Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Isis Daiana Dantas dos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Os desafios e estratégias da gestão escolar durante e após a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em uma escola pública do município de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-02) Santos, Isis Daiana Dantas dos; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Ferreira, Antônio Carlos; Gianasi, Luciana Bezerra de Souza
    O sucesso do processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas é multifatorial e um deles encontra-se na atuação da gestão escolar que, objetivando lidar com os diversos desafios enfrentados, necessita elaborar estratégias visando a qualidade do ensino. O surgimento da Pandemia de COVID-19, tanto acentuou os problemas já enfrentados pela educação pública quanto criou novos. Diante desse novo cenário, a gestão escolar necessitou não apenas desenvolver novas competências, mas também elaborar novas estratégias com a finalidade garantir a excelência do processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, o objetivo geral delineado foi o de compreender as experiências por essa gestão escolar e para isso desdobrou-se em três objetivos específicos: identificar os principais desafios enfrentados pela equipe gestora de uma EPMN durante a Pandemia da COVID-19; conhecer as dificuldades enfrentadas pela gestão da escola de uma EPMN após o período pandêmico; apontar as estratégias adotadas pela equipe gestora de uma EPMN no enfrentamento dos desafios durante e pós-Pandemia da COVID-19. Destarte, desenvolveu-se um estudo de caso por meio da pesquisa descritiva, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, em que se fez uso da análise documental e da entrevista semiestruturada. Aplicou-se aos dados coletados a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Com o intuito de facilitar o entendimento, as respostas foram agrupadas nas seguintes categorias: Desafios enfrentados e Estratégias adotadas pela gestão escolar durante a Pandemia; Desafios enfrentados e Estratégias adotadas pela gestão escolar no Pós-Pandemia. Os resultados indicaram que apesar do cenário pandêmico e dos recursos limitados que a escola teve acesso, esta adotou medidas como: montagem, impressão e distribuição de atividades; busca ativa de alunos e formação de grupos no WhatsApp; alinhamento da entrega de cestas básicas disponibilizadas pelo poder público municipal a entrega de atividades; formação continuada de professores; divisão de alunos identificando-os por cores para reduzir o risco de contaminação no retorno às aulas presenciais. As medidas citadas mostraram-se positivas.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM