Navegando por Autor "Santos, Fábio Andrade dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O impacto do treinamento musical no desempenho cognitivo, acadêmico e motor de crianças: uma revisão sobre trabalhos de meta-análise(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Santos, Fábio Andrade dos; Mendes, Jean Joubert Freitas; Lemos, Nelson Alessandretti de Mello; http://lattes.cnpq.br/2320311223275171; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; http://lattes.cnpq.br/8593554833101911; Carvalho, Tiago de Quadros Maia; http://lattes.cnpq.br/0064848908794311; Bezerra, Edibergon Varela; http://lattes.cnpq.br/7205838954652561Este trabalho investigou criticamente os efeitos do treinamento musical no desempenho cognitivo, acadêmico e motor de crianças, com base em uma revisão sistemática da literatura e em teorias de transferência de aprendizado. Observou-se que a transferência distante, necessária para impactos em habilidades cognitivas gerais e desempenho acadêmico, é muito mais rara do que a transferência próxima, que ocorre entre habilidades diretamente relacionadas. Meta-análises de estudos primários com desenhos experimentais rigorosos, incluindo designação aleatória de grupos, indicaram que os efeitos do treinamento musical sobre cognição e desempenho acadêmico tornam-se efetivamente nulos quando diferenças pré-existentes ao treinamento são controladas. No entanto, os estudos que analisaram o impacto do treinamento musical no desenvolvimento motor demonstraram maior consistência nos resultados positivos, sugerindo que a música pode ser uma ferramenta eficaz para aprimorar habilidades motoras. Concluímos que o impacto do treinamento musical sobre o desenvolvimento cognitivo e acadêmico deve ser interpretado com cautela. Por outro lado, os efeitos sobre o desenvolvimento motor abrem novas perspectivas.