Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Marcella Alessandra Gabriel dos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    postGraduateThesis.type.badge
    A percepção dos profissionais da atenção básica acerca das práticas integrativas e complementares no município de Currais Novos - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-25) Santos, Marcella Alessandra Gabriel dos; Spadacio, Cristiane; Bastos, Raquel Litterio de; Macedo, Etevaldo Pereira
    A partir das limitações do modelo biomédico em responder ao processo de adoecimento da população as PICS surgem no contexto do SUS para garantir o cuidado transversal e integral aos sujeitos. Essas práticas fomentam o autocuidado e a formação de vínculo, apresentando-se como forças potencializadoras para mudar a dinâmica do cuidar nos serviços de saúde, especialmente na Atenção Primária à Saúde. Justificativa: O município de Currais Novos, localizado no estado do Rio Grande do Norte, apesar de apresentar alta demanda por assistência em saúde hospitalocêntrica e medicamentosa, mostra grande potencial para a inserção de práticas que promovem cuidados transversais e horizontalizados, uma vez que possui histórico de PICS em alguns serviços de saúde. Acrescenta-se ainda a necessidade de mais estudos sobre a implementação das PICS na APS. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, que se utilizou de entrevistas semiestruturadas realizadas no período de maio de 2020 a janeiro de 2021 com os coordenadores das ESF do município de Currais Novos e Residentes em seu último ano de prática (R2), totalizando 18 respondentes. Em seguida, houve a transcrição das falas, análise temática e categorização das ideias. Objetivo: Avaliar a percepção dos profissionais da Atenção Básica acerca das PICS ofertadas no município de Currais Novos. Resultados e discussão: A percepção dos profissionais sobre as PICS ainda está muito atrelada aos mecanismos da biomedicina, apesar de reconhecer a importância das práticas no rompimento de tal modelo. Os profissionais não souberam precisar os campos de atuação e práticas ofertadas no espaço TERAPICS. Há interesse por parte destes em se habilitar para PICS, mas a oferta de capacitações pelo município é escassa. Conclusão: As PICS apresentam grande potencial de disseminação na cidade estudada, porém observa-se a falta no planejamento das ações, comunicação e engajamento dos gestores na implementação das PICS.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Types, purposes and simulation of contributions in vocational training in health: narrative review
    (International Archives of Medicine, 2017) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Araújo, Marília Souto de; Santos, Marcella Alessandra Gabriel dos; Medeiros, Kennya Cristina Mendes Cocentino de; Silva, Fillipi André dos Santos; Costa, Veronica Rodrigues Fonsêca; Martino, Milva Maria Figueiredo de; Araújo, Rosângela Symara Lima; Silva Junior, Francisco Lopes da
    Objective: To identify the types, purposes and the contributions of simulation in training in health. Method: This is a narrative review of the literature in its construction were used studies surveyed in databases Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS) and Scopus, and other data sources. Results: The types of simulations and simulators are characterized by the degree of organization of landscape and simulator technology: low, medium and high fidelity. These degrees of fidelity enable the development of skills and abilities in students in the context of health education. Conclusion: Considering the scope and possibilities of its use, the simulation can be a positive tool in health education process.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM