Navegando por Autor "Santos, Iritan Ferreira dos"
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Dissertação Bases efetivas para superbimódulos metabelianos em variedades de álgebras não associativas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-28) Santos, Iritan Ferreira dos; Kuzmin, Alexey; ; http://lattes.cnpq.br/6586935974677811; ; http://lattes.cnpq.br/8698716214396314; Tsurkov, Arkady; ; http://lattes.cnpq.br/0825556032686787; Lopatin, Artem; ; http://lattes.cnpq.br/1437903268492099; Aladova, Elena; ; http://lattes.cnpq.br/5594641307301415O problema de descrição de uma base efetiva para uma álgebra A sobre um corpo F consta numa busca da base B do espaço vetorial A sobre F com um certo algoritmo de multiplicação de elementos de B que, consequentemente, pode ser aplicado para computar qualquer produto em A. Neste trabalho, desenvolvemos técnicas de busca de bases efetivas para U-superbimódulos de V-birepresentações livres, onde V percorre uma lista de variedades de álgebras próximas para associativas sobre um corpo F de característica diferente de 2 e U percorre o conjunto de todas V-superálgebras com a multiplicação nula. O estudo possui três níveis. Primeiramente, consideramos os casos de variedades V clássicas de álgebras alternativas (Alt), de Jordan (Jord) e de Malcev (Malc). Os resultados obtidos neste nível, sendo inéditos pela forma, de fato, acumulam as experiências dos exemplos já conhecidos na literatura sobre superálgebras metabelianas (solúveis de grau 2) e sobre as bases de subespaços de polinômios multilineares nas álgebras livres em Alt, Jord, e Malc. No segundo nível, o estudo trata o caso da variedade de todas as álgebras Lie-admissíveis juntos com suas próprias subvariedades de álgebras flexíveis, anti-flexíveis e de álgebras com identidade do tipo Jacobiano para funções de associadores. Os Teoremas obtidos neste nível são resultados inéditos que descrevem explicitamente as bases de U-superbimódulos para superálgebras U com conjuntos arbitrários de geradores. No terceiro nível, aplicamos as técnicas desenvolvidas no trabalho para uma busca de bases completas de superálgebras livres em certas variedades próximas para associativas nilpotentes. Os resultados do trabalho podem ser aplicados em futuros estudos de problemas atuais em aberto relacionados às superálgebras livres.TCC Uma Introdução à Álgebra Comutativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-06) Santos, Iritan Ferreira dos; Batista, Alex de MouraEste trabalho reúne os conceitos e resultados de Álgebra Comutativa, tais como anéis e homomorfismos, ideais e operações, e anéis de polinômios, aplicando os mesmos no estudo de anéis Noetherianos, na demonstração de propriedades e resultados. A princípio serão expostos conceitos básicos de relações de equivalência, números inteiros e relação de ordem, em seguida será apresentada a definição de anéis, ideais, Nilradical, Radical de Jacobson e homomorfismo entre anéis, e a demonstração de alguns resultados bem como a apresentação de exemplos. Seguindo a mesma ideia, no segundo momento serão definidos anéis de polinômios, divisibilidade em A[x], raízes de um polinômio e polinômios irredutíveis, e também serão provados resultados e exemplos. Portanto, a partir dos conceitos estruturantes do trabalho, definiremos anéis Noetherianos e demonstraremos um de seus principais resultados que é o Teorema da Base de Hilbert.TCC Uso de jogos como metodologia para o Ensino da Matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-25) Sousa, Gilvan Francisco de; Lima Neto, José Melinho de; http://lattes.cnpq.br/7631662302449838; http://lattes.cnpq.br/6691461035646065; Lopes, Maria Maroni; http://lattes.cnpq.br/2220543374873550; Santos, Iritan Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/8698716214396314A utilização de jogos no Ensino da Matemática vem ganhando força entre os pesquisadores nacionais e internacionais. A cada dia mais e mais pesquisadores vem buscando melhorar o Ensino da Matemática utilizando metodologias diferentes da que tradicionalmente é utilizada. Os estudos apontam que uma boa contextualização ajuda os discentes a compreender melhor os conteúdos ministrados, além disso, despertam a curiosidade facilitando a criação de conceitos e fixando conhecimentos matemáticos. Pesquisadores como Grando (2000), Vygotsky (1992), Rego (2001) e Huizinga (1990) desenvolveram diversos trabalhos abordando o uso de jogos para auxiliar na introdução de conteúdos relacionados ao Ensino da Matemática. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns dos benefícios da utilização de jogos no Ensino da Matemática e demonstrar através do uso do jogo Batalha Naval como pode ser utilizado o referido jogo na aplicação do conteúdo Plano Cartesiano, que normalmente é ministrado no 7º ano do ensino fundamental II.