Navegando por Autor "Santos, Lívia Fernandes dos"
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Tese Ressignificados da prática de uma docente da Resex Chico Mendes no ensino de ciências: uma análise a partir de Stephen Ball(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-23) Santos, Lívia Fernandes dos; Silva, Márcia Gorette Lima da; https://orcid.org/0000-0002-8114-0704; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; http://lattes.cnpq.br/2548450690237641; Monteiro, Midiã Medeiros; Nicolli, Aline Andréia; Medeiros, Julianne Gabrielle Tavares de; Vieira, Kyara Maria de AlmeidaA fundação das escolas na Reserva Extrativista Chico Mendes, no município de Xapuri/AC, ocorreu em 1983 como resultado da luta dos seringueiros pela alfabetização da população local. Tais escolas têm particularidades específicas em razão de sua constituição e do papel que desempenham na comunidade. A Escola Rural União, localizada no Seringal Floresta, comunidade Rio Branco desta unidade de conservação, foi o nosso lócus de pesquisa, em razão de características como turmas multisseriadas, contexto histórico e geográfico específicos fundamentados em princípios de preservação ambiental, além da presença de professores com contratos temporários. Nossa primeira aproximação nos levou a conhecer uma professora nativa da região, que estudou e leciona nesse espaço há 15 anos com contrato temporário, vivenciando profundas mudanças tanto como moradora quanto como docente. Nosso problema de pesquisa é com toda essa complexidade, como se dá a ação docente, isto é, que significados orientam sua atuação na sala de aula? Em concreto, buscamos identificar e analisar os elementos que caracterizam e (re)significam a prática pedagógica da docente na Escola Rural União. Partimos da premissa de que a particularidade do contexto e as orientações curriculares impactam ou influenciam essa prática. Para alcançar esse objetivo geral, estabelecemos como objetivos específicos: (a) caracterizar a Resex Chico Mendes e a Escola Rural União, incluindo a implementação da educação nesse território; (b) analisar os documentos de orientações curriculares para atuação docente nas escolas do campo no Estado do Acre, (c) identificar e descrever elementos que refletem a ressignificação dos documentos orientadores pela professora pesquisada. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa e da pesquisa narrativa, realizamos entrevistas semiestruturadas com perguntas sobre as atividades escolares e a relação com as orientações e materiais da Secretaria de Educação e Cultura do Acre (SEE/AC), particularmente, nas aulas de ciências. A análise foi conduzida a partir da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2020), tendo como lente teórica a perspectiva de Stephen Ball (2011). Dos resultados obtidos, destacamos que a materialização do planejamento e as práticas da professora revelam aspectos relacionados ao nivelamento escolar, à leitura e escrita, ao uso criativo de recursos didáticos e ao ensino de conteúdos ligados ao cotidiano local. A dedicação e o comprometimento da professora com o processo de ensino-aprendizagem refletem sua forte conexão com a região. Ela ressignifica sua prática a partir da releitura e adaptação dos documentos orientadores educacionais do Acre, moldando suas aulas e atividades para atender às necessidades da comunidade local que enxerga a escola como espaço de liberdade, oportunidades e esperança.