Navegando por Autor "Santos, Kelly Cristina Batista dos"
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Dissertação Conselho de Escola: cenários e desafios de uma escola pública de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-01-28) Santos, Kelly Cristina Batista dos; Cabral Neto, Antônio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763455J6; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765999P6; Nascimento, Ilma Vieira do; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767029J6; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771492U8189; França, Magna; ; http://lattes.cnpq.br/1964589133589645Este trabalho dissertativo estuda o Conselho Diretor, instituído no ano de 1995, nas escolas públicas do Rio Grande do Norte. Objetiva analisar se a criação desse colegiado na Escola Estadual Berilo Wanderley contribui para efetivar a participação dos segmentos escolares, democratizando a tomada de decisão no interior da instituição. A presente pesquisa se configura como um estudo de caso com informações coletadas junto aos representantes do Conselho por meio de entrevistas semi-estruturadas. Também foram essenciais, na investigação, as conversas informais e as observações diretas registradas em um diário de campo. Para a análise dos dados, contemplamos as seguintes dimensões do objeto: o processo de institucionalização do Conselho na Escola Estadual Berilo Wanderley; a forma de inserção dos representantes no colegiado; a participação dos membros nas decisões do Conselho; o papel do Conselho na gestão da escola e o Conselho como espaço de democratização. Baseado nas informações teóricas e empíricas que dispusemos, procuramos identificar os limites e possibilidades da atuação do Conselho em uma escola pública estadual. Os resultados da pesquisa indicam que a institucionalização do Conselho Diretor na Escola Estadual Berilo Wanderley apresenta limites para concretizar uma efetiva participação da comunidade escolar nas decisões essenciais ao funcionamento da escola. Também foi possível sublinhar a fragilidade de uma compreensão por parte da comunidade escolar, das potencialidades que tem o Conselho no processo de democratização da escola, traduzidas na discrepância entre o dizer e o fazer dos conselheiros. Pode-se pontuar que o Conselho na escola existe apenas para corresponder a uma diretriz da política educacional, com um papel pouco significativo, sem corresponder às possibilidades democratizantes da participação colegiada. Apesar de todas as debilidades constatadas na experiência do Conselho Diretor da Escola Estadual Berilo Wanderley, cabe realçar que a participação dos atores, por mais limitada que seja, representa algo de novo no cenário da escola. Nesse sentido destacamos a importância de investir no aperfeiçoamento do papel do Conselho, porque ele pode se constituir em um espaço educativo para a construção de práticas democráticas no âmbito da escola