Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Fábio Andrade dos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O impacto do treinamento musical no desempenho cognitivo, acadêmico e motor de crianças: uma revisão sobre trabalhos de meta-análise
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Santos, Fábio Andrade dos; Mendes, Jean Joubert Freitas; Lemos, Nelson Alessandretti de Mello; http://lattes.cnpq.br/2320311223275171; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; http://lattes.cnpq.br/8593554833101911; Carvalho, Tiago de Quadros Maia; http://lattes.cnpq.br/0064848908794311; Bezerra, Edibergon Varela; http://lattes.cnpq.br/7205838954652561
    Este trabalho investigou criticamente os efeitos do treinamento musical no desempenho cognitivo, acadêmico e motor de crianças, com base em uma revisão sistemática da literatura e em teorias de transferência de aprendizado. Observou-se que a transferência distante, necessária para impactos em habilidades cognitivas gerais e desempenho acadêmico, é muito mais rara do que a transferência próxima, que ocorre entre habilidades diretamente relacionadas. Meta-análises de estudos primários com desenhos experimentais rigorosos, incluindo designação aleatória de grupos, indicaram que os efeitos do treinamento musical sobre cognição e desempenho acadêmico tornam-se efetivamente nulos quando diferenças pré-existentes ao treinamento são controladas. No entanto, os estudos que analisaram o impacto do treinamento musical no desenvolvimento motor demonstraram maior consistência nos resultados positivos, sugerindo que a música pode ser uma ferramenta eficaz para aprimorar habilidades motoras. Concluímos que o impacto do treinamento musical sobre o desenvolvimento cognitivo e acadêmico deve ser interpretado com cautela. Por outro lado, os efeitos sobre o desenvolvimento motor abrem novas perspectivas.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM