintos, zona rural, com o propósito de identificar se o lúdico é trabalhado na instituição e de que forma é utilizado. Cita a importância da ludicidade para maior êxito da aprendizagem. A pesquisa e do tipo bibliográfica de cunho qualitativo. Para tanto, foram realizadas entrevistas com duas professoras da instituição. Observamos nas respostas, destas professoras, dificuldades em responder as perguntas. Entretanto, uma das professoras mostrou-se bem mais consciente da importância da ludicidade para o aprendizado do aluno, enquanto que a outra apresentou comentários e respostas pouco conscientes do teor científico da ludicidade. Assim, concluimos que, na maioria das vezes, o lúdico é utilizado, na sala de aula, como uma distração, entretenimento, sem um planejamento direcionado à aprendizagem, mesmo sendo um dos elementos mais estudados no âmbito da pedagogia.