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Navegando por Autor "Santos, Marcus Vinicius Dutra dos"

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    TCC
    O curso da teoria/método ator-rede de Bruno Latour e as suas implicações na formação do farmacêutico residente na atenção básica: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-25) Santos, Marcus Vinicius Dutra dos; Bastos, Raquel Litterio de; https://orcid.org/ 0000-0001-8236-4614; http://lattes.cnpq.br/9448017286121328; Bastos, Raquel Litterio de; Brito, Eduardo Neves Rocha de; Amorim, Érico Gurgel
    Diante dos avanços conferidos pela tecnologia ao mundo moderno, se faz necessária uma compreensão aguçada e ampliada das relações pessoa-pessoa e pessoa-tecnologia, tendo em vista que em diversas situações cotidianas, o ser humano se submete a contatos íntimos com equipamentos, um exemplo disso são os ambientes de práticas complexas no contexto do trabalho em saúde, principalmente nos últimos anos com o advento da pandemia de COVID-19. Com isso, é necessário que o trabalhador se atualize por meio de capacitações, como é o caso da participação no curso da Teoria Ator-Rede de Bruno Latour durante o período de fevereiro a agosto de 2021. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência. Desse modo, pretendeu-se relatar de que forma a participação no curso da Teoria Ator-Rede subsidia a ampliação de compreensões dos conceitos: natureza, atenção básica, medicamento e sociedade, e de que forma isso impacta na formação e atuação do profissional farmacêutico durante a Residência Multiprofissional em Atenção Básica. Após as diversas reflexões, são levantadas questões como: quem são os atores que fazem parte do conceito “natureza”; de que forma o medicamento ocupa um espaço tão importante na vida do ser humano e de que modo isso impacta no atual cenário que vivemos; e como o profissional de saúde da atenção básica pode correlacionar estas definições à sua atuação clínica.
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    Dissertação
    Eficácia de um método ativo de ensino para aprendizagem de escrita da prescrição de medicamentos: estudo quase-experimental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-25) Santos, Marcus Vinicius Dutra dos; Batista, Almária Mariz; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-4199-9696; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; https://orcid.org/0000-0001-5824-7485; http://lattes.cnpq.br/0242707170380478; http://lattes.cnpq.br/9448017286121328; Mata, Adala Nayana de Sousa; https://orcid.org/0000-0003-3929-2082; http://lattes.cnpq.br/8921465279478859; Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-4984-3928; http://lattes.cnpq.br/2792250086773994
    Introdução: O uso racional de medicamentos é fundamental para a segurança do paciente, o que requer prescrições claras, legíveis e completas. No entanto, a ocorrência de não conformidades na escrita da prescrição de medicamentos permanece elevada. Nesse contexto, destaca-se o método ativo “Ensino de Boas Práticas de Escrita da Prescrição de Medicamentos”, fundamentado na aprendizagem significativa e entre pares e no instrumento validado QualiPresc para avaliação da qualidade da escrita da prescrição. Objetivo: O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia do método ativo “Ensino de Boas Práticas de Escrita da Prescrição de Medicamentos”. Metodologia: Trata-se de um estudo quase-experimental, do tipo antes e depois, com abordagem quantitativa. Participaram quarenta estudantes do terceiro período do curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil, no módulo MDM4007 - Dor. A intervenção foi aplicada em oito etapas, envolvendo atividades individuais e coletivas, discussão em grupo, feedbacks e reaplicações de casos clínicos simulados. A coleta de dados foi realizada em três momentos: pré-intervenção, pós-intervenção imediata e seguimento tardio (15 dias após). As prescrições foram avaliadas com o QualiPresc, e os dados analisados com testes estatísticos não paramétricos (Friedman, Kruskal-Wallis e Cochran), considerando significância de 5%. Resultados e discussão: Observou-se melhora significativa em indicadores como “data de nascimento”, “registro de alergia”, “forma farmacêutica”, “via de administração” e “recomendações não farmacológicas”. A média dos escores passou de 73,47 (pré-teste) para 95,34 (pós-teste), mantendo-se em 87,80 no seguimento (p < 0,001), indicando impacto positivo e retenção parcial do aprendizado. Variáveis como “identificação do prescritor” e “dose” não apresentaram mudanças estatisticamente significativas. As prescrições coletivas demonstraram desempenho homogêneo entre os grupos. Conclusões: Conclui-se que o método ativo proposto foi eficaz na qualificação da prescrição de medicamentos por estudantes de Medicina, promovendo melhorias em aspectos fundamentais da prática. O impacto foi mantido em parte no seguimento tardio, sugerindo retenção do aprendizado. A proposta se mostra promissora como estratégia educacional para formação médica, contribuindo para a segurança do paciente e a prática clínica responsável.
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