Navegando por Autor "Santos, Luiz Otávio Silva"
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Dissertação O jogo de RPG como ferramenta auxiliar de aprendizagem na disciplina de Ciências(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003-12-19) Santos, Luiz Otávio Silva; Albuquerque, Fabíola da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9612689594246296; ; Silva, Valdir Luna da; ; http://lattes.cnpq.br/8681906752938613; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5; Menezes, Alexandre Augusto de Lara; ; http://lattes.cnpq.br/1846287904254246A reflexão a respeito da forma tradicional de ensino, caracterizada por uma maneira estática e descritiva, que ainda persiste nas Escolas e o enriquecimento do mundo social têm motivado a procura por novas técnicas que estimulem os alunos para o processo de ensino/aprendizagem, como os jogos de representação denominados de RPG (do inglês Roleplaying Games), já utilizados em várias disciplinas. Dada a riqueza de temas de Ciências e Biologia que poderiam ser explorados através do RPG, nosso objetivo foi criar um jogo que pudesse ser utilizado como ferramenta auxiliar de aprendizagem. PANGÉIA, o jogo criado, foi constituído a partir do sistema GURPS e ambientado nas Eras geológicas da Terra. O objetivo do jogo consistia em vivenciar um personagem, que era um animal de uma das Classes dos Vertebrados, e fazê-lo sobreviver e reproduzir ao longo de Aventuras. Estas consistiam da narrativa dos desafios enfrentados pelo personagem realizada pelo Mestre, os quais eram resolvidos através do lance de dados. Nessa narrativa, o Mestre introduzia conceitos e informações sobre os temas abordados. Para avaliar o funcionamento do jogo, solicitamos a 11 voluntários, alunos de duas Escolas de Natal, que jogassem PANGÉIA. Antes do jogo, e sem conhecimento dos objetivos finais do trabalho, esses voluntários responderam a um questionário de conhecimentos, o mesmo que foi aplicado após o jogo. Comparando as opções de resposta dos voluntários antes e depois, encontramos fortes sugestões de que algumas delas foram influenciadas pelo jogo. A partir desse teste, identificamos a necessidade de modificações importantes em PANGÉIA, principalmente uma maior relação entre o questionário e a Ambientação com a narrativa do Mestre. Para tornar PANGÉIA uma ferramenta auxiliar de aprendizagem, será necessária a confecção de um manual para o professor que também sugira o formato da aplicação do jogo. Contudo, a partir desse protótipo, concluímos que os temas da Ciência e da Biologia podem ser facilmente adaptado ao jogo do tipo RPG e que a flexibilidade deste, possibilita múltiplas combinações que podem vir a ajudar na aprendizagem de conteúdos de difícil assimilação em sala de aula