Navegando por Autor "Santos, Karen Melissa Gonzaga dos"
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TCC Teste de dígitos no ruído no português brasileiro em escolares: estudo preliminar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Santos, Karen Melissa Gonzaga dos; Araújo, Aryelly Dayane da Silva Nunes; Balen, Sheila Andreoli; 0000-0003-1353-4362; http://lattes.cnpq.br/3487546022829633; 0000-0002-3814-2675; http://lattes.cnpq.br/3932225932295114; 0000-0001-5156-2781; http://lattes.cnpq.br/7613680250876593; Cavalcanti, Hannalice Gottschalck; 0000-0003-2327-8040; http://lattes.cnpq.br/6975482659120440; Barros, Victor Vasconcelos; 0000-0003-3227-3604; http://lattes.cnpq.br/7381587012302830Objetivo: Analisar a performance de escolares no Teste de Dígitos no Ruído em Português brasileiro em função do limiar auditivo tonal e do modo de aplicação do teste. Metodologia: Estudo transversal e prospectivo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (n. 2525183). A amostra foi composta por 81 escolares (8 a 16 anos) que foram submetidos à triagem auditiva com meatoscopia, audiometria tonal liminar e timpanometria, e foram divididos em quatro grupos de acordo com a situação auditiva. Os escolares realizaram o TDR em 70dB NA nos modos diótico e antifásico, por meio de um smartphone modelo Motorola Z3 Play e fones de ouvido intra-auriculares. Foi utilizado o teste de Kruskal-Wallis para a análise entre grupos, o teste de Wilcoxon para análise entre os modos nos grupos 1 e 2, e teste T de Student na comparação dos grupos 3 e 4. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: O limiar de reconhecimento de fala no ruído do TDR foi semelhante em toda a amostra, tanto no modo diótico (p = 0.082), quanto no antifásico (p = 0.445). Foram observadas diferenças nos modos de apresentação apenas nos grupos 1 e 2. Conclusão: O TDR não sofreu influência quanto ao limiar auditivo em tom puro e às alterações condutivas em ambos os modos de aplicação. Apenas os grupos com menos alterações audiológicas diferiram entre os modos. Mais estudos são necessários para investigar as influências sociodemográficas e para estabelecer padrões normativos nessa população.