Navegando por Autor "Santos, Juliette Scarlet Galvão Aires"
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TCC Evasão no ensino superior: uma análise antropológica a partir do curso de ciências sociais na UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-20) Cunha, Maria Iria Mabele Elias da; Schwade, Elisete; http://lattes.cnpq.br/7195821721383755; http://lattes.cnpq.br/6920248095586826; Paiva, Irene Alves de; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Santos, Juliette Scarlet Galvão Aires; http://lattes.cnpq.br/3383533386603264Evasão e abandono apesar das similaridades, em relação ao ensino apresentam acepções diferentes. A evasão é um fenômeno que atinge a educação brasileira, especialmente a modalidade de ensino superior. No presente trabalho, o conceito de evasão aparecerá como chave para discussão, no intuito de analisar a deserção no curso de ciências sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, buscando compreender possíveis causas de sua ascensão, bem como os percentuais de evadidos nas modalidades do bacharelado e da licenciatura. As referências teóricas das ciências sociais em geral e da antropologia em particular indicam a complexidade dos processos relacionados à evasão. Sendo assim, como procedimento de análise, aplicamos um questionário on-line realizado no Google forms com perguntas direcionadas ao público-alvo de ex-ingressantes e/ou estudantes do curso de ciências sociais, disponibilizando-o nas plataformas digitais por um período de dez dias. Infere-se, portanto, que a pesquisa viabiliza pensar novas perspectivas para minimizar os impactos da evasão institucionalmente e academicamente.Dissertação "Ninguém fica pra trás!": o cursinho popular Marielle Franco como ação educativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-31) Santos, Juliette Scarlet Galvão Aires; Lopes, Paulo Victor Leite; http://lattes.cnpq.br/7595515282110283; http://lattes.cnpq.br/3383533386603264; Navia, Angela Mercedes Facundo; http://lattes.cnpq.br/9174852118966092; Schwade, Elisete; http://lattes.cnpq.br/7195821721383755; Paiva, Irene Alves de; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Silva, Mikelly Gomes da; http://lattes.cnpq.br/9835097920290728; Porto, Rozeli Maria; http://lattes.cnpq.br/2743599189433997Este trabalho é resultado de uma etnografia realizada no Cursinho Popular Marielle Franco, da Rede Emancipa, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, com ênfase na atuação que tive em campo, de forma presencial e cotidiana, durante o ano de 2019. A Rede se reivindica enquanto um movimento social de educação popular que se organiza nacionalmente através, principalmente, de cursinhos populares preparatórios para o Enem e vestibulares, voltados à população vulnerável socioeconomicamente, negra e estudantes oriundos da rede pública de ensino. A pesquisa investigou algumas questões que circundam a existência do cursinho: como se dão as práticas educativas quando se faz necessário a crítica e denúncia do caráter excludente dos vestibulares e Enem e, ao mesmo tempo, a proposta de viabilizar o acesso das camadas populares às Universidades Públicas? Como lidar com esse conflito quando os/as estudantes dos cursinhos populares, comumente, são excedentes que ficam de fora das vagas? Além disso, quais os usos e apropriações da categoria “educação popular”, considerando a interlocução entre o movimento social e a militância partidária no cursinho e na rede? Isto posto, lancei luz a algumas elaborações discursivas, estratégias de organização e conflitos observados em campo, evidenciando o caráter plural, dinâmico e multifacetado do Cursinho Marielle Franco.TCC Telas itinerantes: Artes, técnicas e narrativas de tatuadoras na cidade de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-30) Santos, Juliette Scarlet Galvão Aires; Freitas, Eliane Tânia Martins de; Vilar, Julyana; Chaves, Lilian Leite; Valle, Carlos Guilherme doEste trabalho é resultado de uma etnografia realizada na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, sobre a trajetória artística e profissional de sete mulheres tatuadoras. A observação foi feita no ambiente de trabalho delas: em dois estúdios e dois homestudios, e o procedimento metodológico utilizado foram as entrevistas abertas com as tatuadoras e também com algumas e alguns clientes que encontrei em sessões de tatuagem, além de entrevistas com outras pessoas que já tinham se tatuado com elas. O foco da pesquisa são as narrativas das tatuadoras e a perspectiva da tatuagem enquanto uma narrativa, pretendo abordar como se deu a construção da carreira dessas mulheres e as idiossincrasias de suas artes, procuro também apreender a poética nos entornos da tatuagem.