Navegando por Autor "Santos, Jonas Juscelino Medeiros dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Teorema de Pitágoras: uma proposta de ensino para a educação básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-08) Santos, Jonas Juscelino Medeiros dos; Lopes, Maria Maroni; Bandeira, Francisco de Assis; Araújo, Jonimar Pereira deCada vez mais se faz necessário que o professor aproprie-se de diferentes metodologias de ensino que possibilite ao aluno um maior interesse pelo conhecimento matemático. O presente estudo objetiva analisar a relevância de diferentes metodologias de ensino e ferramentas pedagógicas que poderão auxiliar o professor em sala de aula tendo como perspectiva, promover uma aprendizagem significativa para o aluno. Assim, no presente estudo trata-se em específico da História da Matemática, dos jogos educativos, do material concreto e das Tecnologias de Informação e Comunicação – por meio de alguns dos recursos do software GeoGebra – no ensino e na aprendizagem do Teorema de Pitágoras. Investigou-se a história da Escola Pitagórica, onde se mesclava matemática e religiosidade, e algumas das demonstrações do Teorema de Pitágoras. Verificou-se por meio de estudos que a História da Matemática revela-se como uma importante ferramenta de auxílio ao professor em suas aulas, que por meio do jogo, o aluno passa a usar a matemática de maneira natural e lúdica permitindo-o encará-la como algo que está presente em seu cotidiano, não só na escola, mas em diversas situações do seu dia a dia e que o uso do GeoGebra pode facilitar o processo e visualização das demonstrações.